terça-feira, 11 de setembro de 2007

3º ENERP - Polícias e Bombeiros Militares


Recebi um E-mail, e achei muito interessante e acho que todos podem tirar proveito dele.

E-MAIL: Pabenizamos por seu conteúdo, e convidamos os colegas a visitarem ENERP, site oficial do Encontro Nacional de Entidades Reprentativas de Praças. O evento acontece nesta semana em Campo Grande-MS e reunirá praças de tdo Brasil para debater temas como a unificação das polícias, desmilitarização das PMs e para criação de uma entidade nacional da classe. Contamos com sua visita.

Encontro Nacional das Entidades Representativas de Praças.

A sociedade brasileira tem exigido publicamente a modernização das instituições governamentais, principalmente na área de segurança pública. Neste contexto, o FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES DE PRAÇAS representa o anseio profissional de Cabos e Soldados, Sub-Tenentes e Sargentos das instituições militares dos estados brasileiros. É por intermédio do Fórum, que essa categoria, primordial para a manutenção da segurança pública, se manifestará perante a Nação, o Congresso Nacional e o Presidente da República. Conhecedores do assunto acreditamos que a população tanto quanto nós almeja mudanças no atual sistema policial. Porém, tais transformações só ocorrerão com a nossa participação, e com a mobilização de cada segmento representativo da sociedade.

Principais linhas temáticas

*Criação da entidade nacional representativa de Praças
*Os efeitos da PEC-21 na vida do cidadão
*O PAC pode ajudar no combate à violência?

Agende-se
13 E 14 DE SETEMBRO DE 2007
Auditório da Unaes - Centro Universitário de Campo Grande
Av. Fernando Corrêa da Costa, 1800
Informações: (67) 3388-0938 [ CAMPO GRANDE - MS ]

Fonte: ENERP

2 comentários:

Anônimo disse...

queria parabenizar todos os colegas do MS corajosos e valentes que buscam melhorias para a nossa polícia,a unificação é fundamental e a desmilitarização chegou a nossa vez agora é pra valer unificação das polícias já.

Anônimo disse...

UMA BREVE HISTORIA DA POLÍCIA NO BRASIL.

A POLÍCIA ORIGINALMENTE BRASILEIRA E MAIS ANTIGA DO PAÍS É A POLÍCIA MILITAR MINEIRA, CRIADA EM 9 DE JUNHO DO ANO DE 1775 NO DISTRITO DE CACHOEIRA DO CAMPO MUNICÍPIO DE OURO PRETO, O QUAL TINHA COMO MISSÃO GUARDAR AS MINAS DE OURO DESCOBERTAS NA REGIÃO DE VILA RICA (ATUAL OURO PRETO) E A SEGUNDA CORPORAÇÃO É A PMRJ, COM ORIGEM NA GUARDA REAL DE POLÍCIA, CRIADA EM 13 DE MAIO DE 1809 NO REINADO DE DOM JOAO VI NO BRASIL IMPÉRIO, COM A VINDA DA FAMILIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL COM MEDO DA GUERRA NAPOLEÔNICA, O ENTÃO CITADO REI JÁ TINHA CRIADO NA CIDADE DE LISBOA E COM ISSO TEM UM POUCO DE ORIGEM LUSITÂNIA E A NOSSA COIRMÃ POLÍCIA CIVIL TAMBÉM TINHA AS MESMAS ORIGENS, O QUAL OSTENTAVAM EM SEU ARMAMENTO DA ÉPOCA QUE ERAM PEQUENOS CACETETES COM ADORNOS OU LAÇOS DE FITAS NAS CORES DA BANDEIRA DE PORTUGAL EM VOLTA DOS MESMOS, OS ALCAIDS (OFICIAIS DE JUSTIÇA DE HOJE) JUNTAMENTE COM OS CAPITÃES DO MATO NAQUELA ÉPOCA MANDAVAM E DESMANDAVAM, REALIZAVAM DILIGÊNCIAS NAS VILAS DA COLÔNIA PRENDENDO OS MAL FEITORES, OU SEJA, INFRATORES DA LEI, E SEMPRE JUNTO COM UM ESCRIVÃO QUE LAVRAVA UM TERMO OU AUTO, E ASSIM POSTERIORMENTE ENCAMINHAVA AO MAGISTRADO PARA AS PROVIDÊNCIAS DE MISTER.
A PARTIR DE 1808 COM A CRIAÇÃO DA INTENDÊNCIA GERAL DE POLÍCIA DA CORTE NO ESTADO DO BRASIL, NO RIO DE JANEIRO COM A DIREÇÃO DO INTENDENTE GERAL DE POLÍCIA DA CORTE PAULO FERNADES. E EM 1810 FIXOU-SE O EXERCÍCIO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA BRASILEIRA. QUEM ERA O DELEGADO NA ÉPOCA ERA UM COMISSÁRIO DE POLÍCIA.
EM ALGUNS ESTADOS, AS POLÍCIAS MILITARES SÓ FORAM CRIADAS EM 1831, APÓS, O ATO DO REGENTE, PADRE DIOGO FEIJÓ. O TERMO CIVIL ORIGINOU-SE DO DECRETO N°1599 DE 27 DE JANEIRO DE 1866 QUE CRIOU A GUARDA URBANA NO MUNICIPIO DA CORTE E DIVIDIA POLICIA CIVIL E MILITAR. O RAMO MILITAR ERA CONSTITUÍDO PELO CORPO MILITAR DE POLÍCIA DA CORTE, A ATUAL POLÍCIA MILITAR, E O RAMO CIVIL ERAM CONSTITUÍDAS, PELA GUARDA URBANA, SUBORDINADA AOS DELEGADOS DO CHEFE DE POLÍCIA DA CORTE, E EXTINTA APÓS A PROCLAMAÇAO DA REPÚBLICA HOJE DENOMINADA POLICIA CIVIL.
POIS BEM, SENDO SUCINTO O TERMO POLÍCIA SIGNIFICA: "1- CONJUNTO DE LEIS OU REGULAMENTO QUE VISAM MANTER A ORDEM E A SEGURANÇA PÚBLICA, 2-INSTITUIÇAO ENCARREGADA DE MANTER A ORDEM PÚBLICA, 3-SEGUNDO GÊNERO SOLDADO DA FORÇA POLICIAL, POLICIAL".
EM QUALQUER PAÍS, ESTADO, MUNICÍPIO, COMUNIDADE, FAZ-SE NECESSÁRIO PARA O BEM COMUM DE TODOS TRÊS COLUNAS BASE: EDUCAÇAO, SAÚDE E SEGURANÇA, NÃO IMPORTA A ORDEM DOS FATORES, TODOS ESTÃO ENTRELAÇADOS, E A POLÍCIA MILITAR É MEMBRO DE UMA DELAS, ESTA POLÍCIA NO PAÍS ESTÁ A MÍNGUA, NINGUÉM FAZ NADA POR ELA, TODOS OS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE SO VÊEM COMO UM MAL NECESSÁRIO QUE INFELIZMENTE TODOS OS QUEREM. QUE IRONIA! ELA COM SUA ORIGEM MILITAR É DISCIPLINADA, FAZ SE VALER LEMBRAR QUE TODAS AS CONQUISTAS DE UM POVO OU NAÇÃO FORAM PELO FEITO MILITAR. UM IMPÉRIO, UM GOVERNO SÓ EXISTE PELA FIEL OBEDIÊNCIA E ACEITAÇÃO DE SEUS COMANDANTES MILITARES, E ELES QUANDO QUEREM SABEM IMPOR, SABEM CONQUISTAR SEUS DIREITOS COM SUOR, LÁGRIMAS E SANGUE.
O TERRITÓRIO BRASILEIRO É UM VERDADEIRO CONTINENTE DO NORTE AO SUL, DO LESTE AO OESTE, NOS LUGARES MAIS INÓSPEDOS E CONDIÇÕES SUBUMANAS, O ESTADO-NAÇÃO É SEMPRE REPRESENTADO POR UM POLICIAL MILITAR, LÁ SIM SE VER A PRESENÇA DO PODER PÚBLICO. DEPOIS QUE TUDO ESTÁ DESBRAVADO É QUE VEM UMA CHOUPANA EM FORMA DE EDUCAÇÃO E MUITAS DAS VEZES O PRÓPRIO POLICIAL MILITAR REPASSA SEUS CONHECIMENTOS, PORQUE A COMUNIDADE, OU SEJA, AQUELA PEQUENA POPULAÇÃO O PROCURA COMO O ÚNICO REPRESENTANTE QUE ALI SE ENCONTRA, E O PM COMO UM SUPER-HERÓI.
EM TERMO CHULO ELE É PAU PRA TODA OBRA, FAZ ÀS VEZES DE TUDO UM POUCO: MÉDICO, ENFERMEIRO, PASTOR, PADRE, PROMOTOR, JUIZ, DELEGADO, DE TUDO UM POUCO ELE FAZ, A POPULAÇAO QUER SABER É A SOLUÇAO DO PROBLEMA, VÊ O POLICIAL MILITAR COMO A REAL SOLUÇAO. FALO ISSO PORQUE O BRASIL NAO É FEITO SÓ DE GRANDES METRÓPOLES E O SERVIÇO DA PM É UM SÓ EM TODO O PAÍS.
TEMOS CINCO POLÍCIAS RECONHECIDAS PELA CONSTITUIÇAO FEDERAL NO QUE REZA O SEU ARTIGO 144, A MENOS. RECONHECIDA PELOS SEUS FEITOS É A POLICIA MILITAR. OBS O TERMO MILITAR SIGNIFICA: "ADJETIVO DO SEGUNDO GENERO 1-RELATIVO A GUERRA; BÉLICO. 2-RELATIVO AO EXÉRCITO SM. 3-SOLDADO; V.T. 4-LUTAR. INT. 5-SER SOLDADO. 6-SER MEMBRO DE UM PARTIDO". A JUNÇÃO DOS DOIS TERMOS POLÍCIA E MILITAR SIGNIFICA POLÍCIA QUE LUTA, A QUE NÃO TEM FOLGA, A QUE MAIS TRABALHA, E É A MENOS REMUNERADA. SO É VALORIZADA QUANDO A INTEGRIDADE FÍSICA DE ALGUMA AUTORIDADE É AMEAÇADA. EX: JUIZ, PROMOTOR, GOVERNADOR, PREFEITO, DEPUTADO, SENADOR, VEREADOR, OU SEJA, QUALQUER INDIVÍDUO COM INFLUÊNCIA POLÍTICA QUE POR MÍZERAS GRATIFICAÇÕES TEMPORÁRIAS ALGUNS DE NOSSOS MENBROS SÃO AGRACIADOS. NÃO QUERO AQUI CONTESTAR QUE NOSSAS COIRMÃS NÃO FAZEM NADA. MUITO PELO CONTRÁRIO TODAS SÃO DIGNAS DE TER BONS SALÁRIOS, O QUE NAO DEVERIA TER NO PAÍS ERA ESSA DISPARIDADE. HOJE NÃO SE PODE NEM ALEGAR QUE SOMOS SEMI-ANALFABETOS, POIS SE FIZER UMA PESQUISA HONESTA VERÁ QUE O GRAU DE FORMAÇÃO CULTURAL E INTELECTUAL CHEGA A QUASE 50% OU MAIS DE PM'S COM CURSO SUPERIOR, E OS QUE NÃO TEM ESTÃO PROCURANDO TÊ-LOS, MESMO COM A MENTE RETRÓGADA DE ALGUNS POLICIAIS NAO DAREM APOIO, POIS, O POLICIAL MILITAR LETRADO COMO TODOS OS INDIVÍDUOS DE SEGUIMENTO DAS CASTAS SOCIAIS, AS VEZER POR REINVIDICAREM SEUS DIREITOS BÁSICOS SÃO VISTOS COMO INCONVENIENTES E QUE PREJUDICAM O INTERESSE DA MINORIA.
APARTIR DO REGIME MILITAR INSTALADO NO BRASIL EM 1964 (A FAMOSA DITADURA) CRIOU-SE A IGPM SOMENTE PARA FISCALIZAR AS PM'S CONTROLANDO O EFETIVO, ARMAMENTO, VIATURAS, TODO O MATERIAL HUMANO E FÍSICO EM GERAL E IMPONDO A SUBORDINAÇÃO IMEDIATA AS FORÇAS ARMADAS, O QUE NÃO NOS TRAZ NENHUM BENEFÍCIO PARA AS PM'S, E NEM PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, SO NOS CAUSAM DESCONFORTO, ASSIM SENDO, EM ESPECIAL RESERVA DO EXÉRCITO, ELES NAO QUEREM OUTRA FORÇA MILITAR NO PAÍS. COM O SEU PRÓPRIO ESTATUTO NACIONAL OU LEI PRÓPRIA, NÃO QUEREM QUE SEJAM UNIFICADAS, ACHO QUE ATÉ POR MEDO OU CIÚME LEVIANO, EM PERDER SEU ESPAÇO, O QUE É UM ABSURDO PARA FUNÇAO DE POLICIAL MILITAR QUE É TOTALMENTE DIFERENCIADA DAS FORÇAS ARMADAS, E POR MAIS QUE DIGAM QUE ELAS (AS FORÇAS ARMADAS) ESTEJAM PREPARADAS PARA FAZER O SERVIÇO POLICIAL SEMPRE A DESASTRE.
NA CONTITUIÇÃO DE 1988 SERIAM DESMILITARIZADA TODAS AS POLÍCIAS MILITARES DO PAÍS, ASSIM, DEIXARIAM DE SER FORÇAS AUXILIARES DO EXÉRCITO O QUE NÃO SERIA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA, MAS SERIA O PRIMEIRO PASSO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A MAIOR POLÍCIA BRASILEIRA. MAS A REAÇÃO DOS COMANDANTES GERAIS ORIENTADA NÃO SEI POR "QUEM" FOI IMEDIATA E IMPLACÁVEL, OBRIGANDO A TODOS OS POLICIAIS MILITARES A RECOLHER ASSINATURA EM TODO O BRASIL PARA QUE NAO HOUVESSEM MUDANÇAS. SÓ ENTARIAM NO BTL COM A QUANTIDADE X DE ASSINATURAS, NÃO SEI SE ERA POR MEDO DE PERDEREM SEUS GALARDÕES, SO SEI QUE MAIS UMA VEZ PERDE A SOCIEDADE BRASILEIRA E AS PM'S COM O TAL FEITO. NA ÉPOCA NÃO ME LEMBRO A AUTORIDADE EM PRONUNCIAR DE NAO ABRIR MÃO DAS PM'S DO BRASIL DEIXAREM DE SER FORÇAS AUXILIARES DO EXÉRCITO.
COM ESSA FILOSOFIA ULTRAPASSADA OS SEUS DIREITOS CONSTITUCIONAIS FORAM TOLIDOS, QUANDO OS MILITARES DO TOCANTINS FIZERAM SEU PRIMEIRO MOVIMENTO REVENDICATÓRIO, O ENTAO SENHOR PRESIDENTE NA ÉPOCA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, A PEDIDO DO GOVERNADOR DO TOCANTINS NÃO NEGOU EM MANDAR O EXÉRCITO PARA INVADIR OS AQUARTELADOS EM PALMAS-TO. O QUE IA SENDO UMA TRAGÉDIA, POIS, NÓS POLICIAIS MILITARES ESTAMOS ACOSTUMADOS COM COMBATE CORPORAL NO DIA-A-DIA OU NO COTIDIANO COM OS QUE ESTÃO AS MARGENS DA LEI, UM ABSURDO. OUTRA CORPORAÇÃO DA MESMA NAÇÃO COM TÁTICAS DE GUERRA SE ENFRENTAREM. OLHA QUE A CITADA AUTORIDADE EM COMETER ESSE INSANO ATO ME PARECE SER FORMADO EM SOCIOLOGIA. NO MOMENTO ENTÃO ALEGOU QUE ERA UM ABSURDO UMA CORPORAÇAO ARMADA ENCUBIDA DE MANTER ORDEM FAZER GREVE, PARA ELE ERA INACEITÁVEL OU AINDA É, NÃO SEI. OUTRA IRONIA, MEU DEUS! AS OUTRAS COIRMÃS MAIS BEM REMUNERADAS, EQUIPADAS, ARMADAS, NO ENTANTO GOZAM DO DIREITO CONSTITUCIONAL.
O EFETIVO ATIVO HOJE DAS POLÍCIAS MILITARES NO BRASIL É MAIS OU MENOS 415.928 POLICIAIS MILITARES ISSO MULTIPLICADO POR QUATRO, A QUANTIDADE DE PARENTE OU DEPENDENTE MAIS PRÓXIMO DE CADA POLICIAL DARIA O TOTAL DE VOTANTES DE 1 663 712 QUE DARIA PARA ELEGER UMA GRANDE AUTORIDADE NO PAÍS. PORTANTO MEUS IRMÃOS DE FARDA DE TODO O BRASIL ESTAMOS EM UM PROCESSO DINÂMICO E ENQUANTO NÓS NÃO TIVERMOS UNIÃO E CONSCIÊNCIA EM UM SÓ PROPÓSITO E EXCLUINDO DO NOSSO MEIO, OS ATOS E PENSAMENTOS COMODISTAS DE UM OU OUTRO PILATOS DA VIDA, E NAO EXISTIR UMA POLÍTICA SÉRIA, REALMENTE SÉRIA, PARA A SEGURANÇA PÚBLICA, EM ESPECIAL A POLÍCIA MILITAR BRASILEIRA E QUE NOSSOS OFICIAIS SUPERIORES (OS DONOS DA POLÍCIA) SE CONSCIENTIZAREM E DEIXAREM DE OLHAR SÓ PARA SUAS ESTRELAS DOURADAS E PENSAREM EM SI PRÓPRIO E NAS GRATIFICAÇÕES DE COMANDO, IREMOS PADECER MUITO, POIS VALE LEMBRAR QUE OS LEGISLADORES DE HOJE, DOUTORES, JUÍZES, PROMOTORES, DELEGADOS, FORAM ESTUDANTES NO ONTEM, E QUE HOJE ESTÃO AÍ NO PODER, ELES TINHAM SUAS FILOSOFIAS NOS ATOS E MOVIMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS. FOMOS NÓS QUE PASSAMOS POR CIMA DELES COM CACETETES, CAVALOS, CACHORROS, BALAS DE BORACHA, GÁS LACRIMÔGENIO, ORIENTADO E MANDADO PELO REGIME EM QUE VIVÍAMOS (DITADURA) PARA MANTER A ORDEM PÚBLICA QUE É O NOSSO PAPEL CONSTITUCIONAL.
EXISTE UM PROVÉRBIO, OU SEJA, UM DITADO POPULAR: QUEM BATE ESQUECE E QUEM APANHA LEMBRA, VALE TAMBÉM LEMBRAR QUE NOSSA SOCIEDADE TEM O COSTUME DE NÃO SEGUIR ORDENS OU NORMAS, O QUE NOS QUALIFICA AINDA MAIS COMO PAÍS SEM LEI AONDE NADA PEGA, ALÉM DO MAIS QUEM É QUE NUNCA TEVE UM PARENTE, CUNHADO, COMPADRE, AMIGO PRÓXIMO QUE NÃO TENHA SIDO PRESO? E QUEM É QUE ESTÁ DIOTUNARMENTE NAS RUAS? CLARO QUE É A PM.
É POR ESTAS E OUTRAS QUE FICO ANALIZANDO A FALTA DE RESPEITO COM AS PM'S, POIS EXISTE MUITOS PILATOS MESMO NOS OLHANDO ELES SIMPLESMENTE LAVAM AS MÃOS E NÃO FAZEM NADA PARA SALVAR AS PM'S, E ENQUANTO ISSO, OS POLICIAIS MILITARES SÃO CEIFADOS, CAÇADOS E EXTERMINADOS NAS RUAS, E ÀS VEZES NO PRÓPRIO SEIO DE SUAS FAMÍLIAS. ATÉ O DIREITO DE ANDAR ARMADO DE UMA HORA PARA OUTRA QUEREM NOS TIRAR, UMA COISA QUE É INERENTE A QUALQUER UM POLICIAL. PARA MIM É UMA GRANDE HUMILHAÇAO, ABERRAÇÃO, FALTA DE RESPEITO, EU EM MINHAS FÉRIAS OU FOLGA AO CHEGAR A UM AEROPORTO E NAO PODER ADENTRAR A AERONAVE PARA SEGUIR VIAGEM, POIS, A POLÍCIA FEDERAL NÃO PERMITE, SOMENTE AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL E OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS GOZAM DE TAL DIREITO, QUE DESPAUTÉRIO! COM ESTES ATOS NOS CLASSIFICAM COMO POLICIAIS DESPREPARADOS PARA PORTAR UMA ARMA DE FOGO, NA QUAL É UM EQUIPAMENTO QUE O ACOMPANHA EM TODAS AS HORAS DE TRABALHO POR MAIS DE TRINTA ANOS OU MAIS, E TAMBÉM INDIRETAMENTE NOS CHAMANDO DE MARGINAIS MOTIVO PELO QUAL INFELIZMENTE EXISTE ALGUNS PM'S QUE VINDO DA SOCIEDADE COMO TUDO DE HUMANO TEM SEUS VÍCIOS, MAS, ESTE MAL TAMBÉM EXISTE NA PF, A QUE É MAIS REMUNERADA E EQUIPADA NO ENTANTO NÃO DEVERIA EXISTIR, MEDIANTE A SOCIEDADE POLÍCIA POR POLÍCIA TUDO É A MESMA COISA, BASTA O INFELIZ DE QUALQUER UMA DAS INSTITUIÇÕES POLICIAIS CAIR NO ERRO QUE TODOS DE NORTE A SUL, DE LESTE A OESTE PAGAM, NÃO IMPORTA QUEM PRATICOU. NAO VÊEM QUE A PM TAMBÉM É A MAIOR GESTORA DE SEGURANÇA DESTE PAÍS, OU SERÁ QUE SÓ A PF E A PC, QUE AMBAS ELABORAM INQUÉRITO POLICIAL CIVIL SAO MAIS PREPARADAS E MELHORES QUE A PM? PORQUE A ÚNICA FUNÇÃO EM MATÉRIA DE POLÍCIA QUE NAO LHE É OUTORGADA É O PODER DE ELABORAR INQUERITO POLICIAL CIVIL, APESAR DE EXISTIR INÚMEROS BACHARÉIS DE DIREITO NAS PM'S DO BRASIL, E QUE TAMBÉM EM MUITOS MUNICÍPIOS É A PROPRIA PM QUE ELABORA O INQUÉRITO POLICIAL CIVIL, COMO JÁ COMENTEI UM BACHAREL EM DIREITO SÓ VAI PARA UM MUNICÍPIO PEQUENO SE TIVER PARA ELE TODAS AS CONDIÇÔES LEGAIS COMO: VIATURA, POUSADA, ALIMENTAÇÃO, ETC. ENTAO TIRANDO OS DELEGADOS (CAUÇA CURTA NA GIRIA POLICIAL) QUE SAO OS DELEGADOS DE PORTARIA NOMEADO POR PEDIDOS POLÍTICOS, ERA A PRÓPRIA PM QUE ELABORAVA OS INQUÉRITOS. (OBS: EU ACHO QUE NAO EXISTEM MAIS TAIS DELEGADOS, PELO MENOS, NÃO NO TOCANTINS).
ENTÃO MEUS IRMÃOS MILITARES DE FARDA DE TODO O PAÍS O QUE ESTOU FALANDO NAO É POLITICAGEM E SIM POLÍTICA, UMA POLITICA REALMENTE SÉRIA, É HORA DE NÓS NOS UNIRMOS, COMEÇANDO DENTRO DO PRÓPRIO QUARTEL, COMPANHIAS, SEÇÕES, PELOTÕES, E DEIXAR DE QUERER SER MELHOR QUE OS OUTROS, COMPANHIA DISSO E DAQUILO, PELOTÃO DISSO E DAQUILO, PORQUE NA HORA DE SENTARMOS NO BANCO DO RÉU, NENHUM ORGÃO DO ESTADO, OU SEJA, DO PODER VAI TE AJUDAR, SE VOCÊ ACERTOU O COMANDO TE PARABENIZA, SE VOCÊ ERROU TENTANDO ACERTAR ELE PARA DAR RESPOSTA A SOCIEDADE NAO QUER SABER DE SEUS ARGUMENTOS. E VOCÊ POLICIAL MILITAR, SE ESTIVER EM UMA OCORRÊNCIA REPRESENTANDO O PODER DO ESTADO, NAQUELE MOMENTO VOCÊ ESTÁ REPRESENTANDO “O ESTADO”, INVESTIDO DE TODA AUTORIDADE POLICIAL, E SE POR VENTURA VIR A COMETER ERRO E NÃO FOR BEM SUCEDIDO EM SUA AÇÃO, O ESTADO NÃO DESPONIBILIZA UM ADVOGADO PARA LHE DEFENDER A NÃO SER AS ASSOCIAÇÕES QUE SÃO PAGAS PELO SEU PRÓPRIO VENCIMENTO QUE JÁ É TAO POUCO.
JA DIZIA O GRANDE SÁBIO RUI BARBOSA: “A POLÍTICA É A ARTE, A VACINA DOS PAÍSES SÉRIOS SADIOS E FORTES E DESENVOLVIDOS, AGEIS NA AÇAO DE RESOLVER SEUS PROBLEMAS; JA A POLITICÁLIA É A MALARIA, A DOENÇA, A ENFERMIDADE SEM CURA E SEM REMÉDIO DOS PAÍSES FRACOS E SUBDESENVOLVIDOS NA AÇÃO DE NÃO RESOLVER OS PROBLEMAS DE SEU POVO. FAÇO UM APELO ÀS NOSSAS COIRMAS (QUE SÃO TODAS AS POLÍCIAS DO BRASIL), QUE NOS RESPEITEM TENHAM MAIS SENSO E IRMANDADE NÃO SÓ NO CAMPO DA AÇÃO QUANDO SE FAZ NECESSÁRIO NO ATO DO COMBATE, E SIM EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, QUANTO AOS MAUS POLICIAIS TEMOS REALMENTE QUE TIRÁ-LOS DO NOSSO MEIO, E OS BONS CONSERVÁ-LOS CADA VEZ MAIS. COM ISSO GANHA A SOCIEDADE BRASILEIRA E AS POLÍCIAS MILITARES. QUE TODAS AS ASSOCIAÇÕES DE POLÍCIAS MILITARES DO PAÍS UNAM-SE E LEMBREM-SE QUE O EFETIVO ATIVO DAS PM’S DO PAÍS É 415 928. QUE SOMOS A POLÍCIA MAIS ANTIGA DA NAÇÃO, A MENOS REMUNERADA E A MENOS RESPEITADA E QUE FAÇAM UM CONGRESSO NACIONAL COM OS REPRESENTANTES POLÍTICOS EM BRASÍLIA, PARA RESOLVER A PELEJA E A MENDINCÂNCIA DAS POLÍCIAS MILITARES DO PAÍS.


UNIDOS VENCEREMOS!
ANTONIO DE PADUA RODRIGUES
POLICIAL MILITAR DO TOCANTINS RR

PEÇO A TODOS DESCULPAS PELOS ERROS DE DIGITAÇÃO E GRAFIA. PERCEBENDO O ERRO TOMEI RÁPIDAS PROVIDÊNCIAS PARA CORRIGI-LOS.