terça-feira, 3 de julho de 2007

Alunos do CTSP de Manhuaçu sobem o Pico da Bandeira

Os alunos Marcelo (à esquerda) e Ribeiro comemoram a conquista do Pico desfraldando a Bandeira Nacional. Foto tirada pela Soldado 2ª Cl Elisa Alvim. Na noite do último dia 29, 135 alunos do Curso Técnico de Segurança Pública (CTPS), do 11º Batalhão (Manhuaçu), subiram o Pico da Bandeira. A atividade faz parte da proposta pedagógica estabelecida para o curso para o aprimoramento das competências dos futuros militares. A jornada durou cerca de 6h e serviu para avaliar o desempenho conjunto e individual da capacidade física dos estudantes, sobretudo em atividades aeróbicas de grande distância. Conforme o Comandante da Companhia de Ensino e Treinamento (CET), Capitão Luiz Carlos Rhodes de Souza, “a atividade faz parte da preparação dos futuros soldados para atuarem em áreas montanhosas, muito típicas em Minas, quando da ocorrência de incêndio florestal e resgate de pessoa perdida”

LOCALIZAÇÃO

Situado na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito, o Parque Nacional do Caparaó foi criado em 1961 e abriga, além do Maciço do Caparaó, rochas cristalinas que se elevam abruptamente formando elevações, onde se destaca o Pico da Bandeira.
Considerado em 1859, o ponto mais alto do País, na ocasião, o Imperador Dom Pedro II mandou hastear no topo uma bandeira, sendo esta a provável origem de seu nome.
Com 2.892 metros, o Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, ficando atrás do Pico da Neblina, com 3.014 metros, e do 31 de Março, com 2.972,66 metros, ambos situados na Amazônia. Em 1967, oito guerrilheiros do Movimento Nacional Revolucionário, que se escondiam na Serra do Caparaó, foram presos por policiais militares do 11º Batalhão, que montaram um estratégia especial para conseguir o feito. O resultado positivo obtido rendeu à Unidade a alcunha de Sentinela do Caparaó.

MARCO

“É importante que os alunos conheçam o Parque Nacional do Caparaó, cenário da Guerrilha do Caparaó e marco histórico”, explica o Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva. Para o Oficial, esse tipo de jornada “é de suma importância não só para os alunos mas também para todos os mineiros, que não devem perder a oportunidade de conhecer o local”.
Um dos organizadores da caminhada, Capitão Rhodes, informou que a delegação do 11º Batalhão - composta de 135 alunos e 12 oficiais e praças - é a maior que, até agora, subiu o Pico da Bandeira de uma única vez.

Fonte: PMMG

Nenhum comentário: