sábado, 15 de maio de 2010

Estudo aponta queda de 15% nos crimes violentos

Minas Gerais fechou o ano de 2009 com queda de 15% na taxa de crimes violentos em comparação com o ano anterior. É o sexto ano consecutivo em que há redução dos índices de criminalidade no estado. Os dados são do Anuário de Informações Criminais de Minas Gerais referente a 2009, concluído somente agora pelo Núcleo de Estudos em Segurança Pública (Nesp) da Fundação João Pinheiro (FJP). O ano de 2008 registrou 29,04 ocorrências por 100 mil habitantes, enquanto o registro do ano passado foi de 24,64 ocorrências. Em relação aos homicídios, Uberlândia é uma das cidades onde o índice aumentou.

A taxa de crimes violentos é calculada a partir das ocorrências feitas pela Polícia Militar e pela Divisão de Crimes Contra a Vida da Polícia Civil. O indicador é composto pela somatória dos registros de ocorrências de homicídios consumados, homicídios tentados, estupros e roubos. As taxas de homicídio e de crimes violentos contra a pessoa também vêm discriminadas no anuário e registraram quedas de 5,5% e 15,6%, respectivamente, em comparação com 2008. A taxa de Crime Violento contra a Pessoa, por sua vez, passou do patamar médio de 4,69 ocorrências por 100 mil habitantes, em 2008, para 3,96 em 2009.

O secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato, disse que os números atestam o êxito com a política de segurança, que tem como pilar a integração das forças de segurança pública. “Os dados são expressivos, harmônicos e consistentes. A curva declinante é resultado de ações efetivamente empreendidas não só em Belo Horizonte, mas em todo o estado.”

Homicídios aumentaram

Uberlândia apresentou redução de 19,4% na incidência de crimes violentos (soma dos registros de roubos, estupros, tentativas de homicídio e homicídios consumados), passando de uma média mensal de 60,17 ocorrências por grupo de 100 mil habitantes, em 2008, para 48,49 ocorrências por 100 mil habitantes, registradas em 2009.

Apesar dos resultados favoráveis na redução da criminalidade violenta em geral, Uberlândia apresentou aumento no número de homicídios em 2009. O Anuário mostra que em 2008 a taxa média mensal de registros foi de 0,98 ocorrência por 100 mil habitantes, contra 1,43 ocorrências por 100 mil habitantes ano passado. Esses números representam um crescimento de 46%.

Para o comandante da 9ª Região de Polícia Militar, Dilmar Crovato, o aumento dos homicídios em Uberlândia durante 2009 deveu-se a disputas no tráfico de drogas na cidade. Ele ressalta que o crescimento é pontual e foi alvo de ações específicas das Polícias. “Mapeamos as regiões com maior incidência de homicídios e ajustamos nossa estratégia”, disse.

Uma das ações, segundo o oficial, foi a expansão do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco – GEPAR, da Polícia Militar, para seis bairros da cidade. O GEPAR atua como polícia comunitária e provou sua eficácia em áreas de risco social na capital e outras cidades do Estado.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Loucadenia de Policia

Sei que é um video antigo, mas esse merece uma nova postagem!




Fonte: Globo

Uma missão quase impossível