sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Vigia mata investigador em banco na Zona Leste


SÃO PAULO - Uma discussão na porta da agência da Caixa Econômica Federal da Rua Américo Salvador Novelli 427, em Itaquera, Zona Leste, por causa do travamento da porta giratória, levou o vigilante Jackson Alves da Silva, de 25 anos, a matar, com três tiros, o investigador de polícia Robson Elias, de 43 anos. O crime aconteceu no fim da manhã de quinta-feira, no saguão do banco. Uma das balas também atingiu no peito o cliente Fernando Augusto Abreu Viana, de 22 anos. O policial, que integrava a equipe de investigação do 32º Distrito Policial (Itaquera), chegou a ser levado ao Pronto Socorro da região, mas morreu enquanto era submetido a cirurgia. Viana foi operado e permanece internado, em estado gravíssimo, no Hospital Santa Marcelina. O vigilante se entregou. Testemunhas contaram, em depoimento à polícia, que o investigador tentou entrar armado no banco, mas a porta giratória travou. Ele teria feito sinal para o vigilante abrir, mas Silva se recusou. Os dois então passaram a discutir.

A casa caiu

Ainda segundo as testemunhas, Elias teria dito:
- Se eu fosse ladrão, a casa já tinha caído.
Ninguém soube informar, porém, se o investigador havia se identificado como policial ou exibido a carteira funcional. Assustado, Silva sacou a arma e atirou. O investigador foi atingindo por dois tiros no peito e outro na mão direita. O cliente Fernando Viana, que estava próximo ao caixa eletrônico, foi atingido por bala perdida, perto do coração.
Testemunhas contaram que o banco estava lotado quando os tiros foram disparados. Apavoradas, as pessoas começaram a gritar e a se jogar no chão. O pânico foi geral.
No momento da gritaria, a dona-de-casa Maria Margarida da Silva, de 65 anos, preocupou-se com a filha, grávida de quatro meses, que estava na fila.
- Enquanto fiquei sentada próximo ao balcão de atendimento, ela foi retirar o dinheiro no caixa preferencial. Meu medo era de que tivesse ido ao banheiro, porque ficava bem próximo ao saguão. Só consegui me acalmar quando a vi - lembra a dona-de-casa.
Segundo Margarida, a filha ficou bastante nervosa e começou a sentir dores na barriga.
- Ela já perdeu um filho uma vez e só espero que, agora, não aconteça nada.
No momento da confusão, o vigilante deixou a agência antes da chegada da polícia, mas logo depois apresentou-se em uma cabine da PM, na esquina das avenidas Itaquera e Tomazo Ferrara, e foi preso.
O investigador Elias trabalhava havia cerca de um ano no 32º DP (Itaquera). Ele era casado e tinha filhos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Secretário nacional de segurança entrega 41 pistolas não-letais à Polícia Militar de Goiás

Brasília - As forças de segurança de Goiás receberam novas armas com tecnologia não-letal para atuar em locais de aglomeração de pessoas, como saídas de eventos esportivos, rebeliões em presídios e outros tipos de operação em áreas de risco.

O secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, entregou hoje (31), em cerimônia na sede do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Goiânia, 41 pistolas de contenção. O evento contou com a presença do governador em exercício, Ademir Menezes.

Com a entrega, a Polícia Militar de Goiás passa a ser a primeira do país a contar com esse tipo de armamento, que dá um choque de baixa intensidade e provoca imediata perda do controle neuromuscular debilitando a pessoa, temporariamente, sem provocar a morte. O risco de ferimentos é mínimo.

Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ernesto Roller, a nova arma aumenta a mobilidade de ação policial, vantagem para garantir a ordem sem violência. "Esse instrumento colocado à disposição da polícia goiana vai nos permitir o enfrentamento de situações especiais com resultado positivo para a sociedade, evitando-se a morte de pessoas", disse Ernesto Roller.

O secretário nacional de Segurança Pública disse que o uso de arma com tecnologia de choque se dá num momento em que a atuação da polícia é amplamente discutida pela sociedade.

"A utilização desse tipo de armamento não significa que as armas convencionais não serão usadas, já que os dois tipos vão atuar em conjunto", afirmou Biscaia.


Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Operação do Bope na Favela da Rocinha

Operação do Bope na Favela da Rocinha deixa mais de duas mil crianças sem aula
Publicada em 31/10/2007 às 15h58m
O Globo e O Globo Online

RIO - Cerca de 2.400 alunos ficaram sem aula por causa do fechamento de três colégios municipais na Favela da Rocinha, na manhã desta quarta-feira, durante uma operação de aproximadamente 100 policiais do 23º BPM (Leblon) e do Batalhão de Operações Especiais Policiais (Bope). Ficaram fechadas as escolas Bento Rubião e Abelardo Barbosa Chacrinha, localizadas na parte alta do morro, e a Paula de Brito, que fica perto do Túnel Zuzu Angel. Um homem, identificado como Adriano de Campos Chagas, de 29 anos, foi baleado na coxa e levado para o Hospital Miguel Couto. Adriano teria sido atingido por uma bala perdida. ( Veja fotos da operação )
Pelo menos sete carros e cinco motocicletas foram apreendidos na operação. Ainda não há informações sobre armas e drogas apreendidas. A ação começou às 6h. Enquanto um grupo de policiais entrou na favela pela Rua Ápia e pela Rua do Valão, outro grupo fez um cerco na Estrada da Gávea, parando carros e motos, para evitar que traficantes fugissem.
Em agosto, em uma megaoperação para localizar um paiol de armas e drogas na Favela da Rocinha, o inspetor Sérgio Luiz de Albuquerque, lotado na 12ª DP (Leme), foi preso, acusado de passar informações privilegiadas para traficantes de drogas. Escutas telefônicas identificaram o policial e o vazamento que comprometeu a operação. No fim do mesmo mês, em outra operação, a polícia encontrou uma refinaria com capacidade de produzir até 500 quilos de droga por mês . No dia 21 de outubro, o traficante Joca, acusado de chefiar o tráfico na favela, foi preso em Fortaleza . O bandido teria fugido dois meses antes da Rocinha com R$ 2,5 milhões.

Polícia prende idosa por tráfico de drogas no Rio

Quarta, 31 de outubro de 2007, 16h29 Atualizada às 16h59

Polícia prende idosa por tráfico de drogas no Rio
Por volta das 13h desta quarta-feira, policiais federais lotados na Representação Regional da Interpol no Rio de Janeiro prenderam Luiza Markuschewski Stylita, 63 anos, no centro do Rio. Ela era procurada desde 1999, época em que teve expedido mandado de prisão por tráfico de entorpecentes.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Capitão Nascimento, Chuck Norris, Jack Bauer

Imagine uma luta sem limites. Um ringue, um árbitro numa armadura (para não se machucar), nenhuma regra, e quatro machos bem machos, daqueles que não têm medo do escuro, o escuro é que tem medo deles. Vale tudo, só as regras é quem não valeriam. O último a cair seria o vencedor!

Capitão Nascimento - especialista em combate com qualquer tipo de arma, especialmente perdigotos. Quando ele berra "Você é moleque! Mo-le-que! Pede para sair!", 115% dos membros do pelotão dele pedem primeiro uma toalha para secar o rosto, e depois pedem para sair.

Chuck Norris - aquele que já contou até o infinito (duas vezes!), que consegue dividir por zero, que joga roleta russa com uma arma inteiramente carregada - e ganha, que fala de si mesmo na quarta pessoa do singular etc. etc. etc.

Jack Bauer - Bom antes de qualquer coisa: é o pai daquela gracinha da Kim Bauer. É invencível, incorruptível e já morreu e ressuscitou duas vezes. Além disso, dirige de carro em São Paulo e não pega trânsito. Impressionante!

Fonte: UOL