sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Som nas VP´S

Samuel Lago é policial militar desde 1981.

Fui contatado por e-mail por um cidadão que disse ser Sargento da Polícia Militar de São Paulo, e que faz um trabalho musical na PM paulista. Achei muito interessante. Fui então conferir, e visitei o site do Sargento Lago, bem elaborado, feito com animações em flash, e lá tinha a seção de músicas. E não é que era verdade mesmo! O Sgt Lago tem diversas composições, junto com o Capitão Rivaldo, e a temática gira sempre em torno da vida do policial militar e da PM em si. Fantástico.

Ah, você acha que é só isso? Pois está enganado, não é só música não, eles fizeram até vídeo clip! Sensacional o clip da música “Sendo Você”, com uma abertura eletrizante e cenas que mostram que o trabalho da Polícia Militar está longe de ser apenas prender bandidos. E o melhor, o vídeo “PM Boa de Bola”, uma visão bem humorada de vários destacamentos da PM jogando uma pelada.

Tem também fotos do “making of” dos clipes, e da gravação do CD “Profissão Coragem” e fotos de shows (isso mesmo!), um deles com a banda Art Popular, que eu não conheço mas sei que é famosa porque já ouvi esse nome por aí.

Eu acho que pela quantidade de material em alguns estados o Stg Lago deve ser bem conhecido já. Mas como aqui por Minas não é, e o Brasil é muito grande, vale a pena divulgar no Visões de um PM.

Uma das músicas:

SOU PATRULHEIRO
SGT Lago – CAP Rivaldo

Saio de casa como em todo dia
Mas a rotina do serviço é diferente
Na companhia assisto a preleção
Aprendo a defender o cidadão
Briga de marido e mulher
OK, COPOM, estou indo ver o que é que é
Tem cachorro latindo demais
OK, COPOM, vou pedir pra ele parar

Sou patrulheiro
Na rua o tempo inteiro
Na VTR o tempo inteiro

Veja todas as musicas do Sgt Lago
Aqui.
Rap da PM
Sou Patrulheiro
Polícia da Comunidade
Mulher Policial
Largue essa Droga
Nada será como antes
Ô, Bombeiro , É Fogo
Pare no farol!
Vocação
Dê uma chance a paz
Fraternidade
A vida é um sonho
Salvem o verde

Polícia Militar volta a usar boina preta

Troca do quepe pela boina foi para proporcionar maior conforto ao policial militar.

A Polícia Militar do Paraná voltou a usar boina no uniforme. A troca do quepe pela boina foi para proporcionar maior conforto ao policial militar principalmente no atendimento de ocorrências. O quepe, de material mais duro, chegava a atrapalhar o policial numa necessidade, por exemplo, de corrida para solução de um caso. A boina preta, que já fez parte do uniforme da corporação, está sendo distribuída ao efetivo. O efetivo do Corpo de Bombeiros vai usar boinas vermelhas, conforme o tipo de uniforme. “A idéia é que o policial militar esteja mais confortável durante o trabalho nas ruas. Além disso, a boina é conhecida universalmente como uma cobertura operacional de unidades militares”, disse a major Miriam Biancolini Nóbrega, chefe da Comunicação Social da Polícia Militar. Quem trabalha nas ruas aprovou a mudança. O sargento Carlos Alberto Lopes de Souza, do 17º BPM, que trabalha em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, disse que os policiais estão achando melhor usar a boina do que o quepe. “A boina é melhor porque se adapta ao formato da cabeça. Na verdade, com a boina a e gente nem lembra que está com a cobertura. O quepe cai, ocupa espaço, estraga mais fácil, pode deformar”, avaliou. De acordo com o sargento Lopes, a população percebeu a mudança no uniforme. “Como já somos conhecidos da comunidade, as pessoas vem perguntar o motivo da mudança e dizem que gostaram da alteração no nosso uniforme”, falou o sargento. Segundo ele, o policial militar está se adaptando com a mudança, mas a “novidade” está sendo bem-vinda.

O sargento Jorge Luiz Lack, que trabalha no setor administrativo da Polícia Militar e participa semanalmente das operações “fecha-quartel” – quando o efetivo administrativo vai reforçar o policiamento nas ruas – prefere a boina no lugar do quepe. “É mais leve, não sua tanto a cabeça, dá maior mobilidade ao policial, pois o quepe, numa necessidade do policial ser rápido acabava caindo”, disse. Lack entrou na PM em 1980. Naquela época, até 1988, a boina fazia parte do uniforme da PM. A farda era azul petróleo. Após 1988 foi adotado o quepe. Mas não são todas as unidades da corporação que vão usar a boina. Os batalhões especializados – Trânsito e Rodoviária – permanecem com o quepe. O efetivo da Polícia Ambiental usa o boné na cor verde. A Companhia de Polícia de Choque e os policiais militares da ROTAM usam boina preta.

Fonte: Jornal do Estado

FAROESTE CABOCLO - TROPA DE ELITE

Trio tenta assaltar ônibus lotado de PMs armados

Campo Mourão – Parece até brincadeira, mas, durante uma tentativa de assalto, foram os bandidos que acabaram levando um grande susto. O caso ocorreu na madrugada de ontem, na rodovia que fica entre Peabiru e Engenheiro Beltrão, na Região Centro-Oeste do estado. Três homens tentaram parar um ônibus, onde julgavam estar sacoleiros. Os passageiros, entretanto, eram todos policiais militares.

O trio usou pedras para parar o ônibus fretado pela PM, que seguia em direção a Jacarezinho. Ao perceber que o veículo tinha sido atingido, o motorista parou e abriu a porta por onde desceram 35 policiais militares armados. “Quando eles perceberam a surpresa, saíram correndo e se esconderam no mato. Os homens tinham a intenção de assaltar o coletivo”, diz o comandante da PM da região, Ataídes Antônio Casarolli. A equipe de policiais saiu de Campo Mourão durante a madrugada de ontem para reforçar o efetivo que fez a reintegração de posse na Fazenda Santa Alice, ocupada por integrantes do Movimento dos Traballhadores Sem-Terra, no Norte Pioneiro. Dos três bandidos que participaram da tentativa de assalto, apenas um adolescente foi apreendido e encaminhado ao Conselho Tutelar de Peabiru. “Por causa do compromisso na reintegração de posse, os policiais não puderam vasculhar o local para encontrar os dois fugitivos”, contou Casarolli. Ele disse que vários ônibus de sacoleiros já foram assaltados no local, após serem atingidos por pedradas. “É uma tática que estava sendo investigada por policiais militares. Com a apreensão do rapaz, os outros envolvidos na tentativa de assalto podem ser presos nas próximas horas”, acredita Casarolli.

Clique aqui e veja o Historiboard do fato ocorrido.

Fonte: Gazeta do Povo

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Polêmica de pirataria com 'Tropa de Elite' acaba em moda



Se a moda pega!!!

A polêmica causada pelas cópias piratas do filme "Tropa de Elite" motivou os designers cariocas Pedro Cardoso, 27 anos, e Ricardo Brautigam, 27, a lançar uma camiseta para promover o longa-metragem, que estréia no dia 20, na abertura do Festival do Rio. Donos da grife Ausländer e amigos de Marcos Prado, sócio do diretor José Padilha na Zazen Produções, eles tiveram a idéia de fazer o protesto através da moda. "Já estamos pensando até em lançar uma segunda camiseta, com os dizeres 'Vi a cópia pirata mas vou ao cinema'", conta Ricardo. As camisas serão lançadas no próprio Festival e maior parte delas será distribuída gratuitamente. Mas algumas das 200 unidades confeccionadas serão vendidas.

Mariana ganha Subdestacamento da PM


A 8ª Companhia Independente, através da 11ª Região da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, instalou o Subdestacamento no Distrito de Santa Rita Durão – Mariana. Estiveram presentes autoridades civis e militares.

Fonte: PMMG

Militares discutem unificação das polícias Civil e Militar

Temos que acabar com essa richa que existe entre as Policias Militares e Civil.
Pra quem sabe ler um pingo e letra e quem sabe ver uma imagem diz tudo.

RIO - O 3º Encontro Nacional das Entidades Representativas de Praças (Enerp) começa nesta quinta-feira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reunirá cabos, soldados, subtenentes e sargentos da polícia e bombeiros militares durante dois dias de evento. O objetivo é debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 21 que propõe, entre outras mudanças, a unificação das polícias Civil e Militar. Na ocasião, será fundada uma entidade que representará a categoria nacionalmente. Outros assuntos ligados à atuação policial e combate à violência serão debatidos durante o Encontro de Campo Grande. Os servidores vão discutir, por exemplo, os efeitos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentado pelo presidente Lula para a segurança pública.

Outros temas polêmicos, como a desmilitarização das polícias, também estarão em pauta.

Fonte:

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Polícia apreende armas que podem ter sido usadas em chacina

Duas armas foram apreendidas em ação da PM em favela de Belo Horizonte. Segundo a polícia, 15 pessoas já prestaram depoimento.

Duas armas que podem ter sido usadas na chacina de Ribeirão das Neves (MG) foram apreendidas em Belo Horizonte na terça-feira (11). No fim de semana, homens encapuzados invadiram uma festa e dispararam mais de 100 tiros, segundo a polícia. Cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas. As apreensões foram feitas durante ação da Polícia Militar (PM) em uma favela. As armas passarão por uma comparação balística para determinar se efetivamente foram usadas no crime. Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e 15 pessoas, inclusive os três suspeitos já presos, prestaram depoimento. As declarações são mantidas em sigilo. Na terça-feira, três vítimas da chacina foram liberadas do hospital. Cinco pessoas continuam internadas - duas em estado grave. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que está acompanhando o caso, mas não será dada nenhuma proteção especial às testemunhas.

Fonte: O Globo

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Assaltantes de banco são presos em flagrante

Bando é acusado de integrar uma quadrilha que age em São Paulo

Quatro assaltantes de banco foram presos na madrugada desta quarta-feira numa operação conjunta da Polícia Militar de Capinópolis e a de Monte Alegre. A quadrilha especializada neste tipo de crime levou cerca de R$ 26 mil do caixa eletrônico de uma agência bancária.

A Policia está de PARABÉNS pela operação.

3º ENERP - Polícias e Bombeiros Militares


Recebi um E-mail, e achei muito interessante e acho que todos podem tirar proveito dele.

E-MAIL: Pabenizamos por seu conteúdo, e convidamos os colegas a visitarem ENERP, site oficial do Encontro Nacional de Entidades Reprentativas de Praças. O evento acontece nesta semana em Campo Grande-MS e reunirá praças de tdo Brasil para debater temas como a unificação das polícias, desmilitarização das PMs e para criação de uma entidade nacional da classe. Contamos com sua visita.

Encontro Nacional das Entidades Representativas de Praças.

A sociedade brasileira tem exigido publicamente a modernização das instituições governamentais, principalmente na área de segurança pública. Neste contexto, o FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES DE PRAÇAS representa o anseio profissional de Cabos e Soldados, Sub-Tenentes e Sargentos das instituições militares dos estados brasileiros. É por intermédio do Fórum, que essa categoria, primordial para a manutenção da segurança pública, se manifestará perante a Nação, o Congresso Nacional e o Presidente da República. Conhecedores do assunto acreditamos que a população tanto quanto nós almeja mudanças no atual sistema policial. Porém, tais transformações só ocorrerão com a nossa participação, e com a mobilização de cada segmento representativo da sociedade.

Principais linhas temáticas

*Criação da entidade nacional representativa de Praças
*Os efeitos da PEC-21 na vida do cidadão
*O PAC pode ajudar no combate à violência?

Agende-se
13 E 14 DE SETEMBRO DE 2007
Auditório da Unaes - Centro Universitário de Campo Grande
Av. Fernando Corrêa da Costa, 1800
Informações: (67) 3388-0938 [ CAMPO GRANDE - MS ]

Fonte: ENERP

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

1.350 vagas para Soldados na Polícia Militar - MG

A Polícia Militar de Minas Gerais está oferecendo 1.350 vagas para Soldado de 1ª classe. A oferta é de 1.215 vagas para o sexo masculino e 135 para o feminino. A remuneração inicial é de R$ 1.255,34, , e ainda assistência médico-hospitalar, psicológica, odontológica e auxílio fardamento.

Para se inscrever, o candidato precisa ter entre 18 e 30 anos, ter concluído o Ensino Médio e altura mínima de 1,60m. O processo seletivo contará com quatro fases.

Período de inscrição: de 10 a 27 de setembro
Valor da taxa de inscrição: R$ 29, 34

Faça sua inscrição!

Polícia identifica quatro suspeitos de chacina em MG

Homens armados invadiram festa e mataram cinco pessoas no fim de semana.
Policiais acreditam que crime foi acerto de contas entre quadrilhas.

A polícia já identificou quatro suspeitos de matar cinco pessoas em uma festa Ribeirão das Neves (MG) durante o feriado prolongado. Segundo a polícia, os homens encapuzados invadiram a comemoração de um aniversário e dispararam mais de 100 tiros. Os criminosos usavam coletes à prova de balas. Entre os cinco mortos está uma mulher grávida de dois meses. Outras 14 pessoas ficaram feridas, duas em estado grave. Para a polícia, o crime foi um acerto de contas entre duas quadrilhas.

Nota oficial

A Polícia Militar informou que as vítimas têm entre 13 e 27 anos. De acordo com a PM, os invasores teriam se vingado de quatro assassinatos ocorridos há uma semana no aglomerado Pedreira Prado Lopes, na Região Noroeste da Capital mineira. No fim de semana, o Governo de Minas divulgou nota lamentando as cinco mortes e os feridos na chacina. O texto diz ainda que as polícias Militar e Civil já teriam identificado um suspeito, que foi preso e autuado em flagrante. A nota reforça as suspeitas da polícia de crime de vingança. "Os primeiros levantamentos policiais mostram que todos os participantes da comemoração moravam no local conhecido como Buraco Quente, na região da Pedreira Prado Lopes. Por isso as investigações não descartam a possibilidade de crime de vingança", diz o texto.

Casos de polícia geram apenas 30% das ligações para o 190

Por dia, o Centro de Operações da Polícia Militar recebe 35 mil chamadas.
Policiais são acionados para ajudar em partos, orientar doentes e até indicar ônibus.

São Paulo, 4 de maio de 2007, 4h30 da manhã. O telefone na central do 190 da Polícia Militar toca. Do outro lado da linha, um caminhoneiro sofrendo naquele momento uma parada cardíaca dentro do próprio caminhão. A policial atende, pede que ele diga o nome e o local exato onde está. Como a vítima é da Bahia, tem dificuldades em indicar o endereço. A agonia dura mais de 20 minutos e, felizmente, o homem acaba salvo. Este é mais um dos milhares de casos que o Centro de Operações da PM na Capital (Copom) atende. Por dia, são 35 mil ligações. Por mês, cerca de um milhão. E o dado mais surpreendente mostra que 70% das chamadas não estão diretamente relacionadas à criminalidade.

As histórias que “caem” no 190, o telefone de emergência da polícia, são de pessoas passando mal, de mulheres entrando em trabalho de parto, de mães tentando acalmar seus filhos drogados e até cidadãos querendo saber que ônibus pegar em dia de greve no Metrô - as chamadas orientações sociais. O caso mais corriqueiro envolve briga de marido e mulher. “O 190 é o primeiro telefone que vem na cabeça das pessoas”, diz o tenente Cleodato Moisés do Nascimento, um dos responsáveis pelo setor. e acordo com ele, apenas 10% das ligações resultam em ocorrência policial, com envio de carro para o local; 20% são trote; outros 20%, orientações passadas por telefone, e metade (50%) é de chamadas que deveriam ser de competência de outros serviços públicos, como bombeiros, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os trotes ainda são a pedra no sapato do trabalho da polícia. São cerca de 7 mil ligações por dia com informações falsas, piadas e até palavras de assédio direcionadas às policiais. “Um homem já ligou aqui 1.020 vezes. Nesses casos, vamos atrás”, garante Moisés.

Leia mais...G1

''''A polícia tem jeito, vamos melhorar''''

Entrevista Gustavo Adolpho Kuhl Leite: corregedor geral unificado da polícia do Rio Segundo ele, nenhuma força policial do mundo conseguiu chegar a um nível zero de corrupção, mas é possível melhorar.

Como se faz para evitar que tantos policiais caiam em tentação?

É um negócio complicado. É preciso ter mais treinamento. Tirar o policial da rua, fazer uma reciclagem. A solução não passa pelo aumento salarial. É outro caminho.

CIQUE AQUI e leia o texto completo (MUITO INTERESSANTE).

Para polícia, causa de chacina em Minas foi vingança

A chacina que deixou cinco mortos e feriu pelo menos 12 na madrugada o dia 09/09 durante uma festa em um sítio em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, teria sido causada por vingança, segundo a Polícia Militar. Os crimes foram cometidos por oito homens, que invadiram a festa encapuzados e armados. A PM informou que as vítimas têm entre 13 e 27 anos. De acordo com a PM, os invasores teriam se vingado de quatro assassinatos ocorridos na semana passada no aglomerado Pedreira Prado Lopes, na região noroeste da capital mineira. Uma das vítimas, Leonardo José Gonçalves de Souza, de 27 anos, levou 11 tiros no tórax e morreu no local. De acordo com a polícia, foram encontrados no sítio 54 cartuchos deflagrados, um carregador de uma pistola 9mm com oito cartuchos intactos e sete toucas.

Fonte: