terça-feira, 16 de agosto de 2011

Absurdo: Comando da PM recolhe armas do Rone e Ronda Cidadão - Piauí

Cap. Evandro Rodrigues denuncia
desmandos do comando da PM
CONCURSADOS AMEAÇADOS DE EXPULSÃO
Associação dos Oficiais faz denúncia ao 180graus

Durante um protesto da Assembleia Legislativa do Piauí, o capitão Evandro, presidente da Associação dos Oficiais do Piauí, informou que os comandos do Ronda Cidadão e da Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais decidiu tomar as armas de todos os militares. Já ontem, os policiais do Ronda Cidadão do Mocambinho tiveram suas armas recolhidas por determinação do comando da PM.

“As armas de todos os policiais do Ronda Cidadão estão sendo recolhidas. Como podem fazer isso? Caso alguma coisa aconteça contra a população, a mais sofre com este problema, o comando da PM tem de ser responsabilizado. Como os militares vão combater os criminosos sem armas, isso é inadmissível”!

Capitão Evandro Rodrigues denunciou ainda que o sub comandante da PM no Piauí, coronel Carlos Augusto, ameaçou a todos os militares do concurso 2010-2011 que seriam expulsos da polícia militar caso aderissem ao movimento. “Eles querem os policiais trabalhando, mesmo arriscando as suas vidas”, ressalta o militar.

O presidente da Associação dos Oficiais negou ainda que os policiais estivessem voltando a trabalhar e garantiu que 100% das viaturas estão aquarteladas, até mesmo por conta do ocorrido na noite do último sábado, quando o policial militar maranhense Alexandre Rios foi atropelado por uma viatura em frente ao comando da RONE. Os PMs acusam o comandante do Batalhão de Operações Especiais, tenente coronel Marcio Santos de ter ordenado ao motorista que jogasse o carro contra o militar, que estava no local observando o protesto os PMs do Piauí.

Porém, os militares conseguiram com os deputados estaduais, em reunião na Assembleia Legislativa, que fosse avaliado o projeto de anistia para os manifestantes. A proposta foi feita pelo deputado federal Mendoça Prado (DEM-SE), presidente da Comissão de Segurança da Câmara Federal, que está em Teresina para agilizar o canal de negociações entre governo e militares.

Fonte: 180 Graus

Polícia Militar recebe delegação de cinco Estados para troca de informações

A Polícia Militar de Mato Grosso recebeu na manhã desta segunda-feira (15.08), na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), uma delegação composta por 12 policiais militares representantes dos Estados de São Paulo, Distrito Federal, Acre, Sergipe e Amazonas para discutir e compartilhar informações sobre tecnologia, programas e ações de suas respectivas instituições, especialmente sobre o que se tem feito para a realização da Copa do Mundo de 2014, já que três deles têm cidades sedes do evento.

Durante a reunião, o corregedor Geral da PM, coronel Joelson Geraldo Sampaio, explanou sobre a atual situação da instituição, os principais problemas enfrentados no combate ao crime no Estado e sobre as ações que deverão ser implantadas e implementadas na Polícia Militar de Mato Grosso que possibilitarão a ampliação do efetivo e da capacidade operacional que serão empregados durante e após a realização da Copa do Mundo 2014, quando a capital do Estado, Cuiabá, será uma das cidades sedes do evento.

Foi apresentado um cronograma de ações que deverão ser feitas até 2014 como, por exemplo, a reestruturação das unidades já existentes e criação de outras como, Grupamento Especial de Eventos, Regimento de Cavalaria e Companhia Independente de Operações com Cães. Outra questão apontada durante a apresentação foi sobre o relacionamento policial-público-cidadão durante a Copa do Mundo.

Conforme o coronel, o policial militar deverá estar preparado para lidar com diversas situações que possam ocorrer em razão do evento. “O policial deverá ter noções de língua estrangeira e estar apto para prestar informações básicas a um turista. Há também a questão de condução de delegações. Para isso, deveremos ter policiais treinados e capacitados para atuar nessa situação. Outra questão é a possibilidade de ataques terroristas. Mesmo não sendo da nossa esfera, nossos policiais deverão ser treinados para atuar no reforço da segurança caso isso venha a ocorrer”, explicou Sampaio.

Os representantes dos demais Estados também falaram sobre suas instituições e como são desenvolvidas atividades militares no combate ao crime. O chefe da delegação, o tenente coronel Audi Anastácio Felix (PM-SP), enfatizou que dos crimes mais comum em São Paulo tem sido os arrombamentos de caixas eletrônicos. “Esse crime era bastante praticado no nordeste e hoje temos constantes registros desse tipo de delito”, disse o tenente coronel. “Situação enfrentada pelo nosso estado também”, afirmou Sampaio.

Segundo o chefe da delegação, o encontro foi bastante importante pelo fato de possibilitar aos comandantes e demais policiais participantes a troca de informações. “A reunião permitiu a todos receber e repassar informações sobre o norral, a tecnologia, as dificuldades e ações de combate ao crime em cada estado”, disse o tenente coronel.

Além do coronel Sampaio e do tenente coronel Félix, estiveram presentes na reunião os comandantes do Comando Regional de Cuiabá (CR I), coronel Zaqueu Barbosa, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), o tenente coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), o major Jonildo José de Assis, do Regimento de Cavalaria, o tenente coronel Alberto de Barros Neves e o adjunto do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), major Adnilson de Arruda.

Fonte: O Documento

PM salva um bebê engasgado a cada dois dias - SP

A Polícia Militar de São Paulo salva um bebê engasgado a cada dois dias, somente na capital, segundo dados da corporação.

Desde 2010, a PM atende 15 casos desse tipo por mês, afirma o capitão Cleodato Moisés do Nascimento, porta-voz do Comando de Policiamento da Capital. Segundo ele, a PM começou a divulgar as ocorrências de salvamento de bebês engasgados em 2009, quando eram atendidos, em média, 10 casos por mês. 

Os atendentes instruem o solicitante a fazer um procedimento conhecido como manobra de Heimlich. O socorro por telefone é mais eficaz para garantir a vida da criança do que os pais dela entrarem num carro para ir ao hospital. Cada minuto vale ouro, observa Moisés. 

Fonte: O Estado de S. Paulo

No comando, policiais revelam dificuldades de chegar ao topo

A delegada Mailine Alvarenga se
tornou em 2011 a primeira mulher
a chefiar a Polícia Civil do DF
SIMONE SARTORI

Com 13 anos de farda, a major Pricilla de Oliveira Azevedo, 33 anos, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, conta que seguir a carreira policial não era um sonho de infância. O interesse pela profissão surgiu na adolescência, ao mesmo tempo em que o irmão. Ele desistiu. Ela seguiu em frente até se tornar a primeira mulher comandante de uma Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP do Morro Santa Marta, em Botafogo. Para ela, a diferença entre atuação masculina e feminina se limita à parte física.

Na época do trabalho na UPP, a então capitã era responsável pelo comando de 126 policias homens. "Só nos últimos meses é que recebi cinco policiais femininas. Duas estavam grávidas e foram designadas para o trabalho administrativo. As outras três foram integradas à tropa, junto dos homens", conta. Atualmente, das 17 UPPs no Rio de Janeiro, há uma média de 265 policiais mulheres. 

Na favela do Morro Santa Marta, a figura feminina despertou uma aproximação natural das crianças e outras mulheres. Porém, a conduta policial é a mesma para ambos os sexos. "A diferença do homem para a mulher, logicamente, está na parte física. Não tem como competir. Mas acho que afora isso, temos totais condições de trabalhar como homens e de assumir funções de grandes responsabilidades", analisa.

A policial garante que durante sua trajetória na carreira nunca sofreu preconceito, mas sabe que ele pode existir pela própria tradição conservadora da sociedade brasileira sobre a participação feminina em profissões reconhecidas como masculinas. "Acredito que seja natural em qualquer área à resistência do homem. Porém, o militarismo não permite isso. O policial tem de cumprir uma ordem seja de quem partir", afirma Pricilla.

Delegada: ser mulher multiplicou dificuldades 

A delegada Mailine Alvarenga chegou ao cargo máximo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em 2011. Foram 23 anos até ser nomeada pelo governador Agnelo Queiroz (PT) e se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Civil no DF. No Rio de Janeiro, a delegada Marta Rocha também se tornou este ano a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Estado fluminense. Mailine admite que o fato de ser mulher multiplicou dificuldades durante a sua trajetória como policial, mas garante que conquistou o respeito até mesmo de criminosos.

"Durante toda a carreira enfrentei algumas situações que poderiam ser encaradas como preconceito, mas sempre mantive a minha postura séria e comprometida. Não me abalei e não permiti que elas perdurassem", afirma a diretora-geral. Aos 49 anos, casada e mãe de um adolescente de 15 anos, Mailine garante conciliar a vida profissional e pessoal sem que uma atrapalhe a outra. "Não levo para casa assuntos profissionais, os deixo no gabinete", afirma. Para ela, a maior barreira a ser enfrentada pelas mulheres policiais talvez seja convencer os colegas homens de que elas podem desempenhar suas funções em níveis de igualdade, apesar das diferenças físicas. Atualmente, Mailine comanda um efetivo de 5.454 policiais. Desse total, 3.837 são homens e 1.617, mulheres. Ou seja, os homens preenchem 70% do quadro.

"Talvez a maior dificuldade seja convencer os colegas homens que nós somos tão boas policiais quanto eles. Fazemos curso de tiro, defesa pessoal. Estamos preparadas e as diferenças físicas não são empecilho. Uma vantagem: as mulheres são competentes e profissionais sem perder a sensibilidade. Se impõem pelo diálogo", alfineta a delegada.

Outras mulheres de destaque 

Mulheres policiais se destacam em cargos de comando em vários Estados. No Acre, a tenente-coronel Francisca Margarete de Oliveira Melo é a atual comandante do Gabinete Militar do governo do Estado. Em Minas Gerais, a tenente-coronel Cláudia Araújo Romualdo é comandante do 36º BPM, localizado em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte. O Estado mineiro tem ainda a primeira mulher a se tornar coronel no País. Atualmente na reserva, a coronel Luciene Magalhães de Albuquerque foi subchefe do Estado-Maior.

No Paraná, a delegada Maritza Maíra Haisi assumiu como titular da Delegacia de Homicídios de Curitiba em 2011, após comandar Subdivisão Policial de Guarapuava, na região central paranaense. No Rio de Janeiro, a delegada Marta Rocha encarou o desafio de chefiar a Polícia Civil e se tornar a primeira mulher a chefiar a instituição no Estado fluminense.

Em São Paulo, a coronel Fátima Ramos Dutra é Comandante de Policiamento do Interior 7, com sede em Sorocaba, município no interior do Estado paulista. Em Sergipe, a delegada Katarina Feitosa Lima Santana é a atual superintendente da Polícia Civil de Sergipe e já desempenhou a função de corregedora da instituição.

Fonte: Notícias Terra

Força Nacional atua no Piauí após paralização da PM


Agentes da Força Nacional de Segurança foram enviados para Teresina (PI) depois que, em protesto por melhores condições de trabalho, policiais militares e bombeiros pararam de atuar nas ruas do Estado, há cinco dias. Como a legislação não permite que façam greve, os policiais estão comparecendo aos quartéis, mas se recusam a sair enquanto não houver melhorias nas condições de trabalho. 

Os bombeiros atendem apenas às ocorrências mais graves, com risco de morte. Os 130 policiais da Força Nacional chegaram à capital do Estado no sábado (13) e estão fazendo patrulhamento nas ruas. De acordo com o governo do Estado, foram solicitados cerca de mil homens ao Ministério da Justiça. O governo avalia a necessidade de pedir o envio de mais agentes. 

Fonte: To Sabendo

Grande caminhada pelo reajuste já. Militares das forças armadas e familiares estão escalados

Na internet e nos quarteis do Rio se fala muito de uma grande caminhada planejada para dia 25 de novembro, o dia da anistia dos heróis da Revolta da Chibata. A CAMINHADA será da praça Mauá terminando no Aterro, ou no monumento aa João Cândido, na praça XV. A concentração está marcada para as 16:00 e início as 17:00hs. Segundo se lê não será permitido participar fardado, mas todos devem ir de camisas brancas, simbolizando uma manifestação pacífica. Faixas serão permitidas com o tema DIGNIDADE PARA OS MILITARES, REAJUSTE JÁ, LEMBRE DE NÓS etc.

O Rio vive ainda sob a sombra dos acontecimentos envolvendo os Bombeiros da Cidade. É um bom momento. Vale lembrar que é questão de lealdade com os que estarão lá você estar também, não abandone o combate. Lembramos que um Soldado PM de Brasília (FEDERAL) recebe 4.129,00 reais. Nada contra, é merecido,  mas onde estão os príncípios constitucionais da igualdade, os princípios de hierarquia militar...?

Fonte: Militar

Imagem do dia - A triste realidade!


PM: Aprovados no concurso de 2006 devem ser nomeados imediatamente - Alagoas

O Congresso em Foco trouxe uma boa notícia para aqueles que fizeram o concurso público em 2006 e foi aprovado para uma vaga para compor o corpo da Polícia Militar de Alagoas. O governo deve chamar “imediatamente” os aprovados.

A decisão é em função do alto déficit de policiais, de acordo com o Congresso em Foco, a ação foi movida pelo procurador Luciano Chagas.

“De acordo com o documento, Alagoas precisa de 10.068 soldados, mas só tem 1.856. Somando todas as patentes de suboficiais, seriam necessários 15.202 militares, mas o estado só conta com 6.766, deixando um gigantesco claro de 8.436 agentes de segurança pública. O número equivale a mais de 55% de déficit humano na corporação”, destacou o Congresso em Foco.

Tentamos falar com o secretariado e/ou com o governo para saber a quando será está nomeação, porém sem êxito.

Fonte: Primeira Edição

Formatura CFS - 2011 PMMG

domingo, 14 de agosto de 2011

Oficial ladrão trabalhando na corregedoria da PMMG. E pode?

A Polícia Militar de Minas Gerais, como sempre, se preocupa em procurar quem denunciou o roubo, em vez de defenestrar do seu meio os ladrões. O Major Paulo Roberto Medeiros, atualmente CPM1, quando era capitão da Academia de Polícia Militar, local onde se forma o caráter dos futuros oficiais da PMMG, foi pego em flagrante roubando no hipermercado extra.

Na ocasião, um major da mesma academia foi ao local e “administrou” a ocorrência. Esta notícia vem ganhando destaque nos blogs e sites policiais. Agora, a PM resolveu abrir um IPM para descobrir quem denunciou o major ladrão. E ele ta lá na maior cara de pau na CORREGEDORIA DE POLICIA. Parece brincadeira. E o pior, tudo da corregedoria passa na mão do ladrão.

Veja o currículo do larápio:

1 – Foi pego pelo segurança do hipermercado no flagrante roubando no extra, abardodado no estacionamento e preso.

2 – Extorquiu comerciantes na cidade de Andradas.

3 – No ano passado, a CPO não permitiu sua promoção em razão de sua moral.

4 – Ainda no CFo foi pego várias vezes praticando pequenos furtos contra colegas. Só não foi excluído do curso em razão de ser filho de um coronel. Diziam que ele é cleptomaníaco.

5 – Falsificou a assinatura de sua ex-mulher e vendeu um imóvel sem sua autorização e roubou o dinheiro.

VERGONHA NA CORREGEDORIA. NÓS NÃO PODEMOS PERMITIR QUE O NOME DOS OFICIAIS SUPERIORES DA PM SEJA SUJA DE LAMA POR CAUSA DESSE BANDIDO.

Com cópia para todos os deputados estaduais, (em especial para o sargento rodrigues), todos os deputados federais, todos os vereadores (em especial para o cabo julio ) e para toda a imprensa.

Fonte: Ten. Cel. QOR Jeferson - Vereador em Bom Despacho

Pai Policial

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar; Que chora à distancia, a fim de não ser observado; Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível; Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta; Que quase sempre, é chamado de desatualizado; Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, salvando vidas e prendendo bandidos; Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber, Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada; Que, muitas vezes passa noites acordadas na escuridão de becos de vielas, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias; Que é Policial mas ao mesmo tempo tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem geralmente, se agiganta e passa a ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Esse homem consegue ser herói de desconhecidos, pai, chefe de família e anjo da guarda. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI. Feliz dia dos pais!

Esses são os sinceros votos da equipe do Blog Visões de um PM.

Traficante invade batalhão da Polícia Militar com moto na Gameleira

Ele confessou que estava sendo perseguido por outras pessoas e que o ameaçaram de morte. Mas, quando os policiais foram verificar a ficha criminal do suspeito, descobriram que ele tinha passagem pela polícia.

Imagem Ilustrativa
Um homem de 36 anos invadiu com uma moto o 5º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Gameleira, Região Oeste de BH, na madrugada desse domingo. De acordo com a PM, os policiais pediram que o homem parasse a moto, que estava em alta velocidade, mas ele não obedeceu à ordem em um primeiro momento. Quando foi imobilizado, ele contou que estava sendo perseguido por outras pessoas e que o ameaçaram de morte. Mas, quando os policiais foram verificar a ficha criminal do suspeito, descobriram que ele tinha passagem pela polícia. 

No capacete do homem foram encontrados 350 gramas de cocaína e 250 gramas de maconha. Ainda segundo a PM, o homem não possuía habilitação para pilotar moto e o veículo foi rebocado para o Detran. O suspeito foi preso por tráfico de drogas e encaminhado para a 36ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi encerrado. 

Fonte: Thiago Ferreira - TV Alterosa

Coronel acusado de atropelar PM

O caos na segurança pública faz sua primeira vítima de forma mais grave, quatro dias depois de iniciado pela Polícia Militar do Piauí. O policial militar Alexandre Henrique Rios Leite, lotado Maranhão, foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina depois de envolver-se em um acidente com a viatura conduzida pelo motorista do tenente coronel Márcio Santos, comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Segundo PMs que faziam manifestação em frente ao batalhão da RONE, o comandante do grupamento teria jogado o carro contra o militar.

O comandante teria ido à sede da Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais, na zona Norte, para entregar o decisão do desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Luis Gonzaga Brandão. Ao tentar sair do pátio da RONE, encontrou um grupo de manifestantes, e teria ordenado que seu motorista jogasse o carro contra um deles. O militar que é do Maranhão, e estava em Teresina apoiando o movimento grevista, teria sido arrastado por vários metros, e foi levado para o HUT. Ele realiza uma bateria de exames e seu estado é delicado.

PMs TIRAM VIATURAS DAS RUAS

Em retaliação à atitude do comandante do BOPE, os militares, que já tinham começado a voltar às ruas na noite deste sábado, receberam a ordem do comando de greve para que as viaturas voltassem para a garagem dos batalhões da capital. Apenas atenderiam as solicitações de casos mais graves, envolvendo homicídios, estupros, etc. Os militares acusam o comandante de omissão de socorro.

'FORÇA NACIONAL NÃO RESOLVE, GOVERNO TEM QUE NEGOCIAR'

O presidente da Associação dos Militares, capitão Evandro, acompanhou a chegada dos homens da Força Nacional a Teresina e questiona a atitude do governador Wilson Martis. “A força nacional serve para ajudar, no entanto o que veio para o Piauí não representa 1% do efetivo da PM em todo o estado, estão só na zona Leste, não conhecem nada de Teresina, muito menos do Piauí, e mais, se o governo tem condição de trazer a força nacional, porque não negocia com os policiais militares”, indaga.

PM MANDOU QUE COMANDANTES PRENDESSEM SUBORDINADOS

Capitão Evandro revelou ainda uma determinação dada pelo comando da PM na tarde deste sábado e indagou ainda sobre a decisão do TJ de tornar o movimento ilegal. “A ordem, é que o comando geral pediu que os comandantes prendessem seus oficiais. Na tarde deste sábado, o comandante da RONE, capitão Fabio Abreu chegou a dar voz de prisão a alguns de seus subordinados, mas recuou por pura sensibilidade. 

É estranha esta decisão de tornar a greve ilegal, sendo que não há greve. A polícia não trabalha porque não tem condições. A população tem de entender, se tiver assaltos e crimes, a culpa é de Wilson Martins”, atacou. Enquanto isso, nesta madrugada, os policiais fazem manifestações em frente à sede do comando da PM e querem a prisão do comandante do BOPE.

MILITAR FOI QUEM SE JOGOU NO CARRO, DIZ COMANDO DA PM

O 180graus entrou em contato com o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Rubens Pereira. A versão dada pelo comandante, que chegou a cogitar a possibilidade de dar voz de prisão ao tenente coronel Márcio, é diferente da dos policiais. Segundo ele, o PM do Maranhão é que teria se jogado contra o veículo do comandante.

“Algumas viaturas da RONE estavam tentando sair do batalhão, e no portão, tenente coronel Márcio encontrou um piquete de manifestantes. Este PM então se jogou no capô do carro. O comandante saiu bem devagar, e o PM acabou caindo, mas em depoimento aqui na corregedoria, ele negou que tivesse atropelado o militar, até mesmo porque não estava exercendo grande velocidade no veículo”, disse por telefone ao 180graus.

O coronel Rubens Pereira confirmou que chegou a cogitar a possibilidade de dar voz de prisão ao comandante. “Eu desconhecia a informação, quando me ligaram, e disseram que ele tinha era matado o militar, disse mesmo que tomaria todas as providencias cabíveis. Isto seria um homicídio! Chamei o comandante, tomei o depoimento, e agora ele está na policia civil registrado um boletim de ocorrência, e o caso será apurado como qualquer outro”, finalizou.

Fonte: 180 Graus