terça-feira, 16 de agosto de 2011

Polícia Militar recebe delegação de cinco Estados para troca de informações

A Polícia Militar de Mato Grosso recebeu na manhã desta segunda-feira (15.08), na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), uma delegação composta por 12 policiais militares representantes dos Estados de São Paulo, Distrito Federal, Acre, Sergipe e Amazonas para discutir e compartilhar informações sobre tecnologia, programas e ações de suas respectivas instituições, especialmente sobre o que se tem feito para a realização da Copa do Mundo de 2014, já que três deles têm cidades sedes do evento.

Durante a reunião, o corregedor Geral da PM, coronel Joelson Geraldo Sampaio, explanou sobre a atual situação da instituição, os principais problemas enfrentados no combate ao crime no Estado e sobre as ações que deverão ser implantadas e implementadas na Polícia Militar de Mato Grosso que possibilitarão a ampliação do efetivo e da capacidade operacional que serão empregados durante e após a realização da Copa do Mundo 2014, quando a capital do Estado, Cuiabá, será uma das cidades sedes do evento.

Foi apresentado um cronograma de ações que deverão ser feitas até 2014 como, por exemplo, a reestruturação das unidades já existentes e criação de outras como, Grupamento Especial de Eventos, Regimento de Cavalaria e Companhia Independente de Operações com Cães. Outra questão apontada durante a apresentação foi sobre o relacionamento policial-público-cidadão durante a Copa do Mundo.

Conforme o coronel, o policial militar deverá estar preparado para lidar com diversas situações que possam ocorrer em razão do evento. “O policial deverá ter noções de língua estrangeira e estar apto para prestar informações básicas a um turista. Há também a questão de condução de delegações. Para isso, deveremos ter policiais treinados e capacitados para atuar nessa situação. Outra questão é a possibilidade de ataques terroristas. Mesmo não sendo da nossa esfera, nossos policiais deverão ser treinados para atuar no reforço da segurança caso isso venha a ocorrer”, explicou Sampaio.

Os representantes dos demais Estados também falaram sobre suas instituições e como são desenvolvidas atividades militares no combate ao crime. O chefe da delegação, o tenente coronel Audi Anastácio Felix (PM-SP), enfatizou que dos crimes mais comum em São Paulo tem sido os arrombamentos de caixas eletrônicos. “Esse crime era bastante praticado no nordeste e hoje temos constantes registros desse tipo de delito”, disse o tenente coronel. “Situação enfrentada pelo nosso estado também”, afirmou Sampaio.

Segundo o chefe da delegação, o encontro foi bastante importante pelo fato de possibilitar aos comandantes e demais policiais participantes a troca de informações. “A reunião permitiu a todos receber e repassar informações sobre o norral, a tecnologia, as dificuldades e ações de combate ao crime em cada estado”, disse o tenente coronel.

Além do coronel Sampaio e do tenente coronel Félix, estiveram presentes na reunião os comandantes do Comando Regional de Cuiabá (CR I), coronel Zaqueu Barbosa, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), o tenente coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), o major Jonildo José de Assis, do Regimento de Cavalaria, o tenente coronel Alberto de Barros Neves e o adjunto do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), major Adnilson de Arruda.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário: