sexta-feira, 31 de agosto de 2007

PM da 1ª Cia PTran é homenageado

O militar e seus familiares e amigos da Companhia.

O Capitão Hiomar Raimundo dos Anjos foi homenageado, no último dia 24, por seu comprometimento e empenho. O militar se transferiu para a reserva e ingressou na Polícia Militar em 1980.
O Blog Visões de um PM lhe deseja muita felicidade Capitão Hiomar.

Fonte: PMMG

Polícia Militar prende suspeito de participação

Na manhã de hoje (31) a Polícia Militar localizou e prendeu o suspeito de uma tentativa de assalto realizada ontem (30), no condomínio Riviera do Lago. A prisão foi resultado de um trabalho que começou com o cerco bloqueio montado no bairro Boa Vista, próximo ao matagal para onde o assaltante fugiu. Segundo informações da Polícia Militar, o movimento diminuiu, mas não parou até que ele fosse localizado. Através de investigações, chegou-se à identificação de um jovem de 20 anos. De posse das informações, policiais ficaram durante a noite nas imediações da residência dele e, hoje (31), por volta das 8 horas, abordaram o autor e fizeram a prisão. Na casa, foi encontrada ainda a arma utilizada no crime. O suspeito foi encaminhado à Polícia Civil que, agora, apura o envolvimento dele em outros roubos na cidade e também deve verificar a participação de comparsas.

Fonte: Jornal Araxá

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Deputado quer aumentar a carga horária do PM


RJ - A Assembléia Legislativa vota hoje (30), em regime de urgência,a indicação legislativa do Deputado Estadual (Zito) PSDB, que cria a dupla jornada de trabalho para os policiais militares.
Segundo a Assessoria do deputado, sendo aprovada, a medida vai gerar um ganho de 100% nos contracheques dos servidores. O problema é que esse tipo so pode autorizar e não obrigar, o estado.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Seja bem vindo ao Novo Blog Visões de um PM.

O Blog Visões de um PM está de cara nova!

Confira as novidades!



* Arquivo Militar
Você relê as notícias quando quiser com apenas um clique.

* Feeds
Leia somente as notícias em destaque.

* Newleester
Toda vez que o Blog Visões de um PM for atualizado você vai ficar por dentro das notícias.

*E-mail
Os visitantes agora têm contato direto com o pessoal do Blog.

*Blogosfera Policial
Os Blog que são mais visitados na net PM.

* Mundo PM
Aqui você encontra vários endereços de sites das Policias do Brasil.

*Visões no Orkut
Faça parte dessa comunidade no orkut que so cresce a cada dia.

*Novo Layout

Visões de um PM

Bandidos assaltam PMs, lan house e posto de combustíveis em uma noite.

Nem mesmo a polícia está livre da ação dos bandidos. Na noite desta terça-feira, um bando composto por cerca de oito homens realizaram um verdadeiro arrastão nas cidades de Palmeira dos Índios e Maribondo. No primeiro ato criminoso, os bandidos - utilizando um veículo Corsa de cor cinza e uma Uno preto - abordaram, por volta das 22h30, o comerciante Juarez Joaquim daSilva, que conduzia a sua caminhonete D-20, de cor vinho, placa KHZ 1136/AL. Ao ser abordado, o comerciante reagiu ao assalto e foi ferido a tiros, tendo um dos projéteis alojado no pescoço. Juarez Joaquim foi levado da Unidade do Agreste Daniel Houly, em Arapiraca, onde foi submetido à cirurgia e segue em recuperação. Após roubar a caminhonete, o bando seguiu para o Povoado Mata Verde, em Maribondo, onde destruíram a porta de uma lan house, mas não chegaram a levar nada, segundo informações dos policiais militares do 10º Batalhão, em Palmeira dos Índios. Após a invasão da lan house, o bando teria se dividido e parte dele seguido para a região urbana de Maribondo. Neste intervalo, os policiais militares lotados em Maribondo foram acionados e seguiram em direção ao Povoado Mata Verde, mas pararam para pedir informações no Posto Lajedo, localizado na BR-316. Neste monento, os PMs foram surpreendidos por três bandidos do bando, que estavam no mesmo local, assaltando o posto. Durante a ação, os bandidos levaram R$ 200 em espécie, mercadorias do posto, além das três armas dos policiais, que nada puderam fazer. Ainda segundo informações dos policiais do 10º Batalhão, os bandidos ainda levaram o dinheiro que estava dentro da D-20, cuja quantia ainda não foi especificada. Desde a noite de ontem, os policiais realizam diligências nas regiões de Palmeira dos Índios, Maribondo e Atalaia, mas até o momento ninguém foi capturado, nem os bens foram recuperados.

Fonte: Alagoas 24hs

40° BPM apreende 40Kg de maconha

Em Ribeirão das Neves, militares do 40° BPM apreenderam, no último domingo, 26, 40 kg de maconha, um fuzil belga, calibre 7.62mm, vários cartuchos de calibres diversos, duas pistolas 380 e uma pistola 9mm. Um rapaz de 18 anos foi preso e um menor de 15 apreendido.

Fonte: PMMG

Militares vamos a luta.

Pelo jeito, o militares não se importam em perder o IPSM

1 - O Comandante Geral da PMMG, do CBMMG e o Diretor Gerald o IPSM tranqüilizam a tropa através de mensagem que o IPSM não será extinto pelo PLC 27/2007: Ingenuidade ou irresponsabilidade? Até os técnicos da Assembléia Legislativa sabem e admitem que o projeto extingue a autonomia administrativa e financeira do IPSM.

2 - Após uma reunião do Alto Comando da PMMG em Belo Horizonte, os Comandantes Regionais e Diretores convocaram chamada para seus liderados para cumprir a missão de explicar, em nome do governo, que nada mudaria no ISPM com o PLC/27-2007.

3 - O governo do estado, após perceber a mobilização da ASPRA-PM/BM, da AOPM, do CSCSPMBM, da UMMG e COPM para a realização do manifesto nesta data, despeja milhões de reais na mídia para dizer que na mudaria no IPSM e no IPSEMG. Antes mesmo de começar a veiculação em rede para todo o estado, em todas as emissoras de rádio, tv e jornais, o Comandante Geral da PMMG tratou mais uma vez de encaminhar mensagem no mesmo teor para ajudar o Governo a acabar com o IPSM.

4 - Por fim, o conjunto dos militares, principalmente os da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que, mesmo sabendo que a mídia em minas está comprometida financeiramente com o Governo, que gasta rios de dinheiro com esta empresas, desde que elas se prestem a não falar mal do governo e nem mesmo repercutir as críticas venha de onde vier, acreditaram e se deram por satisfeitos e não participaram do Ato Cívico nesta quarta na Assembléia Legislativa.

Chega: temos que nos indignar e reagir. Reconhecemos que temos uma dificuldade a mais. Esperávamos que estaríamos todos, (Comandante, entidades de classe e tropa), de um mesmo lado pelo menos para defender nossa previdência. Infelizmente, a julgar pelas comunicações internas e pela orientação institucional, temos que indignar antes com o comando e depois com o governo.

Luiz Gonzaga Ribeiro, Subten
Presidente

Fonte: Aspra

IPSM: " O MONSTRO CONTINUA MONSTRO"

Militares e pensionistas lotam o plenarinho IV da Assembléia Legislativa e pressionam pela autonomia do IPSM Família Militar está atenta e promete voltar amanhã (29/08) para acompanhar a votação marcada para às 17:00Hs, na Comissão de Constituição e Justiça - CCJ

O substitutivo ao projeto original do executivo que cria a UGEPREVI (PLC 27/2007) apresentado hoje pelo relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, Deputado Neider Moreira, (PPS), apenas enfeitou o “monstro” que é o Projeto de Lei Complementar. Para a Aspra o substitutivo não resolve o principal problema do projeto original, que é a autonomia administrativa e financeira do Instituto, sem contar que sequer entra no mérito da constitucionalidade do PLC.

A Aspra considera que as alterações propostas pelo relator da matéria, em nada contribuem para a autonomia administrativa e financeira do IPSM, além de preservar apenas os benefícios admitidos como “direito adquirido”.

Não podemos deixar de destacar que os “direitos adquiridos” a que se refere o texto da norma, se aprovado, atingirá apenas AS PENSIONISTAS DE HOJE, não estão incluídos os REFORMADOS, haja vista ser, o REFORMADO/RESERVA, pago pelos cofres do Estado, portanto numa análise “fria” e “literal da Lei”, se aprovado o PLC 27, e após a entrada em vigor da norma, para todos aqueles que falecerem, suas viúvas não terão os direitos garantidos, pois a Lei assegura o direito apenas àqueles que já são pensionistas, antes da entrada em vigor da nova Lei.

Vale destacar que no artigo 1º e seus parágrafos, ficam mantidas as determinações de que os recursos atuais do IPSM serão da UGEPREV, Unidade de Gestão Previdenciária, sendo que caberá a Unidade processar todos os benefícios do instituto, cabendo à Policia Militar e ao Corpo de Bombeiros a assinatura do ato de concessão, como já é feito, atualmente.

Outro destaque é para o artigo 2º, que mantém o Conselho de Previdência com funções deliberativas e de supervisão geral, portando, com poderes acima do Conselho de Administração do IPSM. Além disto, o artigo 9º garante apenas os benefícios para quem já os adquiriu. Portanto as condições atuais de aposentadoria e pensão poderão ser alteradas pelo CEPREVI.

A determinação da manutenção do IPSM como autarquia prevista no artigo 12º é inócua frente ao esvaziamento financeiro e administrativo previsto nos artigos 1º e 2º.

Portanto, a luta e a articulação devem continuar. Nesta quarta-feira, às 17 horas, é fundamental o comparecimento de toda a Família Militar, na Assembléia Legislativa, com o objetivo de pressionar pela reprovação do PLC 27/07, por ser inconstitucional e prejudicial aos militares e as pensionistas.

Luiz Gonzaga Ribeiro,
Subtenente PM
Presidente da Aspra-PM/BM

Fonte: Aspra

Policial é morto na Zona Oeste de SP.

Polícia investiga duas hipóteses: tentativa de roubo e execução.
No momento do crime, ele pilotava uma moto. O policial militar Cristiano Batista da Silva, de 31 anos, que pertencia a uma equipe da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e que estava na corporação desde 1996, foi baleado e morto por volta de 20h30 de terça-feira (28), na Zona Oeste de São Paulo. A polícia investiga se o soldado foi vítima de uma tentativa de assalto ou de uma execução.

Segundo a polícia, a hipótese mais provável para o caso é que Silva foi vítima de uma tentativa de assalto, pois no momento do crime ele estava pilotando uma moto e teria sido abordado por dois homens que também estavam em uma motocicleta e queriam tomar o veículo.

A hipótese de execução não está totalmente descartada, pois o soldado foi morto com um tiro no rosto.

O crime ocorreu na Rua Coronel Pedro de Moura, Vila Jaguara, próximo à Ponte dos Remédios. Logo após ser ferido, ele foi levado ao Pronto-Socorro Pirituba, mas morreu durante o atendimento médico.

Em SP tem uma lei que não é da justiça, "Não Use Sua Farda".

Fonte:

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Justiça mineira impede limitação de idade em concurso para oficiais da saúde

A limitação de idade para a participação em concurso público revela efetiva ofensa aos princípios constitucionais da igualdade e razoabilidade, uma vez que a natureza e o desempenho da função não exige tal limitação.

Com esse entendimento, a 8ª Câmara Cível do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) manteve a decisão que permitiu a um candidato com idade inferior ao exigido no edital do concurso da Polícia Militar de Minas Gerais a inscrição nas provas para função de médico.

Em primeira instância, o médico conseguiu um mandado de segurança para concorrer a uma das vagas no quadro de oficiais da saúde da PMMG. O Estado entrou com recurso alegando que ao permitir a inscrição do candidato ele estará recebendo um tratamento privilegiado.

O relator do processo, desembargador Silas Vieira, destacou que os candidatos que pretendem as vagas para o corpo técnico de saúde da PMMG não exercerão as atividades tipicamente de praças militares, razão pela qual a restrição etária é medida que não guarda relação com o cargo e que os limites físicos decorrentes da idade em nada prejudicarão o exercício da função.

O relator ressaltou, ainda, que “não se nega que a carreira militar possui peculiaridades que lhe são inerentes, e que, por isso mesmo justificam tratamento diferenciado quanto a algumas questões. No entanto, os militares, ainda que sujeitos a estatuto próprio, não estão à margem da ordem constitucional, bem como dos próprios princípios do direito.”

Desta forma, o relator Silas Vieira, considerou que a limitação de idade representa ofensa aos princípios constitucionais da razoabilidade e da igualdade e que o candidato mantém direito líquido e certo de inscrever-se no concurso, independentemente do previsto no edital sobre a faixa etária para função médica.

O revisor do processo Edgard Penna Amorim e o vogal, Roney Oliveira votaram acompanhando o voto do relator. O desembargador Roney Oliveira, em seu voto, ponderou que “se tratando de concurso para a função de médico, não há que se limitar, como fez o edital do concurso, a idade dos inscritos, configurando discriminação e afronta ao texto condicional”.

Fonte:

Governo de MG anuncia indenização a famílias de presos mortos


O Governo de Minas Gerais anunciou que as famílias dos presos que morreram queimados na cadeia de Ponte Nova na madrugada de quinta-feira (23) terão direito a indenização. Segundo a polícia, um grupo de presos incendiou uma cela com integrantes de uma gangue rival. Vinte e cinco detentos morreram carbonizados.

Segundo a polícia, ainda era madrugada quando presos da cela 9 arrombaram o cadeado. Com apenas um revólver, o grupo libertou os presos de todas as celas, exceto os da cela 8. Os bandidos juntaram colchões e atearam fogo no corredor para que ninguém conseguisse sair. "São jovens que já eram antagonistas fora da cadeia. Com a prisão de grupos rivais, isso se complicou ainda mais", afirmou Genílson Zeferino, subsecretário de Administração Prisional.

Dois carcereiros de plantão chamaram a Polícia Militar, que foi recebida a tiros pelos presos. Só depois de uma hora, eles se entregaram — mas o fogo havia destruído quase todo o segundo andar do prédio. "Com uma hora, nós conseguimos conter o tumulto na cadeia, mas nós não tínhamos condições de entrar no prédio sem apagar o incêndio", explicou o delegado Luiz Carlos Chartouni.

Não há quartel de bombeiros em Ponte Nova. O combate ao incêndio foi feito com o carro-pipa da Prefeitura. A polícia apreendeu uma arma dentro da carceragem e vai investigar como ela foi parar nas mãos dos presos.

Detentos trocam celas por trabalho.

Presídio Jacy de Assis (Uberlândia): Presos colocam em prática o aprendizado do curso de pintura predial fazendo a manutenção estabelecimento.

Dignidade aliada à aprendizagem. É isso que dez presos do Presídio Professor Jacy de Assis têm vivenciado no curso profissionalizante de pintura predial, iniciado na penitenciária, no dia 16. A capacitação de mão-de-obra é um dos objetivos do Projeto Ressocialização dos Detentos.

Fonte:

Reunião de Oficiais do 24º BPM

FAMA – Chefes do Estado-Maior e Comandantes de Companhias do 24º BPM se reuniram, no último dia 23, na cidade de Fama, para avaliar as metas e propostas de cada Seção e Companhias da Unidade. Foram discutidos diversos assuntos realizados no primeiro semestre deste ano e as metas dos próximos seis meses.

E.B homenageia 7° BPM

BOM DESPACHO – O Capitão Antônio Luiz Campos, representando o 7° BPM, recebeu, na última sexta-feira, 24, das mãos do Delegado do Serviço Militar, Ten EB James Alves Magalhães, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, assinado pelo General Ex. Luiz Cesário Silveira Filho, Comandante Militar do Leste, pelos relevantes serviços de apoio ao TG 04 006 de Bom Despacho.

CORPAER - 20 ANOS

equipe da Unidade. O Batalhão é responsável pelo planejamento e emprego de aeronaves em missões policiais em todo território. É formado por dois alicerces, um administrativo e outro operacional.


No próximo dia 30 de agosto, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo completa 20 anos e marca a data com uma solenidade, no Hangar da Polícia Militar de Minas Gerais (Rua dos Hangares, 50, Pátio Norte - Aeroporto da Pampulha - Belo Horizonte / MG).

20 ANOS - 40 mil horas de vôo


A necessidade do emprego de novas táticas e técnicas direcionadas à proteção e socorro público determinaram que em 1987, a Polícia Militar de Minas Gerais, criasse o Comando de Radiopatrulhamento Aéreo – CORPAER, através da resolução 1665 de 22 de janeiro de 1987.
O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo é responsável pelo planejamento e emprego de aeronaves em missões policiais em todo território mineiro. É formado por dois alicerces, sendo um administrativo e outro operacional. Está constituído de um adequado provimento logístico, recursos humanos e treinamento que dão suporte ao desenvolvimento operacional seguro formado por mecânicos, técnicos de apoio de solo, observadores aéreos, comandante de operações e comandantes de aeronaves.

POLICIAMENTO

O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo se encarrega do emprego de aeronaves de asas fixas e rotativas, realizando o policiamento ostensivo, operações de choque, transito urbano e rodoviário, patrulhamento ambiental, resgates, transportes urgentes para transplantes, translados diversos, combate a incêndios florestais, alem das operações de defesa civil.
Soma hoje, mais de 40.000 horas de vôo desde a sua criação. A esquadrilha conta com seis helicópteros e um avião, além de dois helicópteros do Instituto Estadual de Florestas.

PÉGASUS

A plataforma de observação, que é o helicóptero, potencializa as operações permitindo maior segurança e eficiência. A esquadrilha Pégasus realiza ainda uma operação noturna plena, graças a um sistema de iluminação instalado com capacidade de 30 milhões de velas e um moderno equipamento imageador infravermelho, ambos capazes de transformar a escuridão da noite em dia.
Marcando sua presença de forma constante pelos céus da região metropolitana de Belo Horizonte, os pégasus ainda são vistos em outros pontos das alterosas e até mesmo noutros Estados da federação, sempre auxiliando à população ou o meio ambiente;
Dotado de tecnologia de ponta e pessoal altamente qualificado, resultam no diferencial capaz de prolongar a vida onde esta estiver ameaçada.

Fonte: PMMG