segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Governo de MG anuncia indenização a famílias de presos mortos


O Governo de Minas Gerais anunciou que as famílias dos presos que morreram queimados na cadeia de Ponte Nova na madrugada de quinta-feira (23) terão direito a indenização. Segundo a polícia, um grupo de presos incendiou uma cela com integrantes de uma gangue rival. Vinte e cinco detentos morreram carbonizados.

Segundo a polícia, ainda era madrugada quando presos da cela 9 arrombaram o cadeado. Com apenas um revólver, o grupo libertou os presos de todas as celas, exceto os da cela 8. Os bandidos juntaram colchões e atearam fogo no corredor para que ninguém conseguisse sair. "São jovens que já eram antagonistas fora da cadeia. Com a prisão de grupos rivais, isso se complicou ainda mais", afirmou Genílson Zeferino, subsecretário de Administração Prisional.

Dois carcereiros de plantão chamaram a Polícia Militar, que foi recebida a tiros pelos presos. Só depois de uma hora, eles se entregaram — mas o fogo havia destruído quase todo o segundo andar do prédio. "Com uma hora, nós conseguimos conter o tumulto na cadeia, mas nós não tínhamos condições de entrar no prédio sem apagar o incêndio", explicou o delegado Luiz Carlos Chartouni.

Não há quartel de bombeiros em Ponte Nova. O combate ao incêndio foi feito com o carro-pipa da Prefeitura. A polícia apreendeu uma arma dentro da carceragem e vai investigar como ela foi parar nas mãos dos presos.

Nenhum comentário: