sexta-feira, 6 de julho de 2007

Bando encapuzado saqueia fazenda próxima a Tapuirama

Um bando formado por cinco homens armados e encapuzados invadiu a fazenda Boa Esperança, próximo a Tapuirama, distrito de Uberlândia, amarrou os moradores e saqueou a propriedade, de onde foi levado até um trator, colocado em um caminhão. Os prejuízos ultrapassam R$ 150 mil. O dono da propriedade gratifica quem der pistas dos criminosos.

COMANDANTE-GERAL É HOMENAGEADO EM UNAÍ.

No ultimo dia 03 de Julho, foi realizada na Câmara Municipal de Unaí, uma Solenidade em Comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros e também ao Primeiro ano de instalação da Unidade de Bombeiros na Cidade. A solenidade contou com a presença do Exmo. Sr Cel BM José Honorato Ameno, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, do Sr Cel BM Antônio Damásio Soares, Chefe do Estado Maior e do Prefeito Municipal, Sr. Antério Mânica, dentre outras autoridades civis e militares. Durante o cerimonial foi mostrado um pouco do trabalho desenvolvido pelo 3º Pelotão neste primeiro ano de serviços prestados no noroeste mineiro, sendo feita também a entrega de vários certificados as personalidades da cidade que deram importantes contribuições a efetivação do Pelotão de Bombeiros na Cidade.

O ponto alto da solenidade ocorreu no momento da entrega do Título de Mérito Militar, oferecido pela Câmara Municipal ao Exmo. Sr. Comandante Geral, Cel. BM José Honorato Ameno, honraria esta de especial valor, criada por lei orgânica municipal, e tem como objetivo reconhecer aqueles militares que provaram ser exemplo de dedicação profissional e excelência nos serviços prestados a sociedade Unaiense.

Veículos furtados são localizados

MONTES CLAROS - Foi localizado o veículo Fiat/Uno, cor vermelha, placa GQB-9268, na Rua Telma Sandra, bairro Edgar Pereira, que havia sido furtado conforme BO 35.100/07 de 03/07/07. O veiculo foi removido para pátio da 8ª Ciretran. Fato ocorrido às 20h30, do dia 4.
Também foi localizado o veículo Fiat/Uno Smart, cor cinza, placa GZI-2086, na Rua Montese, Bairro Santa Rita que havia sido furtado conforme BO 35.112/07 de 03/07/07. O veiculo foi removido para o pátio da 8ª Ciretran. Fato ocorrido às 18h10, de ontem, dia 4.

Fonte: PMMG

Pena de morte para trabalhador que não aceitou um tapa na cara

RIO - O vigia Rubineu Nobre, de 29 anos, cometeu um erro fatal: não aceitou ser tratado como um bandido por policiais militares e decidiu reagir. A escolha feita por ele teve um preço permanente. Rubineu foi assassinado sem chances de defesa pelo cabo da Polícia Militar André Luiz da Fonseca — lotado no 15º BPM (Duque de Caxias). Ele estava acompanhado do soldado Rodrigo Martins Pinto. O que os policiais não sabiam era que todos os passos do crime foram filmados por câmeras de vigilância em um posto de gasolina em Caxias ( assista ao vídeo exclusivo ). O crime aconteceu pouco depois da 1h30m do dia 10 de fevereiro deste ano, no posto de combustíveis Eurogáz, Centro de Duque de Caxias. Rubineu estava na garupa da moto de um amigo. Eles haviam ido até o local para abastecer o veículo quando acabaram abordados pelos dois policiais, que decidiram revistá-los.

Morte em 6 segundos. Os PMs determinam que os dois levantem as camisas para verificarem se não estavam armados — o que, de fato, não estavam. Como as imagens deixam claro, sem nenhum motivo aparente os policiais dão tapas na cara de Rubineu, que, inconformado, decide reagir. Enfurecido por ter sido humilhado, ele tira a camisa e parte em direção aos dois policiais com o objetivo de acertar alguns golpes. Os PMs voltam a apontar as armas e levam o vigia para parte de trás do posto, onde funciona um lava-a-jato. Dezenas de pessoas já acompanham o fato. A discussão continuou enquanto as câmeras registram tudo. Amigos tentam contê-lo, mas o vigia insiste em se aproximar para lutar com os policiais. Nesse momento, o cabo André Luiz saca uma pistola calibre 40, aponta em direção a Rubineu e dá dois tiros. O primeiro em direção ao chão. O segundo atinge o peito. O vigia, que não possuía antecedentes criminais e estava completamente desarmado, morre em apenas seis segundos — segundo avaliação feita pela perícia da Polícia Civil.

Então fica a pergunta no ar: Abuso de autoridade ou despreparo Policial?

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Visões de um Policial Militar em breve de cara nova. Aguardem...

Venho agradecer mais uma vez pelos inumeros acessos que o Blog Visões de um PM tem todos os dias. E também dizer que temos acessos em outros estados e até países.
Nossos sinceros agradecimentos pelos 5051 acessos que já completamos em tão pouco tempo de Vida On-Line. Mande-nos um E-mail, dando sua sugestão, critica ou elogio e o que você acha que pode e deve melhorar no Blog.
Você quer ser um correspondente do blog? Mande-nos um E-mail.

Visões de um PM

Fórum discute relação entre polícia e imprensa.

Tentativa de melhora entre os veículos de comunicação e as forças de segurança.

Oficiais da Polícia Militar e jornalistas estiveram reunidos na manhã de ontem durante o 1º Fórum Polícia e Imprensa: Segurança Pública como fator da Responsabilidade Social. O evento faz parte da programação comemorativa dos 25 anos de instalação do 17º Batalhão de Polícia Militar em Uberlândia.

Representante da PM apresenta painel durante o encontro.

Violência nas escolas públicas ainda preocupa

Neste semestre, a polícia registrou 156 ocorrências; em 2006 foram 347.

Ameaça de bomba levou um grupo especial da PM a vasculhar Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco. Para uma diretora que tem 1,2 mil alunos sob sua responsabilidade, receber uma carta com ameaça de bombas é, no mínimo, assustador. O fato ocorreu na semana passada na Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco, no bairro Tibery, e virou um boletim de ocorrência. A Polícia Militar já está investigando.

20 mil CDs e DVDs são apreendidos em operação

Material apreendido possui indícios de falsificação e de terem sido importados irregularmente
A Polícia Federal aperta o cerco à pirataria em Uberlândia. Ontem foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão em locadoras e locais suspeitos de fazerem reprodução do material. Foram apreendidos cerca de 20 mil CDs e DVDs e ainda equipamentos de informática utilizados para fazer a duplicação. Ninguém foi preso. A operação intitulada "Pérola Negra" contou com a participação de mais de 250 policiais federais e militares e visava apreender discos virgens e pirateados. Foram cumpridos mandados em 10 endereços suspeitos de reprodução e ainda em 43 locadoras onde há suspeita de locação de DVDs não originais. Os mandados foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara Criminal, Joemilson Donizetti Lopes. No material apreendido há indícios de falsificação e de terem sido importados irregularmente, configurando, assim, os crimes de contrabando e de violação de propriedade imaterial. Os bens apreendidos serão periciados e permanecerão na Delegacia da Polícia Federal até a conclusão dos inquéritos, o que deve levar cerca de 30 dias para serem finalizados e remetidos à Justiça. Nesta primeira etapa da operação não havia mandados de prisão. Isso porque, segundo o delegado Marinho Silva Rezende Júnior, primeiramente é preciso aguardar o resultado da perícia para confirmar se houve ou não o delito. Posteriormente, os responsáveis poderão ser indiciados. Eles podem ser denunciados pelos crimes de contrabando (art. 334 do Código Penal Brasileiro) e de violação de propriedade imaterial (art 184). Se condenados, a pena para ambos os crimes é de 1 a 4 anos de reclusão. A operação deflagrada no início da tarde de ontem estendeu-se durante a noite. Somente hoje é que a polícia vai contabilizar todo o material apreendido e fazer um balanço da operação.

1ª Cia Ptran alerta sobre perigos do cerol

Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas e os motociclistas são as principais vítimas. O pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido a falta de proteção. A dica da Cia de Trânsito para a segurança dos motociclistas é a utilização de uma ou duas antenas no guidon das motocicletas, para evitar o contato da linha com o corpo do piloto. O uso do cerol na linha de papagaios é considerado crime, conforme previsto na Lei 14.349, de 15 de julho 2002.

A dica da Cia de Trânsito para a segurança dos motociclistas é a utilização de uma ou duas antenas no guidon.

Para quem não conhece o que é o CEROL.
Veja a Foto Abaixo.

terça-feira, 3 de julho de 2007

GRANDES HERÓIS HOMENAGEADOS NO DIA DO BOMBEIRO

"Bombeiros Militares falecidos em serviço são lembrados e homenageados no Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte." Dentro da programação das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro aconteceu ontem (02/07) no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, uma homenagem aos Bombeiros Militares mineiros que perderam sua vida no exercício da profissão. Homens que se doaram por completo ao nobre ideal de salvar e proteger entregando em sacrifício a própria vida.

O Comandante e o Subcomandante Operacionais de Bombeiros depositam a coroa de flores.
A esses nobres heróis foi dedicado o dia de ontem. Em homenagem ao seu ato de sublime coragem a lembrança e o reconhecimento dos companheiros que ficaram, simbolizado pelo minuto de silêncio, pelo som da corneta e pela coroa de flores deixada sobre o “Mausoléu dos Bombeiros Falecidos em Serviço”, onde descansam os nobres combatentes do fogo.

A tropa formada em homenagem aos bombeiros falecidos em serviço.

A placa sobre o mausoléu no Cemitério do Bonfim

Dentro da programação das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro aconteceu ontem (02/07) no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, uma homenagem aos Bombeiros Militares mineiros que perderam sua vida no exercício da profissão. Homens que se doaram por completo ao nobre ideal de salvar e proteger entregando em sacrifício a própria vida.

A esses nobres heróis foi dedicado o dia de ontem. Em homenagem ao seu ato de sublime coragem a lembrança e o reconhecimento dos companheiros que ficaram, simbolizado pelo minuto de silêncio, pelo som da corneta e pela coroa de flores deixada sobre o “Mausoléu dos Bombeiros Falecidos em Serviço”, onde descansam os nobres combatentes do fogo.

A tropa formada em homenagem aos bombeiros falecidos em serviço

Concurso Agente de Segurança Penitenciário.


Informações Gerais: o presente concurso destina-se ao provimento de 1250 cargos de Agente de Segurança Penitenciário, sendo 180 para candidatos femininos e 1070 para candidatos do sexo masculino. As vagas são distribuídas por Região Administrativa do Estado de Minas Gerais e o Vencimento Básico corresponde a R$ 1.160,92.
Etapas do Concurso: o concurso será executado por etapas, de caráter eliminatório, a saber: 1ª etapa: prova objetiva de múltipla escolha; 2ª etapa: prova de condicionamento físico por testes específicos; 3ª etapa: exame psicológico; 4ª etapa: comprovação de idoneidade e conduta ilibada; 5ª etapa: exames médicos e 6ª etapa: curso de formação técnico-profissional.

Inscrição: deverá ser realizada entre as 10 horas do dia 02/07/2007 até às 14 horas do dia 20/07/2007, hora de Brasília. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Quadro de Vagas: Ao efetuar a sua inscrição, escolha a Região Administrativa onde pretende concorrer, conforme a tabela de vagas por Região Administrativa.

Data da Prova: dia 09/09/2007, das 09:00 às 13:00 horas, em locais a serem informados no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), a ser enviado para os endereços dos candidatos. Os locais de prova também estarão disponíveis na Área do Candidato Inscrito, neste sitio eletrônico. O candidato, ao fazer sua inscrição, deverá indicar a cidade que pretende fazer a prova objetiva de múltipla escolha, conforme Tabela “Local de Prova”. O candidato só terá acesso ao local de prova indicado no CDI.

Observação: Clique aqui para visualizar os municípios com unidades prisionais instaladas, por Região Administrativa. Esta tabela oferece aos candidatos informações das cidades e unidades prisionais por Região Administrativa.

Isenção de Taxa de Inscrição: o processo de isenção da taxa de inscrição, destinado a candidatos desempregados, na forma da Lei nº 13.392, de 7/12/1999, estará disponível neste sitio eletrônico somente nos dias 02 e 03 de julho de 2007. O candidato deverá se inscrever normalmente, assinalando, no campo próprio, a opção pela isenção da taxa. Após concluir todo o procedimento, o candidato deverá imprimir o formulário (requerimento de isenção de inscrição), assiná-lo e encaminhá-lo, junto com os documentos comprobatórios à FGR, pessoalmente ou via correios, utilizando SEDEX, nos dias 02 ou 03 de julho. Não serão aceitos requerimentos entregues ou postados fora das datas retro-citadas.

Seguem abaixo os links de acesso ao edital do Concurso Agente de Segurança Penitenciário.

Edital - Doc
Edital - PDF

25ª Cia Tático Móvel do 18º BPM

A 25ª Cia PM Tático Móvel do 18º Batalhão, área norte de Contagem, registrou no mês de junho a apreensão de 19 armas, 59 prisões e apreensões, com 39 atuações, além de 75 mil CD e DVDs piratas apreendidos. A Companhia também registrou apreensão de grande quantidade de maconha, crack e cocaína.

Alunos do CTSP de Manhuaçu sobem o Pico da Bandeira

Os alunos Marcelo (à esquerda) e Ribeiro comemoram a conquista do Pico desfraldando a Bandeira Nacional. Foto tirada pela Soldado 2ª Cl Elisa Alvim. Na noite do último dia 29, 135 alunos do Curso Técnico de Segurança Pública (CTPS), do 11º Batalhão (Manhuaçu), subiram o Pico da Bandeira. A atividade faz parte da proposta pedagógica estabelecida para o curso para o aprimoramento das competências dos futuros militares. A jornada durou cerca de 6h e serviu para avaliar o desempenho conjunto e individual da capacidade física dos estudantes, sobretudo em atividades aeróbicas de grande distância. Conforme o Comandante da Companhia de Ensino e Treinamento (CET), Capitão Luiz Carlos Rhodes de Souza, “a atividade faz parte da preparação dos futuros soldados para atuarem em áreas montanhosas, muito típicas em Minas, quando da ocorrência de incêndio florestal e resgate de pessoa perdida”

LOCALIZAÇÃO

Situado na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito, o Parque Nacional do Caparaó foi criado em 1961 e abriga, além do Maciço do Caparaó, rochas cristalinas que se elevam abruptamente formando elevações, onde se destaca o Pico da Bandeira.
Considerado em 1859, o ponto mais alto do País, na ocasião, o Imperador Dom Pedro II mandou hastear no topo uma bandeira, sendo esta a provável origem de seu nome.
Com 2.892 metros, o Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, ficando atrás do Pico da Neblina, com 3.014 metros, e do 31 de Março, com 2.972,66 metros, ambos situados na Amazônia. Em 1967, oito guerrilheiros do Movimento Nacional Revolucionário, que se escondiam na Serra do Caparaó, foram presos por policiais militares do 11º Batalhão, que montaram um estratégia especial para conseguir o feito. O resultado positivo obtido rendeu à Unidade a alcunha de Sentinela do Caparaó.

MARCO

“É importante que os alunos conheçam o Parque Nacional do Caparaó, cenário da Guerrilha do Caparaó e marco histórico”, explica o Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva. Para o Oficial, esse tipo de jornada “é de suma importância não só para os alunos mas também para todos os mineiros, que não devem perder a oportunidade de conhecer o local”.
Um dos organizadores da caminhada, Capitão Rhodes, informou que a delegação do 11º Batalhão - composta de 135 alunos e 12 oficiais e praças - é a maior que, até agora, subiu o Pico da Bandeira de uma única vez.

Fonte: PMMG

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Policial mata filho por engano na Paraíba.

O policial militar J. A. C. matou o próprio filho por engano em João Pessoa (PB). A tragédia aconteceu por volta das 4h de domingo (1º), quando o jovem J. W., de 18 anos, tentava entrar em casa ao voltar de uma festa, mas foi confundido com um ladrão.
O policial atirou no peito do rapaz e só depois percebeu que era seu filho.
A vítima foi levada para o hospital, mas não resistiu e morreu. O pai está em estado de choque e foi internado às pressas.

Fonte: G1

Novo golpe deixa vítimas inconscientes.

Em quatro dias, duas pessoas foram vítimas de um mesmo golpe e tiveram os documentos furtados.
Na tarde de segunda-feira, o aposentado António Paulo, 67 anos, foi encontrado, aparentemente inconsciente, sentado no banco de um estabelecimento comercial no bairro Martins.
Segundo uma das testemunhas, a vítima disse que havia conhecido dois indivíduos e que estava vendendo um equipamento a eles. Durante a negociação, os autores convidaram o aposentado para um suco. "Lembro que tomei dois copos de suco de maracujá e notei que estava um pouco amargo, depois não me lembro de mais nada", disse.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma segunda testemunha afirmou ter visto dois homens descerem de um carro amparando a vítima. Chegaram a seu estabelecimento e um deles comentou ser irmão da vítima. Disse ainda que o aposentado ficaria ali até enquanto ele ia a uma agência bancária. Os indivíduos entraram novamente no carro e tomaram rumo desconhecido.
Como eles demoravam para voltar, a testemunha chamou a Polícia Militar. Ainda falando com dificuldade, Antônio sentiu falta de um cartão de crédito.
Por volta do meio-dia, Sinomares Maria Soares, 43 anos, foi vítima de um golpe semelhante e ficou sem a bolsa, documentos e R$ 180 em dinheiro.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima relatou que estava na Av. Afonso Pena, quando foi abordada por um homem que perguntou se ela estava à procura de emprego. Dizendo que a ajudaria, ele andou com a senhora por vários lugares, até que lhe ofereceu um refrigerante. Pararam em um bar, tomaram um refrigerante e seguiram rumo ao bairro Martins, momento em que o autor pediu para a senhora aguardá-lo. Pouco tempo depois, Sinomares adormeceu.
Uma das testemunhas relatou aos policiais que encontrou uma senhora dormindo na porta da casa, no bairro Martins. Quando foi acordá-la percebeu que ela estava um pouco inconsciente. Quando deu por si, a vítima sentiu falta da bolsa e percebeu que havia sido vítima de um golpe.

Mais de mil novos soldados reforçam segurança em Minas.

A Polícia Militar de Minas Gerais conta, a partir desta sexta-feira (29), com 1.082 novos soldados para reforçar a segurança pública no Estado, mais especificamente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Após dez meses de aulas teóricas e treinamento prático, os novos policiais se formaram, em cerimônia realizada no Expominas, tendo como paraninfo o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior.
De acordo com o comando da Academia de Polícia Militar, os novos soldados passaram por um rigoroso treinamento que durou 10 meses, em um curso de 1.452 horas/aula. No currículo dos alunos foram incluídas disciplinas teóricas como "Policiamento Comunitário", "Direitos Humanos", "Sociologia da Violência e Criminalidade", além de disciplinas práticas como "tiro policial", "defesa pessoal", armamento e munições" e "técnica policial". A grade de formação dos novos militares contou com 37 matérias no total.
Ainda durante o curso e como parte do treinamento prático, os então soldados de 2ª classe também participaram da Operação Natalina de 2006, do policiamento do Carnaval, da patrulha dos jogos no Mineirão e do policiamento ostensivo da cidade de Ouro Preto, durante as comemorações do dia 21 de abril deste ano.

Operação Fecha Cidade.

Para prevenir e coibir a criminalidade em Montes Claros, o 10º BPM, com apoios da 3ª Região da Polícia Militar, 30º BPM de Januária, 12ª Cia Independente de Janaúba, 3ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário de Montes Claros, da 2ª Cia Independente de Taiobeiras e da Polícia Rodoviária Federal desencadeou, no final de semana a Operação Fecha Cidade.
Além do efetivo ordinário (o que está, rotineiramente, nas ruas) a operação conta ainda com a participação de Policiais Militares do setor administrativo do 10º BPM e da 3ª RPM.
O policiamento, de caráter preventivo e repressivo, ocorreu nas rodovias e nas entradas da cidade, com abordagens visando encontrar veículos irregulares, armas, drogas, crimes relativos ao meio ambiente e infrações de trânsito.
As Guarnições empenhadas contaram com 170 Policiais Militares integrantes da 3ª Região da Polícia Militar – Montes Claros, 10º BPM – Montes Claros, apoiados pelos efetivos do 30º BPM - Januária, 3ª Cia Ind MAT – Montes Claros, 12ª Cia Ind – Janaúba, 2ª Cia Ind de Taiobeiras e com o efetivo da Polícia Rodoviária Federal.

PM apreende mais de 10kg de maconha em Guaxupé.

Uma guarnição policial da 79ª Cia prendeu, durante patrulhamento pela Rua Orlando Vairo, no Bairro Colméia, um rapaz de 18 anos que estava em atitude suspeita. Durante buscas, os militares encontraram em sua mochila 10,200kg de maconha, divididos em sete tabletes de 1,400kg cada além de mais 600gr da droga acondicionada em uma sacola plástica e R$10 em dinheiro.
Fonte: PMMG

Excução de Policial Mineiro.

VEJA SÓ COMO É REVOLTANTE ESTA SITUAÇÃO, AINDA FALAM QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM NOSSAS VIDAS. É ASSIM QUE O GOVERNO FALA QUE NÃO CORREMOS RISCO DE VIDA, ISSO PRA NÃO PAGAR A SALUBRIDADE.

Realmente os discursos deverão mudar, não podemos mais adimitir em sermos a melhor polícia do Brasil, enquanto nossos irmãos estam sendo executados, vejamos que o descaso dos GOVERNANTES e PODER JUDICIÁRIO só tendem agravar nossas condições de segurança e trabalho, merecemos e muito o verdadeiro reconhecimento dos serviços prestados, pois, esse merecimento não só restringe materializar as forças estaduais com viaturas, armamentos e apetrechos e sim com um salário digno para que possamos deixar nossas familias em melhores condições de vida.

"VAMOS EXPULSAR PARA FORA, ESSA INDIGNAÇÃO QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS, NOSSOS POLICIAIS NÃO MERECEM ESSA SITUAÇÃO"

Minas Gerais é invadida por bando fortemente armado, que seqüestra dois
Delegados de Polícia, um Juiz, sete Policiais Militares e durante uma fuga
cinematográfica, usando duas viaturas da PM,executaram com um tiro de fuzil
um policial militar. É por esta e outras que não cansamos de afirmar.
Os policiais mineiros não ganham periculosidade, por sua vez foi enviado a ALMG projeto de lei, encaminhado pelo Procurador-Geral, propondo periculosidade e insalubridade aos Exmo Promotores de Justiça. Não queremos dizer que os Promotores não façam jus ao adicional. Mas será que os policiais também não merecem? Para aqueles que acham que os policiais já são bem remunerados pelo que fazem, e que, ingressam na policia sabendo dos riscos que estão correndo. Para aqueles que sentam em suas poltronas confortáveis, em suas salas ou gabinetes com um gostoso ar condicionado, que desconhecem a dura batalha e não jornada de trabalho dos policiais, olhem os anexos!

CUIDADO! CENAS MUITO FORTES!

Foto1
Foto2
Foto3

QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS NÓS!