terça-feira, 24 de maio de 2011

Homem é preso por preconceito a policiais negros


Um homem de 30 anos foi preso por injúria racial contra policiais militares nesta segunda-feira (23) à noite no bairro Lagoinha, zona sul de Uberlândia. Ele foi abordado em uma moto sem os documentos do veículo e sem carteira de habilitação. Quando foi ter o veículo apreendido, exaltou-se e começou a xingar os policiais de corruptos e a ofendê-los por causa da cor da pele negra.

Segundo os policiais, o homem foi parado na rua Bento Faria durante uma ronda de rotina da região porque os retrovisores da motocicleta estavam sem espelhos.

Como não apresentou as documentações e aparentava estar alcoolizado, foi lhe dado 25 minutos para que providenciasse e não tivesse o veículo apreendido. Quando o prazo terminou, segundo os policiais, ele começou as agressões verbais. Ele ainda resistiu quando foi ser algemado pelo desacato.

Levado á delegacia, a prisão em flagrante dele foi confirmada por injúria. De lá, ele foi encaminhado ao presídio Professor Jacy de Assis. Contra o suspeito de injúria haviam 14 passagens registradas no sistema da Polícia Militar (PM), sendo cinco referentes aos crimes de desacato e desobediência.

No Brasil, segundo artigo 140 do Código Penal, cometer injúrias referentes à raça, cor, etnia, religião, origem ou à condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência é crime. A pena pode pegar de um a três anos de prisão mais multa.

Fone: JC