quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Carceragem da delegacia é interditada - Uberlândia

Juízes que atuam no mutirão carcerário encontraram irregularidades como sujeira e ausência de sanitários



A carceragem e uma cela no andar superior da 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil (16ª DRPC) de Uberlândia foram interditadas anteontem depois que uma comitiva de juízes que atuam no mutirão carcerário visitou o local. Segundo o juiz coordenador dos trabalhos do polo Uberlândia, Luís Geraldo Santana Lanfred, a visita às dependências prisionais faz parte da programação do mutirão, que começou nesta semana na cidade. “As celas da delegacia não servem para colocar nem bicho. Não tem luz, não tem banheiro nem água. Tem lixo, os presos urinam e defecam no chão”, disse.

Os presos ficam na delegacia por até 48 horas até serem levados para o Presídio Professor Jacy de Assis.

Nove foram levados para o Presídio anteontem. Mas a reportagem do CORREIO de Uberlândia presenciou pelo menos outros três presos na delegacia, que ficaram algemados na recepção e nos corredores. Policiais militares passaram o dia todo no local fazendo a guarda deles. “Estou aqui desde 12h e são mais de 17h. Não fiz mais nada hoje”, disse um PM que não quis se identificar. A delegada de plantão Paula Fernanda dos Santos disse que esperava uma orientação do superior, mas o delegado regional Samuel Barreto de Souza não quis se pronunciar.

A direção da delegacia tem 90 dias para fazer as adequações nos locais e durante este período os presos devem ser levados para o Presídio Professor Jacy de Assis. Segundo o diretor do presídio, coronel Adanil Firmino da Silva, uma viatura será disponibilizada para a condução dos presos. “Quando a delegacia tiver demanda e me solicitar vou mandar a viatura com a guarnição, porque não posso entregar o carro para a Polícia Militar”, afirmou. Até o fim da tarde de ontem, o problema ainda não tinha sido solucionado.

O que eu acho? Sem palavras...

Fonte: JC