segunda-feira, 27 de agosto de 2007

CORPAER - 20 ANOS

equipe da Unidade. O Batalhão é responsável pelo planejamento e emprego de aeronaves em missões policiais em todo território. É formado por dois alicerces, um administrativo e outro operacional.


No próximo dia 30 de agosto, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo completa 20 anos e marca a data com uma solenidade, no Hangar da Polícia Militar de Minas Gerais (Rua dos Hangares, 50, Pátio Norte - Aeroporto da Pampulha - Belo Horizonte / MG).

20 ANOS - 40 mil horas de vôo


A necessidade do emprego de novas táticas e técnicas direcionadas à proteção e socorro público determinaram que em 1987, a Polícia Militar de Minas Gerais, criasse o Comando de Radiopatrulhamento Aéreo – CORPAER, através da resolução 1665 de 22 de janeiro de 1987.
O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo é responsável pelo planejamento e emprego de aeronaves em missões policiais em todo território mineiro. É formado por dois alicerces, sendo um administrativo e outro operacional. Está constituído de um adequado provimento logístico, recursos humanos e treinamento que dão suporte ao desenvolvimento operacional seguro formado por mecânicos, técnicos de apoio de solo, observadores aéreos, comandante de operações e comandantes de aeronaves.

POLICIAMENTO

O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo se encarrega do emprego de aeronaves de asas fixas e rotativas, realizando o policiamento ostensivo, operações de choque, transito urbano e rodoviário, patrulhamento ambiental, resgates, transportes urgentes para transplantes, translados diversos, combate a incêndios florestais, alem das operações de defesa civil.
Soma hoje, mais de 40.000 horas de vôo desde a sua criação. A esquadrilha conta com seis helicópteros e um avião, além de dois helicópteros do Instituto Estadual de Florestas.

PÉGASUS

A plataforma de observação, que é o helicóptero, potencializa as operações permitindo maior segurança e eficiência. A esquadrilha Pégasus realiza ainda uma operação noturna plena, graças a um sistema de iluminação instalado com capacidade de 30 milhões de velas e um moderno equipamento imageador infravermelho, ambos capazes de transformar a escuridão da noite em dia.
Marcando sua presença de forma constante pelos céus da região metropolitana de Belo Horizonte, os pégasus ainda são vistos em outros pontos das alterosas e até mesmo noutros Estados da federação, sempre auxiliando à população ou o meio ambiente;
Dotado de tecnologia de ponta e pessoal altamente qualificado, resultam no diferencial capaz de prolongar a vida onde esta estiver ameaçada.

Fonte: PMMG

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha filha é apaixonada com aviação.Gostaria de saber como faço para leva-la para conhecer o hangar.O aniversário de 15 anos dela está chegando e gostaria de filma-la em um de seus aviões.Gostaria de saber se isto é possível e o que preciso fazer para que isso aconteça.
Se por acaso poder, favor me responder por e-mail. O imail é rittielly2008@hotmail.com
Obrigada.