terça-feira, 12 de junho de 2007

O Pan está chegando.

O Pan Americano está chegando. Os governos, Federal, Estadual e Municipal acreditam que será um sucesso. Os vendedores ambulantes, ansiosos, estocam mercadorias para ganhos astronômicos, e em dólar. Os empresários do turismo estão eufóricos e com cofres abertos, esperando altos lucros. Os trabalhadores da Segurança Pública dividem-se, alguns temem uma catástrofe, outros analisam que a quantidade de policiais de fora do Rio querendo mostrar serviço será tão grande que nossa guerra civil não ousará invadir as áreas de segurança previstas para os turistas.

Mas cada vez mais me surpreendo: estava lendo hoje o portal de notícias G1, e eis que surge reportagem informando que a previsão de gastos com a segurança para o Pan será de R$ 600.000.000,00 (600 milhões). Ahm? Estão investindo na modernização da infra-estrutura da segurança e no treinamento dos policiais. Hein??!

Serão construídos novos centros de controle e inteligência, sistemas integrados de vigilância através de câmeras, rádios digitais, e mais 1.200 computadores, 1.000 viaturas novas e 27 aeronaves. E tudo isso ficará no Rio após o término dos jogos! Uhuu!! Imagino que todos estes equipamentos funcionem sozinhos, sendo dispensável a qualidade e motivação do operador.

Agora o melhor, viajarão para cá (Rio de Janeiro), 10 policiais de cada um dos países participantes dos jogos e segundo o Secretário Nacional de Segurança Pública Luiz Fernando Corrêa “Esses são os policiais que vão aparecer. Os outros estarão preparados para reagir com resposta de força e distribuição de ação tática”.

Ok, ok, tudo bem Secretário, nós, policiais fluminenses, não representamos uma boa imagem, não pega bem mostrar para os gringos o estado da Polícia do Rio. Tá bom, vai ter polícia de todos os cantos do país, e parece que até a Polícia Federal vai para as ruas.

Mas será que depois de passado todo o tumulto do evento, depois que for tudo um sucesso e os Policiais ficarmos quietinhos e não tentarmos entrar em nenhuma área fora do controle estatal, será que poderia dar uma forcinha pra gente ? Não é muito não, é só lembrar ao governo estadual que os gringos vão embora, mas a população fica. Fica por aí, sendo assaltada, violentada, enganada, assassinada, ada ada ada… ih, parece coisa de facção criminosa!

Bom Pan para todos.

Nenhum comentário: