segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Bope, a tropa de elite da Polícia Militar, se rende às mulheres pela primeira vez desde os anos 70


RIO - Em 2008, o apelido "homens de preto", que os policiais do Bope carregam desde os anos 70, vai virar passado. Pela primeira vez em sua história, a disputada tropa de elite da Polícia Militar vai aceitar mulheres, além de realizar mudanças na cor da tradicional farda negra dos "caveiras", como se denominam.
A primeira turma de batom do Bope está prevista para estrear somente no segundo semestre do ano que vem. Mas, segundo o comandante do batalhão, tenente-coronel Pinheiro Neto, já há até fila de espera. Apesar de garantir que não haverá diferenças no treinamento e nas funções exercidas por homens e mulheres, o comandante admitiu que essa primeira turma será uma espécie de laboratório para as "aspiras" (apelido dos integrantes do Bope) de saias. Curso específico
- Sem dúvida, vai ser um laboratório para ver o grau de adaptação delas. Primeiro, vai ter um curso específico para que as voluntárias passem a falar a nossa linguagem, mas o currículo do treinamento vai ser o mesmo dos homens - disse Pinheiro Neto, que contratou uma equipe de profissionais de educação física para adaptar as provas de seleção às características do corpo feminino.
As primeiras mulheres a ingressar no Bope já não vão usar a roupa preta que tanto orgulhava o Capitão Nascimento (personagem do filme "Tropa de Elite", de José Padilha. A Sessão de Doutrina e Pesquisa do Bope já está estudando as características das novas fardas que os homens do batalhão usarão nas incursões em favelas do Rio.
- Eles estão avaliando qual o melhor padrão de cor, ou de camuflagem, se for o caso, e o tipo de tecido - disse Pinheiro Neto.


Fonte: O Globo

34 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpe falar assim.Não é nenhum tipo de preconceito e nem machismo, mas mulher no BOPE é ridiculo.Quero se ver ate onde isso vai.Vai morrem mais oficiais em um ano do que em toda a historia do BOPE.

Anônimo disse...

NAO VEJO NENHUM PROBLEMA, SOU MULHER, ESTOU EM PLENO GOZO DE MEUS DIREITOS E DEVERES COMO CIDADÃ E PRETENDO SIM FAZER PARTE DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO..E QUEM SABE UM DIA SIM DO BOPE AINDA Q SEJA PRA MORRER POR UMA CAUSA Q SEJA UMA CAUSA JUSTA..ENQUANTO HOUVER UMA UNICA PESSOA Q LUTAR PARA MUDAR A VERDADE DO BRASIL SERA POSSIVEL VER UMA MUDANÇA SIM UM DIA...A PAZ COMEÇA ENTRE OS VIZINHOS LOGO SE TORNADO MUMDIAL, SÓ TEMOS Q FAZER NOSSA PARTE...

Anônimo disse...

Pensar é fácil, agir é difícil, mas a vida só pertence aos que sabem unir o pensamento à ação.

A liberdade consiste em fazer o que se deve e não o que se quer.

Não basta conquistar a sabedoria: é preciso usá-la.

A perseverança é a mãe da boa sorte.

A esperança é o sonho do homem acordado.

O Policial Militar do Rio de Janeiro é simplesmente insubstituível!

Está mais do que provado que a culpa pelo aumento da criminalidade não é da Polícia Militar, é dessa sociedade hipócrita que defende criminosos e desautoriza o PM.

O fato mais grave que incentiva a delinqüência é a impunidade para quem tem poder neste país, mas quem sofre é a “autoridade fardada”. A sociedade protege os bandidos mais cruéis e violentos (assassinos).

A falência da Prisão como instituição: em seus mais de 150 anos de existência, nunca recuperou criminosos e acabou se tornando uma escola de crimes. Presos não podem ficar ociosos, sem trabalhar, tendo contato ou algum tipo de comunicação com o mundo externo.

Anônimo disse...

Sexo frágil no BOPE, uma piada de mau gosto

Nada contra as mulheres, até porque eu as adoro. Mas essa profissão definitivamente não é para elas.

Já sou contra as mulheres estarem na Polícia Militar, ainda mais no BOPE, uma tropa de elite que exige um preparo excepcional!

Anônimo disse...

pô gente preconceituosa!!!!
homens são todos iguais mesmo não cocordo com a troca da cor da farda mais com as mulheres não tem problema nenhum direitos igauais para todos...

Anônimo disse...

´REALMENTE TEM QUE TER ESSAS MULHERES, POIS TEM Q TER ESSE CONTIGENTE PARA FICAR DENTRO DO QUARTEL CUIDANDO DE PAPEIS,SETOR PESSOAL, E OUTROS SETORES.

Anônimo disse...

As Mulheres querem ter o espaço delas na sociedade como vemos tds os dias, dou o maior apoio, mas elas têm que demosntrar q são capazes, pois caso contrario estarão dando soco em ponta de fara. Sinceramente, jah trabalhei com mulheres e por enquanto pouquicimas me provaram pra que vestem a farda q possuem!!!
Mulheres, se conseguirem, meus parabéns, torço por vcs mas provem q são capazes!!! SD PM-SC

Anônimo disse...

Sou academica da quinta fase de jornalismo e apaixonada por jornalismo policial. Aquele jornalismo que vai ao local do crime, entrevista policia e acusado. Nao aquele jornalismo que vai as delegacias reescrever boletins de ocorrencias. Mulher, ja senti na pele a violencia e isso muda muito o conceito sobre ela.No caso das mulheres na policia, por que nao? Com forca de vontade, preparo fisico e psicologico, o sexo forte pode muito bem se encaixar na vida tao turbulenta e pouco remunerada da PM. Alias no RJ,exatamente no Morro Dona Marta, quem esta fazendo um grande trabalho é uma feminina.

Anônimo disse...

por mim nao vejo problema nenhum colocar mulheres no bope

o que nao vou gostar é se mudarem a farda

tudo esta como te ve a farda preta nao pode mudar

Anônimo disse...

Como faço para me escrever no curso?

sei que meu futuro e no batalhão e e isso que eu quero!!!!!Sou bom ,mais com treinamentu serei muito melhor..
Se tiverem algum saite que possa mandar oume ajudar a axar para me escrever agradeço!

Anônimo disse...

eu acho que isto ñ te nada a ver poz mulheres tanbém te seus direitos pow tem muitas mulheres de grade coragem. eu nil estou tentando entra na policia tanbem mais se eu conserguir eu vou entra como um proprosito entra para muda meu sonho e entra na bope?

Anônimo disse...

coloca so uma tropa de mulher no bope e vai subir um compleo do alemão,encarar bandidos endemoniados que não tem nem consideração com a propria mãe, não é machismo não.

Anônimo disse...

Olá entra na PM, p/ mim é q nén toda criança desde pequena tem um sonho.e o meu é esse, entra na Policia mimlitar e, ir atraz de criminozos,é tudo p/ mim! Bém ñ sou contra. a Mulher no bope, porem q respeite e Honrre sua farda!!! poucos tem o privilegio de entra! gostaria de saber p/ quando tá previsto o concurso da pm de Sergipe.

Anônimo disse...

Na Cidade onde Eu, que é Tobias barreto, tem muito vagabundo mas p/ eles tem a pm, q atua aqui nas ruas de tobias barreto!!! mas Eu quero entra na PM ném q seja a ultima coisa q eu faça...Conto Com o concurso q tá vindo ai. pois estou estudando muito...

Anônimo disse...

Haa eh brincadeira isso eu sou da militar e só qem tah dentro pra sabe oque eh entra em favela nas madrugas e honra realmente a farda tem que sangue no zoio eu naum tenhu nada contra mulher mais axo que pra esse tipo de serviço mulher num serve tem que ser homen e muito homen pra subi favela e honra a patria então na minha questão de opinião mulher longe do BOPE

Anônimo disse...

Qual é, hem!

Mulher no BOPE. Bobagem pura. Nossa, o horror que se está construindo na atualidade.Pra mim a imagem que eu tenho da mulher é de salto alto, toda delicada. Vai ver esse novo tipo de mulher, que mais parece homem (mais não será), queira disputar um lugar no BOPE.
Essa gente precisa mais de Platão, Aristóteles para reconhecer naturalmente em qual o problema de ser mulher. Reconhecendo, reconhecerá que mulher no BOPE é no mínimo ridículo. A maior tropa de elite agora vai virar coisinha de segundo grau. Deus nos acuda.

Anônimo disse...

caro,seguinte, se forem gostosas,dar pro nego colocarem elas de biquinis na frente do pelotao pra distrari os traficantes enquanto o pelotao de tras entra pelos flancos, se nao for pra isso,dar nao viu.

Bruna disse...

Eu sou a favor das mulheres no Bope,Além do mais ela é uma polícia de operações especiais e precisa de sabedoria e estratégia para agir.E isso as mulheres tem de sobra.Só não sou a favor da troca de cor da farda,se realmente tiver que trocar, espero que seja então camuflada.E eu farei parte da equipe.

Anônimo disse...

muito boa a iniciativa de colocar mulheres no bope, acho q com treinamento, talento e trabalho, qualquer um consegui, inclusive as mulheres. so não concordo com a mudança na cor da farda, por que não podem ser mulheres de preto?

Anônimo disse...

eu sou mulher e na minha opinião não deveria trocar a cor da farda mulheres tbm podem usar preto acho a cor adequaa ao grau de poder deles ,e ja que não terá restrições de treinamentos deveria sim continuar com essa cor na farda

Anônimo disse...

mulher no bope? ki nad's

fabio disse...

A questão do genero feminino no BOPE nao tenho nada contra dsde kii as provas e treinamentos sejam rigorosas tanto quanto aos dos homens, assim caso uma mulher seja aprovada no curso-fato este que nem tds os homens são capazes- possa exercer sua profissao livremente seguindo assim os parâmetros e suas exigências...a cor da farda deve ser igual para ambos os integrantes e se mudar a cor kii mude para uma cor apta para o serviço deixando de lado a questao estetica....

Lucas disse...

Se a mulher sustentar o treinamento ta safo!

Anônimo disse...

Não acho rídiculo mulher no BOPE!
Antigamente mulher não podia ser militar, mas hj pode...Antes não podia pilotar um avião de caça, mas hj pilota...Porque não pode ser uma farda preta do BOPE!???
E não concordo em mudar a cor da farda, deve continuar sendo preta.

PAULO BARRETO disse...

BOM DIA ,NOBRES CAVEIRAS .DESDE JÁ SEJAM BEM VIDAS AO EIXO DAS AÇÕES OPERACIONAIS .TUDO VAI DAR CERTO ´POIS AS MULHERES NÃO SÃO SEXO FRÁGIL E SIM OSSO DURO DE ROER!!!!!

SGT PM BARRRETO (BEL/PA) disse...

CAVEIRAS FEMENINAS SEJAM BEM VIDAS .TD DE BOM!!!!

Anônimo disse...

kkkkkkk... a policia mais respeitada do BRASIL vai aceita muleres???
pedi pra sai.

Anônimo disse...

O BOPE é pra homem ñ pra garotinhas...

Anônimo disse...

o militarismo ta acabando,ta vendo agora tão querendo colocar mulher no bope , ja tão falando em mudar a cor da farda quero ver uma mulher subir no morro com um equipamento com mais de trinta quilos e um fuzil na mão ta de brincadeira ne isso ja ta virando bagunça.

BRUNO disse...

pelo o amor de Deus eu pensava muito em ir para o BOPE tenho muito respeito mas além de aceitar mulheres agora querem mudar a farda pow ridiculo tomara que não aceitem também corrupitos. é como diz no tropa de elite 2 o BOPE tá em decadência, BOPE é lugar de homem e a farda não é azul é PRETA.

Anônimo disse...

OS QUE DIZEM QUE AS MULHERES NÃO TEM CAPACIDADE PARA ENTRAR NO BOPE, SÃO OS MESMOS QUE ANTIGAMENTE DIZIAM QUE A MULHER NÃO PODIA TRABALHAR NEM ESTUDAR PQ NÃO TINHAM A MESMA CAPACIDADE DOS HOMENS PARA ISSO! E PASMEM, NUM TREINAMENTO DOS RANGERS, QUE É TÃO RIGOROSO QUANTO O DO BOPE, O GRUPO DOS HOMENS SE SAIU PIOR DO QUE O GRUPO DAS MULHERES, PROVANDO ASSIM QUE NÃO É QUESTÃO SÓ DE FORÇA E QUE OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM A VITÓRIA DE UM TRABALHO BEM FEITO

Anônimo disse...

INFELIZMENTE OS HOMENS DE NOSSA CULTURA SÃO EXTREMAMENTE MACHISTAS, O QUE É NA VERDADE UMA MÁSCARA PARA OCULTAR O MEDO, JÁ QUE AS MULHERES JÁ ESTÃO OCUPANDO TODOS OS CARGOS QUE SÓ HOMENS OCUPAVAM, O QUE DEMONSTRA QUE ELAS PODEM SER IGUAIS OU MELHORES DO QUE ELES, E ISSO DÓI. PORTANTO, SRAS. ASPIRAS, ISSO JÁ É UM COMEÇO!

Anônimo disse...

Na minha opinião deixa as mulheres entrarem no bope pra ver se elas agüentao a borachada

Rocio disse...

É muito importante que haja uma igualdade entre homens e mulheres. As mulheres têm direitos iguais aos dos homens em todos os aspectos da vida. Eu sofri um caso de discriminação quando queria comprar pranchas em um negócio. Acabei de falar com o vendedor e explicar que somos todos iguais e não devem sofrer qualquer tipo de discriminação.