sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Operação Sentinela: Treinamento mobilizou mais de 300 militares

Garantia da lei e da ordem. Este foi o objetivo do treinamento realizado, de 6 horas do dia 6 às 12 horas de 8 de novembro, por mais de 300 militares do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (BIMth) Regimento Tiradentes, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em São João del-Rei e Santa Cruz de Minas, com o apoio de policiais civis, representantes do Conselho Tutelar e do Judiciário, além de viaturas e uma aeronave do Exército. A “Operação Sentinela” alcançou os resultados esperados. Proteção de algumas instalações públicas essenciais (postos de abastecimento da cidade, telefonia, energia elétrica e redes de transmissões), controle do trânsito, patrulhamento ostensivo a pé e motorizado pela tropa armada, bloqueio de vias urbanas e estradas federais e estaduais, blitz nas ruas e segurança física aos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Estas foram as ações realizadas pelos militares. Segundo o comandante do 11º BIMth-Regimento Tiradentes, coronel Henrique Martins Nolasco Sobrinho, a intenção foi manter os militares em condições de serem empregados no reforço de policiamento nas áreas em que há a necessidade do emprego de força federal, tendo em vista a insuficiência de meios da Polícia Militar para garantir a lei e a ordem. “O objetivo da operação foi alcançado com sucesso. O emprego do Exército na manutenção da lei e da ordem está previsto no art. 142 da Constituição Federal. Esta é uma de nossas vertentes. Como o País tem sediado muitos eventos internacionais, preparando-se, inclusive, para a Copa em 2014, já estamos, também, treinando de forma a garantir a manutenção da segurança pública, inclusive nesses casos”, adiantou.

Uma ocorrência

A única ocorrência registrada, através da “Operação Sentinela”, foi o crime de desobediência cometido por Francisco Ferreira Silva, 25 anos. Por volta das 10h40min do dia 6 de novembro, à Rua Ministro Gabriel Passos, bairro Porto Real, em Santa Cruz de Minas, ao serem solicitados os seus documentos e de sua motocicleta, segundo a ocorrência policial, o rapaz se recusou a acatar as ordens legais, passando, posteriormente, a chutar seu próprio veículo, uma Suzuki placa HOG-4135, cor preta. Diante disso, ele foi imobilizado e preso em flagrante delito

Mais treinamentos

O exercício militar treinou, ainda, de 6 a 8 de novembro, o efetivo das cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte, também pertencentes ao Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro. O novo comando deverá ser acionado para reforçar o policiamento nas áreas em que haja necessidade de emprego de força federal. E o 11BIMth-Regimento Tiradentes estará, no final deste mês de novembro, em Resende (RJ), treinando sua tropa para o caso de ser acionada com relação à defesa externa do País.

Veja mais fotos aqui...

Fonte: Folha das Vertentes

Nenhum comentário: