quarta-feira, 3 de outubro de 2007

CPC quer capacitar policiais militares

Fortaleza,CE - Capacitação. Esta é a palavra de ordem do novo comandante do Policiamento da Capital, coronel Sérgio Costa, de 45 anos. Já familiarizado com o CPC, do qual foi comandante durante cerca de oito meses no ano passado, o oficial quer otimizar e potencializar os meios já existentes e prioriza a capacitação dos policiais militares do Estado, promovendo cursos como de radiopatrulha e abordagem tática policial militar, além do uso progressivo e moderado da força.

O novo comandante do CPC considera que a reciclagem é uma iniciativa necessária em quaisquer segmentos de trabalho ´e na segurança não poderia ser diferente´, destaca. Sérgio Costa também já tem em mente um novo planejamento de comando, que envolve, dentre outras ações, uma nova ordem de distribuição do efetivo da PM na Grande Fortaleza. ´Já estive à frente do CPC e hoje o cenário é outro. Fortaleza e a Região Metropolitana cresceram substancialmente. Creio que já somos a quarta metrópole do País em população. Portanto, faz-se necessário novo cenário operacional´, enfatiza.

Para reduzir os números da violência e proporcionar segurança à população, o coronel aponta como fundamental ´a presença ostensiva da Polícia Militar, tornando-se uma referência para o cidadão e um ponto negativo e repressor para os bandidos, que serão mais facilmente detidos e encaminhados às delegacias´. Integrado à Polícia Militar desde 1985, o coronel Sérgio Costa tem vasta experiência em atividades de inteligência e já esteve à frente do Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública (CIISP). Ele considera mais um desafio em sua carreira e uma honra a escolha para comandar o CPC. Reforça que a visão da PM é de garantir a tranqüilidade e a ordem. A mudança de titular do CPC já estaria sendo articulada pela PM após a posse do Coronel William, mas foi agilizada por conta da ação desastrosa de um grupo de PMs que, durante perseguição a assaltantes de um caixa eletrônico da Emlurb, na noite do último dia 26, acabou errando o alvo e metralhando outro veículo. Como resultado, o espanhol Marcelino Ruiz Campelo, que chegava com a esposa em visita ao Ceará, acabou paraplégico após levar um tiro na coluna.

Nenhum comentário: