terça-feira, 12 de julho de 2011

17º Batalhão da Polícia Militar comemora 29 anos


O 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), localizado no bairro Santa Mônica, zona leste de Uberlândia, comemorou nesta segunda-feira (12) 29 anos da instalação na cidade. Pela manhã, uma solenidade foi realizada para homenagear nove civis, que colaboraram durante o ano com a unidade, e também policiais militares.

Nascida em 1982, o batalhão sucedeu a 3ª companhia, único destacamento militar da cidade até a data, e que era subordinado ao 4º Batalhão de Uberaba. Na época, além de ser responsável por Uberlândia, ainda atendia 18 municípios da região.

“O 17º começou com, no máximo, 300 homens e pouca estrutura. Cheguei a andar em viaturas que eram Fuscas”, disse o sargento Alberto Galo. Ele, que também foi homenageado, é o único militar ainda na ativa lotado no batalhão desde sua criação.

Hoje, o 17º BPM conta, no efetivo, com cerca de 750 homens que são responsáveis pelo policiamento somente dos bairros localizados nas zonas leste e sul da cidade.

O tenente-coronel Hércules dos Reis, que está há dois anos e meio no comando do batalhão, disse que ainda há o que se fazer para reprimir a criminalidade na cidade, que apresenta um crescimento vertiginoso.

Para isso, segundo ele, o envolvimento com a sociedade e os investimentos em equipamentos são as prioridades. Tanto que, de novidade, há 25 viaturas novas (Palios) estacionadas no pátio do batalhão. “Estão no processo de regularização das documentações. Dentro de um mês, devemos estreá-las”, disse o comandante.

Veja a entrevista com o tenente-coronel Hércules dos Reis:


Guerra do Paraguai

O surgimento do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) é fundamentado no 17º Batalhão de Voluntários da Pátria, que participou da Guerra do Paraguai (1864-1870). Integrado à chamada “Coluna Camisão”, liderado pelo coronel Carlos de Morais Camisão, o destacamento se dirigiu até o estado do Mato Grosso (MT) para impedir a invasão de forças paraguaias. Depois, participou do episódio de fuga conhecido como “Retirada de Laguna”.

Fonte: JC

Nenhum comentário: