quarta-feira, 19 de setembro de 2007

PMs vão ser expulsos

RIO DE JANEIRO - Incrível como pode não ter nenhum Oficial envolvido nesse meio, não tem nenhum Policial Civil envolvido. Ah já ia me esquecendo só como diz a musica Faroeste Caboclo: "E NA PELEJA CEL DE 10 ESTRELAS FICA ATRÁS DA MESA COM O C... NA MÃO...". Desculpem o meu palavriado. Mas Policiais no Rio tem seus vencimentos por R$ 800,00 enquanto em Brasília R$ 2600,00, eles trabalham mais que os PMs, PCs, de MG, SP, MT, MS...
Você concorda com isso? Então vote em nossa enquete!

Além dos 56 policiais militares do 14º BPM, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, presos por envolvimento com traficantes, outros 69 soldados, cabos e sargentos permanecem encarcerados acusados do mesmo crime. Eles foram descobertos em investigações feitas pela Polícia Federal do Rio que culminaram, em dezembro passado, com a Operação Tingüi. Escutas telefônicas, feitas com autorização judicial, captaram conversas dos policiais com os traficantes, tal como ocorreu agora, em Duque de Caxias. Uma destas conversas era usada pelo ex-diretor da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, como exemplo da promiscuidade de parte das forças de segurança do Rio.

No telefonema em que cobrava uma propina, diante da alegação do marginal de que estava sem dinheiro, o policial militar aconselhou: “Vai assaltar”. A Operação Tingüi apontou o envolvimento de 77 policiais militares dos batalhões de Bangu (14º), Rocha Miranda (9º), Méier (3º), São Cristóvão (4º) e do Grupamento Tático Móvel (Getam).

O secretário da Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou ontem que os 56 policiais militares presos entre anteontem e ontem serão expulsos da corporação. Os policiais representam 10% de todo efetivo da unidade. Eles são acusados de associação para o tráfico de drogas, formação de quadrilha e corrupção. A Secretaria da Segurança informou que, de 2005 até o primeiro semestre deste ano, a corregedoria demitiu 553 policiais. Segundo Beltrame, os policiais serão julgados pela auditoria militar e pela Justiça criminal.

O secretário também disse que a prisão preventiva dos policiais será pedida nos próximos dias. O objetivo é manter os PMs presos por ao menos 30 dias. “Eles estão presos à disposição da Justiça. Esse procedimento vai ser desmembrado em crimes militares, que serão apreciados pela auditoria militar, e em crimes comuns. Contudo, já pode se dizer que eles deverão ser excluídos da PM. Obviamente que, tanto a legislação penal como administrativa prevêm o direito da ampla defesa, mas em tese, pelos atos praticados, eles serão excluídos”, disse o secretário.

Beltrame afirmou que, apesar de, até o momento, não ficar comprovado o envolvimento de oficiais no caso, não quer dizer que o envolvimento de superiores não possa ser descoberto pelo inquérito.

Nenhum comentário: