quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PEC 300: Militares esperam reunir 3 mil pessoas amanhã

Nesta quinta-feira acontece a mobilização em defesa da PEC/300, que propõe que os salários das policias nos estados sejam equiparados aos do Distrito Federal. A concentração é na praça Ary Coelho, as 14h.

A organização é feita por diversas agremiações da policia militar e corpo de bombeiros militares do estado. Também virão caravanas do interior do estado para compor o movimento. Os organizadores esperam mais de 3 mil pessoas na passeata.

A intenção dos organizadores é sensibilizar a opinião pública e os dirigentes políticos sobre a importância de um piso salarial com referência no salário dos pm’s do Distrito Federal.

No país existe uma grande variação entre a maior e menor remuneração paga aos membros das duas corporações. No Rio de Janeiro o valor é de pouco mais de R$ 1.000,00, valor considerado irrisório para manutenção de uma família.

Outro argumento dos dirigentes das entidades representativas do segmento é que o nível de formação e instrução dos praças e oficiais estão elevados, o que justificaria a reivindicação.

O presidente da Associação de Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sargento Thiago Mônaco Marques diz que: “Para oferecer a segurança que sociedade precisa e tem direito é preciso ter estabilidade e boa remuneração”.

Em Brasília, o salário de um soldado iniciante é, cerca de, R$ 4.000 reais. Porém, o concurso exige nível superior.

No MS, a única categoria policial que exige nível superior é a Policia Civil. O último concurso da PM, para vagas de soldado e oficial, exigiu nível médio.

Mobilização - Estão confirmadas a participação de caravanas de Corumbá, Paranaíba, Dourados, Coxim, Três Lagoas, Ponta Porã, Fátima do Sul, Naviraí e Nova Andradina.

Depois da concentração, os participantes sairão em caminhada pela avenida Afonso Pena, ruas 14 de Julho, Marechal Rondon e Pedro Celestino, retornando a praça do Rádio Clube.

A mobilização é um dos desdobramentos da Audiência Pública em Defesa da PEC 300, realizada 26 de outubro, na Assembléia Legislativa, convocada pelo deputado estadual Ivan de Almeida (PRTB) e o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT).

O evento contou com a participação dos deputados federais Major Fábio (DEM-PB), relator da PEC 300, e o capitão Assunção, membro da Comissão Especial que analisa a matéria na Câmara dos Deputados.

Fonte: CGN

Nenhum comentário: