domingo, 6 de dezembro de 2009

UBERLÂNDIA - PM reforça vigilância para o fim de ano
























Está em andamento, desde o dia 21 de novembro, a Operação Natalina da Polícia Militar de Minas Gerais para reforçar a segurança das compras do fim de ano, período em que aumenta a movimentação de pessoas e a circulação de dinheiro na cidade. O patrulhamento está intensificado, principalmente, nos setores comerciais dos bairros e do Centro, na rodoviária e nos terminais de ônibus, além das proximidades de agências bancárias.

Cerca de 240 novos policiais formados recentemente, além de outros 60 do efetivo administrativo somaram-se ao atual policiamento durante a operação. Entre os dispositivos de que a PM dispõe em Uberlândia estão bicicletas, motocicletas, viaturas básicas (carros menores com até 2 policiais), viaturas táticas (carros maiores com até 4 policiais), micro-ônibus e um helicóptero coordenando as ações de terra. Além disso, há homens a paisana e, desde junho de 2008, 72 câmeras de videomonitoramento acompanham initerruptamente a movimentação na região central. Em casos de registros criminosos, as patrulhas mais próximas são deslocadas para o local.

“A essência da PM está em suas ações preventivas e essa é uma das estratégias. A vigilância será intensificada de acordo com os dias e horários de maior movimentação”, afirmou o major Durango Lima, assessor de comunicação organizacional da 9ª Região da Polícia Militar.

Ainda segundo o major Lima, durante a Operação Natalina as ocorrências diminuíram 20% em 2008 se comparadas com as registradas em 2007. Durante todo o ano de 2008, a queda foi de 30% em relação a 2007. E, desde a instalação do videomonitoramento, o registro de ocorrências diminuiu 45% nos pontos de alcance das câmeras. “Esses índices são reflexos da presença do policiamento nas ruas”, disse.

População se sente protegida

Para quem circula ou trabalha na região central da cidade saber do reforço na vigilância da Polícia Militar é sinônimo de mais tranquilidade. A educadora infantil Ana Paula Amaral esperava o ônibus na praça Tubal Vilela, na manhã de ontem, enquanto câmeras e soldados faziam o patrulhamento. “Venho ao Centro para pagar contas ou fazer alguma outra compra, ou seja, sempre com algum dinheirinho no bolso. Por isso, me sinto mais segura sabendo que os policiais estão de olho”, disse.

O gerente de uma drograria também no Centro, Omar José Parreira, já percebeu maior movimentação de policiais na região. “Nunca mais a loja foi assaltada depois da instalação das câmeras. Agora a equipe pode trabalhar com mais calma e se concentrar no atendimento aos clientes”, afirmou.

Atendente de uma joalheria Raquel Castilho prefere a presença dos policiais a depender apenas da segurança interna da loja. “Começamos a estender o horário de funcionamento e à noite o medo de assaltos aumenta. Nossa tranquilidade reflete também para os clientes”.

Policiamento não foi reforçado

Na manhã de ontem, a reportagem do CORREIO permaneceu por cerca de 20 minutos na área comercial da avenida José Fonseca e Silva, do bairro Luizote, zona oeste, e não encontrou nenhuma patrulha da PM. Segundo os comerciantes do bairro, furtos são constantes. “Principalmente agora no fim do ano, o movimento aumenta e a presença de policiamento é fundamental na intimidação de bandidos”, afirmou a comerciante de uma loja de roupas e acessórios Edna Márcia.

A dona de uma tabacaria Vandeci Pita não percebeu nenhuma diferença no patrulhamento da região, mesmo com o início da Operação Natalina. “Regularmente passam viaturas, mas não é suficiente. Preferimos mais soldados circulando entre os pedestres”, disse.

De acordo com Márcia Helena Alves, de outra loja de vestuário, a insegurança é pior à noite. “Durante o dia não tenho o que reclamar. Mas a partir das 19h ficamos mais vulneráveis, mesmo porque é o período de fechamento do caixa”.

Saiba mais

Medidas de segurança para compras de fim de ano

- atenção com bolsas, carteiras e celulares
- evitar sair com objetos de valor e joias
- preferir cartão de crédito ou cheque a dinheiro vivo
- atenção ao entrar ou sair de agências bancárias
- não circular com as mãos cheias de pacotes
- não sair sozinho, mas, sim, em grupo à noite

Denúncias

190 - PM
181 - Disque Denúncia

Fonte: PMMG

Nenhum comentário: