segunda-feira, 11 de julho de 2011

PCMG é melhor avaliada do que a PMMG...

... na pesquisa Índice de Qualidade de Vida Relativo a Defesa Social - 2010

Depois de uma leitura interessante, sobre a Pesquisa Índice de Qualidade de Vida Relativo a Defesa Social - 2010, feita pela Fundação Guimarães Rosa, lançado no começo de junho deste ano pela SEDS-MG, deu-me uma impressão que a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais está no caminho certo.

A citada pesquisa foi realizada em todo estado de Minas, e para tal foi usada como parâmetro a população das dezoito Regiões Integradas de Segurança Pública. Fizeram um excelente “monitoramento e avaliação do efeito das ações governamentais a partir da análise da percepção e opinião dos cidadãos mineiros” (pg. 11).

Vamos então as análises:

1 - Região de Minas Gerais com melhor Índice de Qualidade de Vida Relativo a Defesa Social

Vê-se no quadro abaixo que o interior ainda é o lugar que se tem melhor qualidade de vida em relação à defesa social. E essa percepção da população não surgiu por acaso. Vários fatores influenciaram para que a sociedade mineira mudasse sua opinião sobre os órgãos de segurança pública.

É fato que a confiabilidade nas Polícias, na década de noventa e início deste século era limitada. Tinha se uma polícia que violava direitos humanos e não dava a população acesso a seus bastidores, se definindo como “bicho-papão” da sociedade, não a tendo como parceira. Já hoje, as polícias mudaram o foco e trouxe a população para seu lado e vem tentando de todas as maneiras em implantar a paz social, com uma busca incessante na redução da criminalidade. Na Policia Civil a “oxigenação” de seus quadros de pessoal, uma melhor qualificação e um desejo institucional forçou essa mudança de paradigma. Assim, vem mostrando uma policia civil mais cidadã.

Veja o quadro abaixo quais são as cidades com melhor índice de qualidade em defesa social:


2 - Confiança da população nas instituições de Defesa Social

Ainda estou por perguntar por quais motivos ainda estes dados estatísticos não foram dissecados e divulgados na grande imprensa, dando ênfase ao bom trabalho mostrado por esta secular instituição, denominada Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Deu-se muito destaque a avaliação do Corpo de Bombeiros, instituição de maior aceitabilidade da população, pois este tem serviços mais voltados à defesa civil do que de segurança pública propriamente dita.

O que muitos e até mesmo os policiais civis não acreditavam se mostra latente neste documento. A Polícia Civil mostra que não está muito aquém a sua co-irma, “menininha dos olhos” do Governo. Alias, mostra-se que a PCMG está melhorando a sua imagem ante a população que a avaliou como mais eficaz que a poderosa PMMG.

“A avaliação da PM pelos entrevistados é muito próxima da PC. Metade dos entrevistados considera que a Polícia Militar (50,1%) e a Polícia Civil (52,7%) realizam seu trabalho de forma eficaz.” (pg.60)

É importante salientar que resistência dos entrevistados com a Polícia Civil não passa de 20%.

Aqui se vê que não se pode usar o parâmetro Bombeiros, que pela função exercida por eles, não está intimamente ligada ao enfrentamento com a criminalidade, que faz da PCMG e PMMG ser minorada pela preferência popular.

“Quando se analisa... a confiança e tranquilidade que a PM, a PC e o CB transmitem às pessoas, observa-se uma credibilidade muito maior por parte do CB do que a PM e a PC. Entretanto, é importante enfatizar a diferença na natureza das atividades (ações) desenvolvidas por cada corporação, ou seja, em geral, a Polícia lida com situações de risco eminente, e o Corpo de Bombeiros com atividades de salvamento.” pág. 65 e 66.

Em relação à questão ética/moral vê-se que a população ainda rotula o policial como corrupto.

“Apesar de metade dos entrevistados acharem o trabalho da polícia eficaz, apenas 40,2% dos entrevistados consideraram os policiais militares honestos, assim como 39,6% que avaliaram os policiais civis da mesma forma. Muniz (1999) afirma que a mídia contribui para essa percepção negativa dos policiais. “As frequentes notícias de brutalidade, corrupção e arbítrio envolvendo os agentes da lei invadem o nosso dia a dia e parecem servir para confirmar, no plano da subjetividade coletiva, um tipo de suspeita estrutural” (p.256).” pg 63.

Já nesse trecho, podemos notar metade dos entrevistados ainda temem as polícias e esse seria um novo viés que a PCMG deverá trabalhar. O objetivo, portanto é reduzir essa resistência com novas estratégias, como o tratamento dos cidadãos com urbanidade, ter melhores instalações para o devido atendimento dentre outras.

“Cerca de 50% dos entrevistados disseram que concordam com o enunciado “A Polícia Militar de minha cidade demonstra respeito pelos cidadãos”, 50,5% disseram o mesmo da Polícia Civil”. pág. 64

“Já a avaliação do Corpo de Bombeiros é bem mais positiva que a da PM e da PC: 84,2% dos entrevistados acham que o CB realiza seu trabalho de forma eficaz, 79,2% acham os bombeiros honestos e 85,3% concordam que eles demonstram respeito pelos cidadãos.” Pág. 64.

3 - Conclusão

“De maneira geral, houve aumento na qualidade de vida relativa à defesa social entre 2009 e 2010. Entretanto, o IQVDS continua a ter uma avaliação mediana. A confiança na Corporação permaneceu praticamente inalterada neste período, em compensação, a confiança no governo diminuiu e a proporção da população sem opinião formada sobre a eficácia das políticas de segurança pública aumentou. Por isso, volta-se a destacar a importância do Estado divulgar suas ações, pois tornar explícito o que se está fazendo pode ter um grande impacto na percepção da população que, nem sempre, tem acesso aos dados objetivos sobre a segurança pública.” Pag. 154.

Devemos, portanto, nos curvar e agradecer por termos uma Policia Civil que ainda expressa confiança em boa parte da população mineira, mesmo trabalhando em pocilgas, com pouco efetivo e salários de fome.

Fonte: Notícias da PC

Um comentário:

Forte disse...

Há Delegacias de Polícia que mesmo com a boa vontade do Delegado de Polícia, Chefe de Cartório e Inspetor, tripé que forma o funcionamento administrativo da Unidade Policial, não possuem funcionários. exemplo é a 4a. do Barreiro, onde o insigne Dr. Grossi, Hélio Chefe de Cartório e Inspetor Luiz, não fazem muito por faltar-lhes agentes e escrivães.Ressalta-se ainda, que não há viatura policial que possa cobrir necessidades da circunscrição densa a que serve apurando diversos delitos. Isso ocorre já faz muito tempo, embora o Primeiro Escalão possa até criar estudos suficientes. Creio até que se Pms que ingressaram na PMMG há 05 anos poderiam ser lotados como policiais civis, evidente que para tomar posse no cargo de policiais civis por opção deles, daria um impulso positivo para um trabalho que seria notório pelo bem de todas as regionais. Agora pretendem acabar com as Companhias PM, fato que não melhorará nem a prevenção nem a repressão. A discussão de estruturas policiais nunca resolve a questão para o povo. Esse governo brasileiro atual que é continuidade do comunismo trazido por Lula, FHC e a maioria de Deputados e Senadores nunca deseja ver uma polícia como sugiro, mas sempre quiseram polícia fraca, sem autonomia, sob os auspícios de solapamento dos direitos até dos aposentados. Depois do comunismo implantado acabou o respeito ao direito adquirido, à coisa julgada e ao ato jurídico perfeito, já que para o comunismo tudo pode ser modificado ao seu talante. O Poder Judiciário não fala mais em Juiz livre, isso é raríssimo encontrarmos, verdade que temos, mas são raros, havendo laivos da ruína do comunismo. O 4º Poder - MP - está em patamar pior ainda, não de saber jurídico, mas de seguir a vontade governamental e o povo que se dane, fazendo lembrar o personagem humorístico "João Plenário". O povo não enxerga o banditismo de Lula, de Dilma, de Zé Dirceu, de Genoíno, todos os Petistas, não sabendo nada em relação ao solapamento da riqueza dos brasileiros, desde a máxima"O Petróleo é Nosso!", sendo isso coisa do passado. Nosso subsolo, esse está sendo retirado e ninguém vê as crateras deixadas em Itabira,Itabirito, Barão de Cocais, Conceição de Mato Dentro, até parece que não existe promotoria de justiça para enxergar. Vemos Deputados e Senadores componentes de um "poder", hoje semelhante a uma das "gangs" que assolam a tranquilidade pública, sendo composta por um "covil de ladrões" sábios para legislar a favor de empresas que lhes dão muito dinheiro que nem sei decontar. O homem de bem se revolta com tudo isso. Tenho pedido as FFAA em razão da urgência que nosso país precisa para estancar a sangria da riqueza indo embora do país.Algum que pretendeu ajudar o país ficou só porque ninguém fez sequer um dueto à sua voz, mesmo sendo forte como foi, por exemplo, o insigne Min.Joaquim Barbosa.