quinta-feira, 28 de junho de 2007

Enquanto estamos bem em Minas...

O Rio de Janeiro esta... Criminosos atiram contra policiais no complexo do Alemã.

Um novo tiroteio foi registrado nesta quinta-feira no complexo do Alemão (zona norte do Rio), após um início de manhã tranquilo no conjunto de favelas. Os disparos foram feitos um dia depois da megaoperação policial que resultou em 19 mortes no complexo.
O tiroteio desta quinta teria sido uma reação dos traficantes contra a aproximação do caveirão --veículo blindado da polícia-- na região da favela da Fazendinha. Não há registro de vítimas. O complexo --região de 21 favelas com mais de 160 mil habitantes-- está ocupado pela polícia desde o dia 2 de maio.
Na quarta (27), a operação contou com 1.350 homens das polícias Civil e Militar e da FNS (Força Nacional de Segurança). Foi a maior mobilização de policiais para combate ao tráfico em uma área do Rio. A justificativa para a ação foi o cumprimento de mandados de prisão na região do complexo, além da apreensão de drogas e armas.
Na ocasião, o secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, defendeu a ocupação de morros como forma de combate à violência. Ele afirmou que a solução para o problema, no Rio, "é um remédio amargo", mas que é preciso "optar e seguir em frente".
Os nomes dos mortos não foram confirmados. Inicialmente, o secretário informou que todos teriam envolvimento com o tráfico de drogas.
Devido à operação, escolas suspenderam as aulas, e ônibus deixaram de circular na região.
As forças de segurança do Rio não mobilizavam tamanho contingente desde a operação na busca dos assassinos do jornalista Tim Lopes, em 2002, quando cerca de 800 policiais entraram em várias favelas.

Ocupação

A ocupação do complexo, no começo de maio, teve como objetivo capturar os responsáveis pela morte dos soldados Marco Antônio Ribeiro Vieira e Marcos André Lopes da Silva, do 9º Batalhão (Rocha Miranda), assassinados com mais de 30 tiros no dia 1º de maio.
A região permanece ocupada pela polícia. Desde o início dos trabalhos, os tiroteios são freqüentes. Antes da megaoperação, outras 25 pessoas foram mortas --não foram confirmados os nomes de todas as vítimas ou quantas delas tinham envolvimento com o tráfico de drogas.

*Segurança no Pan *

Para reforçar a segurança durante os Jogos Pan-Americanos, 2.000 homens da FNS (Força Nacional de Segurança) chegam ao Rio nos próximos dias.
O grupo irá se juntar aos outros cerca de 2.000 homens da tropa que estão no Estado. O Pan começa dia 13 de julho.
O número de homens da FNS no Rio deve chegar a 6.000, até o começo do Pan.

Para quem nao conhece o Famoso CAVEIRÃO.

Nenhum comentário: