quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PMERJ - Governo inaugura Unidade de Polícia Pacificadora em morros da zona sul do Rio

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, inauguraram na manhã desta quarta-feira a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana e Ipanema, zona sul do Rio. De acordo com a Polícia Militar, 340 soldados recém-formados pela academia da corporação irão atuar nas duas comunidades.

A nova UPP está localizada na sede do Grupamento de Policiamento de Áreas Especiais (Gepae), no Espaço Criança Esperança, no alto do morro do Cantagalo. A ocupação das duas comunidades teve início no dia 30 de novembro com soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A Unidade de Polícia Pacificador dos morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho é a quinta do Rio. Cidade de Deus e favela do Batam, na zona oeste, e os morros Santa Marta, Chapéu-Mangueira e Babilônia, na zona sul, também possuem UPPs.

Pacificação

Também nesta quarta-feira, cerca de 80 policiais do Batalhão de Choque começaram a ocupar a Ladeira dos Tabajaras e o morro dos Cabritos, em Copacabana, para a instalação de mais uma UPP. Soldados do 19º BPM (Copacabana) reforçam o patrulhamento na região para impedir que os traficantes promovam alguma retaliação à ocupação.

Com a pacificação da Ladeira dos Tabajaras e do morro dos Cabritos, o governo do Rio pretende banir de toda a orla turística da capital fluminense o tráfico ostensivo de drogas e a presença de traficantes armados com fuzis e metralhadoras.

A secretaria de Estado de Segurança também prevê a ocupação da polícia em comunidades da zona norte do Rio. A estratégia, no entanto, exige um efetivo maior. As ocupações em 2010 devem começar no mês de maio, com 3.300 policiais formados para trabalhar em UPPs – 1.300 sairão em maio e mais 2.000 estarão se formando em julho.


Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário: