quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PM/SP - Ronda programada da PM dá segurança a moradores que viajam no interior de SP

Serviço é gratuito e pode ser pedido para bases comunitárias. Programa é complementar; morador também deve ter itens de segurança.
Moradores do estado de São Paulo que querem garantir mais segurança a suas casas quando viajam durante as férias podem acionar a Polícia Militar para que ela faça rondas programadas em sua rua.
Em Bauru, a 329 km de São Paulo, o serviço existe há 9 anos. Segundo a PM, nenhuma das casas que fez parte do programa neste período foi alvo de ladrões. A ronda programada é oferecida de graça. Com o endereço em mãos, os policiais fazem a ronda durante a patrulha no bairro. Se algo ocorrer, eles ligam para o responsável indicado pela família que ficou na cidade.

O aposentado José Dias Júnior voltou de viagem antes do previsto e foi surpreendido por excesso de zelo. “Passando aqui na frente de casa, o carro da polícia parou e eles perguntaram se estava tudo bem, não sabiam que era a gente. Nós nos identificamos e com isso aumentou muito a credibilidade nesse trabalho da polícia”, afirmou.

Para aderir ao programa, basta ligar para as bases da PM que são responsáveis pelo bairro. “A pessoa deve entrar em contato com as bases comunitárias, para não congestionar o 190. Funciona no estado inteiro, é gratuito, mas é um programa complementar, o morador deve sim procurar sempre a proteção de seus bens”, explicou o tenente da Polícia Militar Heraldo Carlos Monteiro.

“Ele [o morador] vai dizer se vai ficar algum vizinho, algum responsável, se existem cães, quais os dispositivos de segurança instalados”, disse o policial. Para isso, é preciso preencher um questionário, o que pode ser feito pessoalmente ou por telefone.


Fonte: G1

Nenhum comentário: