segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rio de Janeiro - Operários são mortos por traficantes no Alemão

Três operários de uma pedreira morreram e outro ficou ferido após serem baleados por supostos traficantes no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

De acordo com o comandante do batalhão da Polícia Militar da área, tenente-coronel Antônio Jorge, eles foram atingidos pelos tiros quando chegavam para trabalhar, no início da manhã de ontem. "Ainda não sabemos a motivação. Eles podem ter sido confundidos com traficantes rivais, já que estavam em pé, na caçamba da picape."

O operário que sobreviveu foi identificado como William Siqueira Guimarães, 33. Baleado no joelho direito, ele conseguiu fugir após rolar de uma ribanceira e pedir ajuda a moradores. Ele foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas e seu estado de saúde era estável. Assim que receber alta, ele deve prestar depoimento à polícia.

A Polícia Militar fez uma operação na tarde de ontem para retirar os corpos dos operários de dentro do Complexo. Segundo policiais, houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.

A ação mobilizou 40 policiais que conseguiram, após oito horas, levar os corpos para o Instituto Médico Legal.

Os operários eram funcionários da empreiteira Lafarge, que explora uma pedreira dentro do Complexo do Alemão. Essa região do Rio tem obras orçadas em R$ 601 milhões incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

A construção de um teleférico é a principal intervenção no local, que inclui também o alargamento e a pavimentação de 2,5 km de ruas, a construção de 3.000 moradias, além de equipamentos sociais e da instalação de redes de água e esgoto.

Formado por 13 favelas e com cerca de 105 mil moradores, o Complexo do Alemão é considerado uma das áreas mais violentas do Rio de Janeiro. Tem o mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos 126 bairros da capital: 0,711. O índice é igual ao da Indonésia, que ocupa a 108º posição no ranking mundial de desenvolvimento.

A região do Complexo do Alemão é considerada pela polícia carioca como o mais importante esconderijo de lideranças do Comando Vermelho, principal facção criminosa do Rio. Com a pacificação de favelas da zona sul, os policiais acreditam que muitos traficantes se refugiam nas vielas do Alemão. A quadrilha local tem 60 fuzis, segundo cálculos da polícia.
Fonte: Agora UOL

Em junho de 2007, 1.250 policiais fizeram uma operação no Alemão que resultou na morte de 19 supostos criminosos.

Nenhum comentário: