terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Confira os 10 casos de polícia mais marcantes de 2009

Em 2009, os casos de polícia envolveram prisão e morte de pessoas conhecidas. Alguns deles tiveram reviravoltas, inclusive transformando vítima em investigado. Confira os dez episódios policiais mais marcantes do ano, relacionados pela editoria de Brasil do portal Terra:

10. Ex-ministro do TSE é morto no DF
O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral José Guilherme Villela, conhecido por ter sido advogado de defesa do ex-presidente Fernando Collor, foi encontrado morto no dia 31 de agosto. Ele, a mulher, Maria Villela, 69 anos, e a empregada do casal, Francisca da Silva, 58 anos, foram assassinados a facadas. Os criminosos fugiram com dinheiro e joias. Em novembro, dois usuários de crack foram presos e encontrados com a chave original do apartamento do ex-ministro. Um terceiro suspeito foi preso dias depois.

9. Casal é atacado em trilha no PR
Em fevereiro, um casal de namorados foi atacado a tiros em uma trilha no Morro do Boi, no balneário de Caiobá, no Paraná. Osíris Del Corso, 22 anos, morreu e Monik Pergorari de Lima, 23 anos, foi gravemente ferida. O criminoso voltou ao local do crime horas depois e abusou da vítima. O suspeito foi preso e reconhecido por Monik. Cinco meses depois, um homem confessou ter sido o verdadeiro autor do crime. Em menos de um mês depois, o novo suspeito voltou atrás e disse ter confessado o crime sob tortura.

8. Sem-terra é morto com tiro nas costas no RS
O sem-terra Elton Brum da Silva, 44 anos, foi morto com um tiro nas costas durante uma ação de desocupação na fazenda Posto Bragança, em São Gabriel (RS). O Ministério Público afirmou que o resultado pelo disparo foi o soldado da Polícia Militar Alexandre Curto dos Santos, 38 anos. O PM não teria seguido a recomendação de não utilizar munição letal nas espingardas durante a desocupação.

7. Presa suspeita de sedar bebês
A técnica em enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, 25 anos, foi presa em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, acusada de ter injetado alta dose de sedativos em 11 bebês no hospital da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Ela chegou a admitir o crime, alegando problemas pessoais com religião e família, mas voltou atrás.

6. Falso ataque contra brasileira na Suíça
No dia 11 de fevereiro, o Itamaraty divulgou o relato de uma brasileira que dizia ter sofrido um ataque de um grupo skinhead em Zurique, na Suíça. Paula Oliveira, 26 anos, disse à polícia local ter pedido os gêmeos que esperava depois que três homens, de cabelos raspados, a espancaram e fizeram cortes em seu corpo. A pele da brasileira apresentava siglas de um partido de extrema direita, contrário à entrada de imigrantes. O governo brasileiro passou a condenar o até então ataque xenófobo, até a polícia local afirmar que tudo se tratava de uma farsa de Paula.

5. Avião roubado cai em GO; pai e filha morrem
Em março, um monomotor caiu no estacionamento de um shopping de Goiânia. O piloto, Cleber Barbosa da Silva, 30 anos, e a filha, Penélope Barbosa Correia, 5 anos, morreram na hora. Mais tarde, a polícia informou que Silva viajava de carro quando brigou com a mulher, agrediu ela com um extintor e a jogou para fora do veículo. Em seguida, entrou em um aeroclube, rendeu o piloto de um monomotor e entrou na aeronave com a filha. Depois de dar rasantes na cidade de Goiânia, acompanhado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião caiu. Para a polícia, o homem derrubou o avião de forma proposital.

4. Vendedora é estuprada e baleada
No fim de novembro, uma vendedora de 21 anos foi assaltada, estuprada e baleada no rosto na Estrada das Paineiras, no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Dois policiais militares foram presos como suspeitos do crime. Para sobreviver, a jovem fingiu-se de morta até a partida dos PMs.

3. Especialista em reprodução é acusado de estupro
Conhecido por ser um dos pioneiros no método de fertilização in vitro no Brasil, o médico Roger Abdelmassih foi preso em 17 de agosto de 2009 sob acusação de estuprar mais de 50 pacientes durante consultas e procedimentos para retiradas de óvulos. Além dos abusos, o médico também passou a ser investigado por manipulação genética e crime fiscal.

2. Acidente envolvendo deputado mata 2 no PR
O deputado estadual do Paraná Fernando Carli Filho foi acusado, em maio, de ter causado um acidente que provocou a morte de dois jovens no bairro Mossunguê em Curitiba. Laudos apontaram que ele estava sob efeito de bebida alcoólica, dirigia a 167 km/h e com a carteira de habilitação suspensa. Ele havia sido multado 30 vezes nos últimos seis anos. Do total, 23 infrações foram por excesso de velocidade. O deputado renunciou ao mandato e pediu desfiliação do PSB.

1. Coordenador do AfroReggae é morto
O coordenador social do projeto AfroReggae, Evandro João da Silva, foi assassinado a tiros no Rio de Janeiro durante o assalto na saída de uma boate. O caso teve forte repercussão depois da acusação de que dois policiais militares não teriam socorrido a vítima, permitido a fuga dos suspeitos e ficado com os pertences roubados de Silva. Os PMs foram presos.

Fonte: Terra notícias

Nenhum comentário: