segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PMMG - PM adquire veículos policiais blindados

Para investir no atendimento de ocorrências da alta complexidade, a PMMG, buscando um aprimoramento tecnológico e logístico, está adquirindo dois veículos policiais blindados, para Grupo Ações Táticas Especiais - GATE e Batalhão de Polícia de Eventos - BPE. Os veículos não serão usados para incursão em aglomerados. Para entrar nesses locais, a PM dispõe das viaturas do Gepar e do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas. A aquisição dos veículos blindados visa reforçar a segurança pessoal dos policiais militares na atividade operacional, principalmente no desencadeamento de operações de alto risco.

GEPAR
O Gepar - Grupamento Especializado em Patrulhamento de Áreas de Risco é uma experiência inovadora. Os militares atuam de forma preventiva, a partir de um mapeamento da região, para facilitar a localização de pontos críticos. Juntamente com a comunidade, os militares procuraram as soluções para as dificuldades. Os policiais destes grupamentos recebem treinamento especial, com reforço nas disciplinas de direitos humanos e de prevenção às drogas. Eles têm uma visão mais social, para que reconheçam todos os fatores que influenciam na questão da violência e criminalidade. Em muitas áreas onde se constata a redução de índices, há a presença destes policiais.
ROTAM
A 11 de abril de 2001, foi criado o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas - Batalhão ROTAM, que leva o nome da fração mais presente no dia-a-dia da sociedade metropolitana. Os militares garantem proteção, prestam socorro e cuidam para o restabelecimento da tranquilidade pública.
A unidade é uma força de manobra tática do Comandante-Geral da Polícia Militar - e atua em todo e qualquer ponto do Estado, quando requisitado pelas Unidades do interior e ainda dá suporte às demais Unidades da Capital. Seus integrantes fazem os cursos oferecidos pela PMMG, além de um treinamento específico para atuar na unidade: o Curso ROTAM. As RONDAS TÁTICAS METROPOLITANAS têm como missão principal a prevenção e combate à criminalidade violenta e o atendimento de ocorrência de alta complexidade. A política do Comando Geral de ocupar as Zonas Quentes de Criminalidade, associada a estratégia de comando do Batalhão ROTAM, de imprimir uma ação da mais enérgica da PM em pontos críticos, associados ao grau de motivação dos policiais, vem resultando em grande produtividade.
VEÍCULOS POLICIAIS BLINDADOS
O Centro de Motomecanização e Intendência - CMI da PMMG realizou intenso estudo no mercado sobre veículos blindados, inclusive, visitou outras Polícias Militares e observou, por mais de dois anos, o emprego de tais viaturas em vários países do mundo. O objetivo foi levantar informações, estabelecer características e especificações essenciais de uma viatura de alta segurança e de grande porte.
A entrega dos veículos está acontecendo este mês. São dois veículos, adquiridos por meio de edital público (Amalcaburio - do Rio Grande do Sul, é o nome da empresa ganhadora do processo). Eles têm capacidade para conduzir de 12 a 16 policiais militares.
Essas viaturas serão empregadas em missões diversas como apoio em casos de calamidade pública, na busca, salvamento e resgates, nas operações anti-sequestro, nas missões de enfrentamento em áreas urbanas e rurais de alto risco, controle de distúrbios, nas reintegrações de posse em áreas urbanas e rurais.
A aquisição destes veículos vai oferecer aos militares mais mobilidade e segurança para que eles atuem nas mais variadas situações e terrenos.
Fonte: PMMG

Nenhum comentário: