terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Polícias do MT e MS - Segurança discute recursos para compra de helicópteros de patrulha

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza hoje audiência pública para discutir a liberação, pelo governo federal, de emenda da comissão ao orçamento do ano passado, no valor de R$ 15 milhões, para aquisição de dois helicópteros para as fronteiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai. O debate foi proposto pelos deputados Valtenir Luiz Pereira (PSB-MT) e Capitão Assumção (PSB-ES).
Os dois parlamentares lembram que a região é marcada pela ação de grupos criminosos e exige atenção redobrada por parte do poder público. Segundo
dados da Polícia Rodovia Federal citados pelos parlamentares, a fronteira seca vem sendo utilizada para práticas de crimes como tráfico de drogas, armas, munições, remédios, agrotóxicos, produtos agrícolas; e o contrabando de mídia eletrônica (CDs e DVDs), eletro-eletrônicos, artigos esportivos, autopeças, combustíveis, madeira e animais silvestres, entre outros.

Um dos principais entraves, segundo eles, para ações de combate ao crime tem sido a falta de aparelhamento na área de segurança. A aquisição dos dois helicópteros, portanto, na avaliação dos deputados, vai assegurar maior eficácia no patrulhamento das fronteiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Foram convidados para o debate:
- o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisola Ballestreri;
- o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo de Azevedo Bringel;
- o secretário-executivo-adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani;
- o secretário de Justiça e Segurança de Mato Grosso, Diógenes Curado Filho; e
- o secretário de Justiça e Segurança de Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini.

A reunião está marcada para as 14 horas no plenário 7.


Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: