quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Coronel mineiro critica falta de regras para uso de armas pela polícia

Críticas ao comodismo dos governantes e um alerta aos companheiros policiais em todo o país. Esse foi o tom de abertura do segundo dia do Seminário de Qualidade do Sistema de Defesa Social, em Belo Horizonte, feito pelo coronel da PM-MG Fábio Xavier (foto ao lado). Para ele, a ausência de regras jurídicas bem definidas sobre o uso de armas de fogo pelos policiais brasileiros é cômoda aos governantes e enfraquece a polícia.

- Como o policial na ponta da linha, aquele que patrulha as ruas, vai se sentir? Ele estará inseguro, desamparado legalmente caso precise usar a arma.
Embora reconheça que o uso da força da polícia está relacionado à legitimidade que ela tem junto a sua comunidade, o coronel apontou como fundamental a criação desse arcabouço jurídico, que julga inexistente. Ele chamou de “covardia profissional” os governantes colocarem armas de ponta na mão de uma polícia que não tem amparo jurídico, caso precise usá-las.
- Não podemos sujeitar a segurança dos nossos policiais, muitas vezes ligada ao uso da arma de fogo, à interpretação de algum jornalista, de um político que se alvoroce a dizer que houve excesso – criticou.

FONTE: Extra

Nenhum comentário: