segunda-feira, 30 de novembro de 2009

São Paulo - Corregedoria apura fraude em concurso para fotógrafo da Polícia Civil de SP

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo apreendeu na sexta-feira (27) todos os documentos do concurso para fotógrafo técnico policial, que oferece 107 vagas. O salário é R$ 1.801,69 para o cargo, que exige ensino médio.

A suspeita é a de que tenha ocorrido fraude na fase oral - segunda fase do exame - feito pela Academia da Polícia Civil. O concurso, que recebeu mais de 17 mil inscrições, teve prova preambular, com testes de múltipla escolha, prova oral e exames psicotécnicos e físicos.

Candidatos que não teriam respondido a nenhuma das cinco perguntas feitas na prova de português teriam sido mesmo assim aprovados e outros foram barrados pela banca examinadora composta por peritos criminais. Os exames foram filmados.

Os corregedores foram à sede da Academia da Polícia Civil, na Cidade Universitária, no Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, a pedido do próprio delegado Ailson José Vieira Pinto, diretor da academia, que recebeu a denúncia sobre a suposta fraude. Os aprovados já estavam cursando as aulas quando o caso foi descoberto.

Além de documentos com as provas e anotações dos examinadores, a corregedoria também apreendeu oito DVDs com as imagens das provas orais dos candidatos aprovados conforme lista publicada no dia 16 de julho de 2009 - os exames realizados entre 27 de abril e 8 de julho haviam sido gravados.

Os integrantes da Divisão de Operações Policiais (DOP) da corregedoria permaneceram durante quatro horas dentro da academia e voltaram por volta das 20h30 à sede da corregedoria, no Centro de São Paulo. O material foi lacrado e deve começar a ser analisado nesta segunda-feira (30) pelos corregedores, quando também deve ser aberto inquérito.

Os candidatos reprovados e aprovados devem ser chamados a depor. Além deles, a corregedoria deve ouvir também os integrantes da banca examinadora do concurso. Os DVDs com as imagens das provas orais serão enviados à perícia.

Fonte: G1, São Paulo

Nenhum comentário: