quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

RJ: ex-prefeito de NY prestará assessoria em segurança

O Governo do Rio de Janeiro vai contratar o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani para prestar consultoria em segurança pública, com foco nos Jogos Mundiais Militares de 2011, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, durante encontro entre o ex-prefeito e o governador Sérgio Cabral (PMDB).

Giuliani foi responsável pela implantação da política de "tolerância zero" em Nova York, entre 1994 e 2002. O ex-prefeito aplicou a teoria da "janela quebrada". Segundo ela, se uma janela quebrada não for consertada, a tendência é a depredação das outras. Com isso, todos os delitos, independentemente da gravidade, passaram a ser reprimidos na cidade, o que levou a uma expressiva redução nos índices de criminalidade.

Em parceria com um grupo do governo do Estado, a equipe de Giuliani vai, durante um mês, estudar a realidade do Rio e preparar uma proposta ao governo fluminense.

"Nós já o temos como referência. Muito do nosso trabalho nas Regiões Integradas de Segurança Pública foram baseados no modelo que Giuliani criou para Nova York e que se mantém até hoje", disse Cabral.

Durante visita ao Rio, Giuliani discursou para guardas municipais e disse que o Rio poderá se tornar uma das cidades mais seguras do mundo. Ao lado do prefeito Eduardo Paes, Giuliani elogiou as políticas de segurança pública de resgate das comunidades sob influência do tráfico e enfatizou ser necessário levar para esses locais escolas, serviços sociais e atividades para as crianças.

"Você tem que ter atenção nas grandes e nas pequenas coisas. E também tem que tornar a comunidade mais segura, mais limpa, mais saudável, além de educar as crianças", disse Giuliani, após visitar uma escola municipal no Complexo do Alemão.

O ex-prefeito não quis comentar sobre o seu futuro político e se mostrou otimista com o rumo das políticas públicas no Rio. "Acho que estão progredindo. É uma longa estrada, que leva um longo tempo. Isso me tomou seis ou sete anos para realmente mudar a cidade de Nova York. Não foi feito em um dia, um ano ou dois anos."

Sobre a escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016, Giuliani afirmou ter ficado desapontado pela derrota dos EUA, mas se disse feliz pela escolha do Brasil. "Isso dará a vocês um grande objetivo, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, para seguir. E trará muitos recursos para a cidade."

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: