quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Minas Gerais - População de Governador Valadares pede redução de homicídios

A prevenção da ocorrência de homicídios, sobretudo entre os jovens, é a principal medida para reduzir a criminalidade no Vale do Rio Doce. A avaliação foi feita pela maioria dos participantes de audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada em Governador Valadares nesta terça-feira (1o/12/09). A reunião teve como objetivos verificar a situação do Vale do Rio Doce, no que diz respeito à segurança, e avaliar o atual estágio de integração das polícias Militar e Civil na região. Valadares foi o sétimo município visitado pela comissão desde agosto, numa sequência de encontros para ouvir a população de todo o Estado. Nesta quarta-feira (2), os deputados vão a Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Uma pesquisa coordenada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada na semana passada, revelou que Governador Valadares é a quinta cidade do País em que os jovens são mais vulneráveis ao crime, num total de 266 municípios pesquisados. Para o comandante da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), coronel Cícero Nunes Moreira, estes e outros dados demonstram que há na cidade uma situação especial, que precisa de atenção e medidas especiais. "O problema da violência é cultural e estrutural em Governador Valadares", declarou.

O coronel disse que a ação integrada das polícias Militar e Civil conseguiu conter o aumento dos índices de criminalidade nos últimos três anos. Na opinião dele, no entanto, o combate efetivo à violência depende de mais investimentos em políticas públicas.

A prevenção da criminalidade é o foco do Plano Municipal de Segurança Cidadã, que será lançado na semana que vem pela prefeitura de Governador Valadares. O anúncio foi feito pela prefeita Elisa Costa. "Nossa cidade tem uma cultura da violência, e queremos transformá-la em uma cultura da paz", disse ela sobre as medidas. A prefeita também destacou o investimento em políticas públicas como principal caminho para a prevenção, e reivindicou mais recursos federais e estaduais para a cidade.

Na mesma linha, a presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, vereadora Dilene Dileu, defendeu a inclusão do município no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que articula políticas de segurança com ações sociais.

Clique Aqui e leia matéria completa.

Fonte: ALMG

Nenhum comentário: