sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pernambuco - MP de PE recomenda suspensão de concurso para 2,1 mil vagas na PM


Prazo de suspensão é de 90 dias para apurar possíveis fraudes.O concurso recebeu 103.010 inscrições.
O Ministério Público de Pernambuco recomendou que os secretários estaduais de Administração e de Defesa Social do estado suspendam imediatamente e pelo prazo de 90 dias todos os trâmites relacionados ao concurso da Polícia Militar para 2,1 mil vagas de soldado. O concurso recebeu 103.010 inscrições e a prova foi realizada no dia 22 de novembro. De acordo com o MP-PE, o prazo é necessário para que sejam concluídas as investigações iniciadas pela Polícia Civil e pelo próprio MP-PE a respeito das tentativas de fraude e outras possíveis irregularidades ocorridas no dia da prova. O documento é assinado pelo promotor de Justiça Eduardo Cajueiro. Entre as denúncias dos candidatos estão vazamento e venda de gabarito, uso de celular e aparelho de escuta no ouvido durante a prova, consulta de material nos banheiros e fiscais que não acompanharam os candidatos aos sanitários. “A recomendação não tem caráter vinculativo, as secretarias não estão obrigadas a acatar. No entanto, é uma medida de precaução, já que as investigações estão em andamento”, afirma o promotor.

Dentro desses 90 dias, ele pretende aprofundar a análise de todas as informações relacionadas às possíveis irregularidades ocorridas durante a prova para, ao final da investigação, decidir se será ou não necessário anular a prova objetiva para garantir a legalidade do concurso. As secretarias estaduais de Administração e Defesa Social têm cinco dias para informar ao MP-PE se vão acatar os termos da recomendação. Se o fizerem, devem também informar essa medida aos candidatos através do site do concurso e outros meios de comunicação.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que está colaborando com as investigações e determinou que a Delegacia de Crimes contra a Administração Pública apure as denúncias.
Fonte: G1

Nenhum comentário: