terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PMMG - Patrulha com Motocicletas, adrenalina sobre duas rodas.

Dentre as várias modalidades de patrulhamento, a patrulha com motocicletas talvez seja a mais emocionante. A destreza necessária para o atendimento de ocorrências em cima de uma moto ascende a adrenalina a cada aceleração do motor.
Ficar sob o sol (apenas os braços e a cabeça se bronzeiam) é apenas um detalhe, que não desmotiva o motociclista. É impossível ficar à sombra com uma motocicleta. O patrulhamento é um lazer, uma necessidade sobre duas rodas.
Cada abordagem a um suspeito é um desafio, pois a atenção deverá sempre estar voltada para a nossa forma de atuação, ou seja, não há espaço para erros. A habilidade é fundamental para quem trabalha com motos. Numa abordagem, a rapidez e o equilíbrio garantem o sucesso da atuação policial.
Logicamente, todo maré-prepe que se preze não resiste a rastrear motoqueiros em atitude suspeita ou autores de crime. O nível de atenção ganha uma cor diferente, que não consta na doutrina de técnica policial; temos que ter atenção de coruja e tirocínio de gavião.
Prender em flagrante delito nos causa uma sensação de caçadores de vampiros; os criminosos são os sanguessugas de nossa sociedade. Eles sugam principalmente a paz. A diferença com os vampiros é que os criminosos atuam também durante o dia.
Devido à rapidez da motocicleta, muitos criminosos a utilizam em suas ações delituosas. É mais fácil evadir ou se esconder da polícia com uma moto. Por isso, a maré-prepe é tão importante quanto a viatura, talvez até mais eficiente na captura de criminosos que atuam sobre duas rodas.
Desejos a todos os maré-prepes muito filtro solar e cuidado nos cruzamentos e nas retas. Enfim, acelerem com moderação.

Diego Magalhães é soldado da PMMG, lotado no 33º BPM

Nenhum comentário: