quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quase dois mil detentos não voltam para presídios de SP após saída temporária

Valor corresponde a 8,51% dos que receberam o benefício no fim do ano. Eles são considerados foragidos da Justiça.

Balanço da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo aponta que 1.985 dos 23.331 detentos que receberam o benefício da saída temporária de fim de ano antes do Natal não voltaram para as prisões até o fim do prazo de apresentação, às 18h de segunda-feira (4).

O valor equivale a 8,51% do total, e é maior que o registrado em 2009, quando 7% dos presos não retornaram às prisões. Quem não retornou passa a ser considerado foragido, e se for recapturado, volta a cumprir a pena em regime fechado.

Há três anos, o Congresso Nacional aprovou uma lei que alterou o sistema de concessão de benefícios para os presos. Desde 2007, não importa o crime: se tiver bom comportamento e cumprir um sexto da pena, o preso pode ser liberado durante as saúdas temporárias.

Na região de Bauru, a 329 km de São Paulo cinco crimes cometidos nos últimos dias foram pelos detentos que não voltaram para os presídios. Em um dos casos, um homem foi preso em flagrante por suspeita de estuprar uma adolescente de 15 anos.

Ele já respondia por estupro e atentado violento ao pudor, e só foi preso porque funcionários de uma ferrovia viram a menina ser agredida na linha de trem e chamaram a polícia.
Fonte: G1


Nenhum comentário: