terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Justiça ordena retorno de 83 presos do semiaberto a presídio em MS

Por ordem judicial, 300 presos estavam cumprindo pena em casa. Governo conseguiu que parte deles voltasse à prisão.

Depois de liberar mais de 300 presos para cumprir pena em casa, a Justiça de Mato Grosso do Sul determinou o retorno de 83 dos presos considerado os mais perigosos.

Uma jovem, de 23 anos, passou mais de dez horas de terror. Ela foi violentada pelo ex-marido, que tinha acabado de sair da prisão. “Começou a me agredir, me jogou na cama, bateu minha cabeça na parede, começou a me enforcar", afirmou a mulher.

O agressor, de 24 anos, foi preso horas depois de cometer o estupro. Ele é um dos 141 detentos do presídio de Dois Irmãos do Buriti, que foram libertados pela Justiça há dez dias por falta de vagas em unidades de regime semiaberto.
Segundo a Polícia Civil, além dele, outros sete detentos foram presos cometendo crimes logo depois de serem soltos.

O governo do estado recorreu da decisão e conseguiu uma vitória parcial. A Justiça determinou que os presos mais perigosos, como aqueles que foram condenados por homicídio, estupro e latrocínio, retornem ao regime semiaberto por um período de 90 dias.

A partir desta segunda-feira, 83 presos têm dez dias para se apresentar no semiaberto urbano de Campo Grande. Quinze deles já fizeram isso: foram levados para o presídio de Dois Irmãos do Buriti, a pouco mais de 100 quilômetros de Campo Grande. O detento que não comparecer no prazo estipulado pela Justiça será considerado foragido. Para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o problema será resolvido com o tempo.

“Em março, nós estaremos, então, já inaugurando um presídio semiaberto em Campo Grande, que vai ter plenas condições de abrigar todos os internos desse tipo de regime”, declarou o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini.
Fonte: G1

Nenhum comentário: