quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Segurança Pública - Tarso Genro: "o sistema de segurança pública no país está falido"

Ministro deixará o governo no próximo dia 10 para concorrer ao governo do Estado

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta quarta-feira que o aumento da criminalidade em regiões como o estado de São Paulo é uma consequência da falência do sistema de segurança pública em todo o país. Tarso esteve em São Bernardo onde inaugurou uma unidade do Territórios da Paz e comentou os dados divulgados recentemente pela administração paulista.

- Os índices de violência que têm aqui em São Paulo são índices que têm em todos os Estados, em todo o País -, declarou, após anunciar investimentos do governo federal no valor de R$ 5 milhões para o programa, que envolve mobilização de vários órgãos públicos para combater a violência.

- Não é em São Paulo que a segurança pública está problemática. É o sistema todo de segurança pública no País que está falido e tem de mudar.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, houve um aumento de 39% no número de sequestros no estado, 14% no de latrocínios e 3% no de homicídios de 2008 para 2009.

O ministro ressaltou, no entanto, a "boa vontade" do governo estadual em atuar em regime de colaboração entre a União e o município, particularmente depois da posse do atual secretário de Segurança Pública, o procurador de Justiça Antonio Ferreira Pinto, que estava presente ao evento representando o governador José Serra (PSDB).

- O trabalho é realmente complexo e demorado e os efeitos de implementação dos programas ocorrem de médio a longo prazo -, afirmou o ministro.

Tarso deverá deixar o Ministério no dia 10 de fevereiro, dando lugar ao seu secretário-executivo Luiz Paulo Barreto. O ministro será candidato pelo PT ao governo do Rio Grande Sul. Hoje, durante a cerimônia, ele não quis confirmar Barreto como novo ministro, mas não desmentiu a informação e fez uma série de elogios ao secretário.

- Luiz Paulo Barreto corresponde plenamente ao trabalho que estou fazendo no Ministério da Justiça -, afirmou.

AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário: