sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PMESP - Batalhão de elite da PM tem novo comandante

4º Batalhão de Policiamento de Choque reúne três unidades especializadas da Polícia Militar - o Comando de Operações Especiais (COE), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Canil


Tenente-coronel Antônio Marin assume o comando do batalhão

O 4º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), que centraliza unidades de elite da Polícia Militar - o Comando de Operações Especiais (COE), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Canil - está sob novo comando. A partir de agora, estará à frente do batalhão o tenente-coronel Antônio Marin, que assumiu o cargo na manhã desta quinta-feira (04).

As unidades do 4º BPChq são especializadas em operações especiais, onde se destaca o regaste de reféns, ocorrências com bombas, patrulhamento em locais de alto risco e salvamentos de pessoas desaparecidas em matas.

O tenente-coronel Flávio Jari Depieri, que atua desde 2001 na Tropa de Choque da PM e comandava o 4º BPChq, foi quem passou o posto ao coronel Marin. O novo comandante do batalhão ingressou na Polícia Militar em 29 de janeiro de 1979.

Após se formar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), Marin atuou nas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), no Gabinete do Comandante Geral, no 3º BPChq, no Centro de Seleção, Alistamento e Estudos de Pessoal da PM (CSAEP) e, por fim, no 4º BPChq, onde agora é comandante.

O 4º Batalhão de Policiamento de Choque

Criado a partir do desmembramento do 3º BPChq, em novembro de 2008, dentro de um programa de reestruturação da Polícia Militar, o 4º BPChq conta com um efetivo de 397 policiais, divididos entre o COE, Gate e Canil. Deste total de profissionais, 31 são policiais femininas. A mais antiga unidade do batalhão é o Canil, com 59 anos - o COE tem 39 anos de existência, e o Gate surgiu há 21 anos.

A unidade dispõe de 49 viaturas, sendo que em 2009 recebeu quatro viaturas usadas da Corregedoria da PM - destinadas ao Canil - e uma nova viatura ao comandante do batalhão. Hoje, o Canil da PM conta também com 82 cães farejadores e de patrulhamento.

Atividades e números

Ao 4º BPChq são atribuídas missões de contra-guerrilha urbana e rural, patrulhamento em locais de alto risco como favelas, resgate de reféns, ocorrências que envolvam explosivos, salvamento de pessoas perdidas na mata, localização de drogas, entre outras funções. A unidade ainda apoia operações de controle de rebeliões e faz a segurança em eventos de grande porte. Além disso, promove cursos de especialização em suas áreas de atuação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional.

Em 2009, os policiais militares do 4º BPChq atenderam 17 ocorrências com explosivos e 17 com simulacro, nove ocorrências com reféns, realizaram 19 buscas de pessoas perdidas em matas, recapturaram 21 foragidos da Justiça e impediram um suicídio.

Atuações de destaque

O Canil - responsável por executar policiamento ostensivo com cães, apoiar operações de controle de distúrbios civis e em estabelecimentos prisionais, atuar com cães farejadores no combate ao narcotráfico e na localização de explosivos e pessoas - teve diversas atuações de destaque no ano de 2009.

Dentre essas ocorrências de sucesso, destaca-se a localização de grande quantidade de drogas durante a Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste), deflagrada em setembro do ano passado, no Jardim São Camilo, em Jundiaí, distante 60 quilômetros da Capital. Com o auxílio de 14 cães farejadores do Canil da PM, foi possível localizar 79 tijolos de maconha - pesando aproximadamente 100 quilos -, cinco quilos de cocaína e 1,2 mil pinos com a mesma droga, além de mil pedras de crack.

Nesta mesma operação, o COE estourou um laboratório de refino de drogas em uma favela e apreendeu quatro radiotransmissores, seis balanças de precisão, 13 tabletes de maconha, 287 invólucros de maconha, 930 pinos de maconha, 100 munições calibre .45, 17 munições de carabina calibre 12, 46 munições calibre .40, um silenciador, R$ 3.350 em dinheiro e duas cadernetas de contabilidade do tráfico.

A atuação de destaque mais recente dos policiais do COE foi realizada no último dia 26, e resultou em uma refinaria de drogas estourada e dois traficantes presos na favela Dique Sambaiatuba, em São Vicente - distante 74 quilômetros da Capital. Com a dupla foram apreendidos 12 quilos de cocaína e 50 quilos de uma substância para batizar a droga.

Dentre as ocorrências atendidas pelos policiais do Gate em 2009, vale ressaltar um caso de sequestro e cárcere privado ocorrido na rua Raimunda Franklin de Melo, no Parque Santo Antonio, zona sul da Capital. Na ocasião, um ajudante, de 25 anos, invadiu um estabelecimento comercial e manteve o proprietário refém. O Gate foi acionado e, durante a madrugada, após longa negociação, realizou uma operação tática e conseguiu libertar a vítima sem ferimentos. Para isso, os PMs realizaram um disparo não letal, com aplicação de choque, que mobilizou o acusado.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário: