terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mato Grosso do Sul - Mais de 300 presos do regime semiaberto são soltos

No Mato Grosso do Sul, o estado não tem como garantir o regime semiaberto a 300 presos que vão, então, ficar em liberdade.

Os presos foram transportados em um ônibus escolar e sob forte esquema de segurança. No fórum de Dois Irmãos do Buriti, a 100 quilômetros de Campo Grande, receberam a notícia de que a partir de agora vão cumprir pena em casa.

“Achei melhor a gente ir para casa pagar em liberdade. Lá a gente estava trancado mesmo. Não é um semiaberto”, afirmou um preso.

Trezentos e sete presos que estavam cumprindo pena no regime semiaberto foram transferidos para a penitenciária de Dois Irmãos do Buriti que funciona em regime fechado. A Defensoria Pública solicitou que os presos fossem transferidos para outras unidades para que o direito do detento fosse respeitado.

“Que seja observado o direito dele de trabalhar, porque isso é pré-requisito do regime semiaberto, e a grande massa carcerária do presídio de Dois Irmãos do Buriti estava ociosa”, declarou a defensora pública Elizabeth Fátima Costa.

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul tentou adiar a transferência dos presos. Pediu um prazo de 90 dias para resolver a situação, mas o Tribunal de Justiça rejeitou o pedido e, nesta segunda-feira, os detentos começaram a ser liberados.

Em nota, o governo do estado de Mato Grosso do Sul irá cumprir os alvarás de soltura e pretende recorrer no Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: g1


Nenhum comentário: