sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Rio de Janeiro - MP investiga recompensa por assassinos de sargento

RIO - O Ministério Público do Rio vai apurar a responsabilidade pelo cartaz do Clube de Cabos e Soldados da Polícia Militar, que oferece recompensa de R$ 5 mil para quem entregar "vivos ou mortos" os assassinos do sargento Wilson Alexandre de Carvalho, de 41 anos, executado a tiros por traficantes no Estácio, na zona norte, no domingo.

"É um fato grave e vamos apurar a eventual prática de delito", disse o subprocurador geral de Justiça de Direitos Humanos do MP, Leonardo de Souza Chaves. De acordo com Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, que condenou o cartaz, o autor pode ser responsabilizado intelectualmente pelo crime, caso alguém mate os assassinos e exija a recompensa.

"A oferta deveria ser de recompensa por informações e não pelo criminoso vivo ou morto ao estilo faroeste", reprovou o deputado estadual Alessandro Molon (PT), integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

O autor do cartaz, o presidente do clube, Jorge Lobão, defendeu a iniciativa e disse que pretende espalhar os anúncios pela cidade. "Nunca fui com tanta regularidade a enterros de policiais como agora. O cartaz é uma reação contundente, mas é claro que não quero matar ninguém. Até gostaria, mas não tenho autoridade para isso."

Ele também criticou o Serviço de Inteligência da PM por ter deixado os policiais alvos do ataque em uma patrulha parada perto do Morro da Mineira três dias depois de o chefe do tráfico local, Anderson Eduardo Timóteo, o Derson, morrer em confronto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O sargento foi morto com um tiro na cabeça no bairro da Cidade Nova, próximo dos acessos ao morro. Imagens de câmeras de vigilância mostram um carro emparelhando com a viatura e os criminosos atirando. O parceiro de patrulha de Carvalho, o soldado Davi de Almeida Wanzler, escapou, mesmo baleado nas pernas, abdômen e ombro direito.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) criticou o Ministério Público. "O MP deveria investigar o soldo dos policiais que recebem abaixo do salário mínimo. Os promotores deveriam colocar uma farda para patrulhar as ruas do Rio e sentir os riscos que correm os policiais. O únicos elemento de riscos aos promotores são os ácaros dos carpetes de suas salas." Ele acrescentou que pagará mais "R$ 1 mil do próprio bolso para quem entregar os assassinos".
Fonte: Folha

Nenhum comentário: