quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bahia - Confusão: Secretário de Segurança diz que custódia de presos continuará a ser feita por policiais civis

O Secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes, afirmou nesta quinta-feira (28) que a custódia dos presos detidos nas delegacias baianas continuará a ser feita pelos policiais civis do estado. Segundo César Nunes, não há possibilidade de transferência para presídios, já que as unidades de detenção estão com lotação máxima.

“A custódia de presos continuará a ser feita pelas delegacias, dentro do que prevê a lei. O que nós queremos é bom senso, pois todos sabemos que é impossível transferir todos esses presos para as penitenciárias. Não temos vagas. Entendemos a posição dos policiais, todos sabemos das atuais condições das delegacias”, afirmou o secretário.

César Nunes também disse que não cabe aos policiais a decisão de entregar a custódia dos presos. “A autoridade policial, o delegado, é quem comanda as delegacias. Ele é quem encaminha os presos ao presídio, e isso não acontecerá porque os delegados sabem de suas obrigações”, declarou.

De acordo com o secretário, os presos serão encaminhados apenas quando surgirem vagas para o sistema carcerário. “Vamos manter esses presos nas delegacias e a medida que surgirem vagas eles serão entregues à Secretaria de Justiça.

O secretário César Nunes também ameaçou punir os policiais que aderirem à entrega de custódia dos presos. “Aqueles que descumprirem o determinado serão acionados judicialmente”, afirmou Nunes.

Apesar das declarações do secretário, o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) realiza nesta quinta-feira manifestações em diversas delegacias de Salvador. Esta manhã, os sindicalistas visitaram o Complexo policial dos Barris. Segundo eles, a partir de hoje está proibida a visita de presos e a entrega de alimentos que não sejam da própria unidade. Os acusados presos em flagrante serão encaminhados para os presídios, com exceção da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar).
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: