domingo, 24 de janeiro de 2010

800 Delegados são investigados pela polícia de SP

1ª PARTE (Blog do Imbroglione)
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo deste domingo (24) promete dar muita dor de cabeça para a Polícia Civil de São Paulo. O jornal, que já chegou a algumas bancas da Capital, publica extensa reportagem na qual revela que um entre quatro delegados é investigado. Nomes importantes, intocáveis em gestões anteriores, são citados na matéria como exemplo. São 22 delegados. Dava para formar dois times de futebol para jogar uma peladinha no Presídio da Polícia Civil. Se bem que alguns que estão ali só jogam golfe, já que futebol é esporte de pobre.

A reportagem traz ainda informação de que até na corregedoria havia esquema de pagamento de propina para acabar ou retardar investigações contra policiais. Há quem diga que um delegado sósia de um comediante norte-americano teria pago meio milhão para acabar com investigação que havia pedido a quebra do silgilo bancário dele. Este escapou da lista da Folha.

Certa vez um delegado da PF de Brasília me revelou que um policial civil preso por eles por ter extorquido ladrão do Banco Central de Fortaleza foi levado à Corregedoria para depor. Este policial havia caído no grampo e o corregedor nem perguntou no depoimento qual número de telefone ele usava no dia. Na mesma investigação da PF, outros 50 policiais de São Paulo foram flagrados em conversas telefônicas nas quais ficaram registradas as negociatas, sequestros, extorsões e acertos com os ladrões do Banco Central. Estes outros casos estão no Ministério Público.

A matéria é interessante por ajudar a revelar a hipocrisia que reina na política de segurança pública de São Paulo. Isto é o resultado da politização da Polícia que deveria ser um órgão técnico, gerenciado por profissionais e não por apadrinhados políticos que devem favore$$$ para quem os indicou para a cadeira.

Revela também o resultado de anos de descaso com os profissionais, da incompetência administrativa do governo (e nem dá para culpar outros, já que estão há mais de 10 anos comandando o estado), dos maus salários pagos aos policiais, da falta de estrutura, da falta de perspectiva na carreira, da falta de transparência nas promoções e nomeações de cargos, na política de segurança cosmética voltada para mascarar na mídia o grave problema de insegurança que inquieta a sociedade, e inumeros outros motivos que gastariam páginas e páginas deste blog e de outros dedicados a este tema.
2ª Parte (Folha Online)

Cerca de 800 dos 3.313 delegados de SP (24%) são investigados hoje pela Corregedoria da Polícia Civil numa das maiores tentativas de depuração dos 104 anos da corporação, informa reportagem assinada por André Caramante e publicada na Folha deste domingo (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

São procedimentos abertos pelas mais variadas suspeitas (extorsão, enriquecimento, violência, prevaricação, mau uso de dinheiro público etc.) e que atingem nomes dos mais importantes da Polícia Civil, que tem 33 mil integrantes.

As investigações se intensificaram em 2009, quando o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, vinculou a Corregedoria diretamente ao seu gabinete. O secretário também afastou 418 policiais da própria corregedoria e de órgãos como Deic e Denarc.

Em alguns casos, as investigações foram baseadas no conteúdo de escutas telefônicas.

Clique aqui e ouça trechos das gravações.
Fonte: Blog do Imbroglione e Folha Online

Um comentário:

Anônimo disse...

QUEM SERÁ QUE ENCOMENDOU ESSA MATÉRIA CONTRA OS DELEGADOS ?

já por conta da manifestação do dia 26 ??