sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Espírito Santo - Governo do Estado e EDP Escelsa firmam convênio para uso de bicicletas elétricas pela PM

Em iniciativa inédita em todo o Brasil, o Governo do Estado e a empresa EDP Escelsa firmam um convênio para uso de bicicletas elétricas por policiais militares, aumentando a eficácia do policiamento ostensivo e utilizando “energia limpa” nas ações de segurança pública.

O evento de entrega dos 45 veículos foi realizado na manhã desta sexta-feira (29), na Praia de Camburi, em Vitória. O vice-governador Ricardo Ferraço, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Rodney Rocha Miranda, e o comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), coronel Oberacy Emmerich Júnior, participaram da solenidade.

"Esta nossa experiência, num momento histórico de atenção ao meio ambiente, em que todos buscam alternativas criativas e eficazes para a preservação do nosso planeta, é um importante passo em direção a um futuro melhor para todos, principalmente em relação à redução da emissão de gases poluidores", Ricardo Ferraço.

A ferramenta, que vai implementar mais uma das modalidades de policiamento adotadas pela Corporação, será distribuída em pontos de atuação das Rondas Comunitárias, nas áreas de atuação do 1º, 4º, 6º, 7º e 10º Batalhões da PMES, sediados em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari, respectivamente. Em cada ponto, pelo menos duas bicicletas elétricas serão entregues, em substituição às motos utilizadas nestas áreas.

"O governo do Estado, em parceria com a EDP Escelsa, adquiriu as novas bicicletas, no intuito de dar melhores condições de trabalho aos policiais, preservar o meio ambiente e garantir um serviço mais eficaz à população. É uma iniciativa experimental que, dando certo, pode ser ampliada”, enfatizou Rodney Miranda.

De acordo com o comandante geral da PMES, além de contribuir para a utilização de fontes de energias limpas e renováveis, a novidade irá implementar a atuação dos militares na área de abrangência dos cinco batalhões citados.

“Somada às demais modalidades de policiamento, a bicicleta elétrica vem para contribuir de forma positiva e dinâmica com as ações preventivas de policiamento. Além das bicicletas convencionais, que hoje já fazem parte da realidade de atuação da PM nesses pontos das Rondas Comunitárias, as bikes elétricas ampliam a capacidade do monitoramento e da atenção que estes policiais precisam ter para prevenir e atender a população local”, enfatizou o coronel Emmerich.

A distribuição atenderá à realidade de cada município, sendo assim programado:

- 1º BPM: nos pontos de Camburi, na Praça Costa Pereira, Reta da Penha e Goiabeiras;

- 4º Batalhão nos pontos da Glória e Avenida Antônio Gil Velozo

- 6º BPM nos pontos de Jacaraípe, em Laranjeiras e na Avenida Central;

- 7º BPM, na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande;

- 10º BPM, em Guarapari.


Recarga

Ao longo da área patrulhada pelas bicicletas elétricas, foram instalados pontos de recarga para garantir a eficiência da utilização do veículo. Em Vitória, são três: um em Camburi, um na Praia do Canto e outro próximo ao Clube dos Oficiais da Polícia Militar, em Jardim da Penha.

Já nos municípios de Vila Velha, Serra e Guarapari são seis pontos distribuídos nas unidades das Rondas Comunitárias, totalizando dois pontos de recarga em cada uma das cidades.

As bicicletas elétricas seguem os critérios de proteção ao meio ambiente. Por serem movidas a bateria – com duração média de seis horas – não emitem nenhum tipo de poluente e possibilitam que o militar, durante o patrulhamento, atinja a velocidade de 40 quilômetros por hora.
Fonte: Governo/ES

Nenhum comentário: