domingo, 24 de janeiro de 2010

Sergipe - PM emprega 17 câmeras para monitorar o Pré-cajú 2010

Apesar de não estarem num reality show, os milhares de foliões que se divertem no Pré-Caju Verão 2010 têm sido monitorados por 17 câmeras de vídeo cuidadosamente empregadas pela Polícia Militar do Estado de Sergipe nos 4,5 quilômetros da prévia carnavalesca. Os aparelhos estão instalados em pontos estratégicos do evento e fazem parte do arsenal de equipamentos utilizados pela PM para prevenir a ocorrência de possíveis delitos na área da folia até o domingo, 24, último dia da festa.

Das 17 câmeras instaladas no circuito, oito são conhecidas como domining e têm um zoom que pode alcançar até um quilômetro de distância, além de uma tecnologia que permite que elas dêem um giro de 360º sobre o próprio eixo, o que possibilita o aumento da área de visualização e, por conseqüência, a percepção de situações muitas vezes nem vistas pelas guarnições que estão nos elevados ou nas patrulhas.

Para que as possibilidades oferecidas pelas câmeras sejam utilizadas até o limite, a PM conta com quatro cabines de observação, onde policiais, previamente orientados por técnicos, se revezam operando os aparelhos e assistindo nos monitores, em tempo real, às imagens geradas da Avenida Beira Mar. Ao que percebem uma movimentação suspeita, ou mesmo, a ocorrência de delitos, de imediato, os militares acionam, via rádio transmissor, a equipe que está mais próxima ao fato, agilizando a resolução do problema.

“As câmeras facilitam a detecção de pessoas que estão causando perturbação na aglomeração”, afirma o coronel Maurício Yunes, comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), que afirmou que as imagens geradas pelos aparelhos estão sendo gravadas e vão ser entregues à Polícia Civil logo após o término do Pré-Caju, para que sejam avaliadas em caso de necessidade.


Fonte: SSP/SE

Nenhum comentário: