terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Blindagem amplia segurança de helicóptero em ambientes hostis

Sistema é removível e representa um custo adicional equivalente a menos de 10% do valor da aeronave, diz chefe da Divisão de Projetos da Helibras

Acrescentando placas removíveis de material resistente a impactos de armas de fogo em pontos estratégicos da aeronave, o sistema de blindagem dos helicópteros Esquilo produzidos pela Helibras em Itajubá (MG) oferece proteção às tripulações e às partes da aeronave consideradas vitais, aumentando sua capacidade de atuação em ambientes hostis. A instalação, que é personalizada em função da necessidade operacional da aeronave, compreende um conjunto modular, cuja blindagem pode envolver desde o piso da cabine até um tanque de combustível autovedante.

Desenvolvido com base na experiência operacional dos helicópteros Esquilos utilizados pelas forças policiais de todo o mundo, o sistema representa um custo adicional equivalente a menos de 10% do valor da aeronave. A blindagem pode ser utilizada de acordo com a operação. O cliente pode optar por instalar todas as partes, ou apenas algumas delas, conforme o grau de ameaça esperada na missão.

Desenvolvidos em conjunto com a Inbrafiltro, empresa especializada em blindagem certificada para fornecimento às forças armadas e polícias civis e militares, os componentes das placas são produzidos com materiais de alta performance, que oferecem propriedades balísticas e altíssima aderência, aprovados pelos mais rígidos institutos europeus e norte-americanos, como o laboratório H.P.White, dos Estados Unidos, e o de Mellrichstadt, da Alemanha.

Segundo o chefe da Divisão de Projetos da Helibras, engenheiro Walter dos Santos Filho, “a instalação das placas blindadas é totalmente modular e removível, e visa adequar a aeronave às operações específicas da área policial ou de defesa”. O engenheiro destaca ainda uma vantagem adicional dos helicópteros da empresa quando submetidos a ambientes hostis: “Nossas aeronaves são produzidas com pás dos rotores de material composto, cujo desempenho balístico é superior ao das pás metálicas. Caso atinjam as pás, os projéteis atravessam o material composto sem provocar trincas, pois a concepção da peça, patenteada pela Eurocopter, impede que a rachadura se propague e a pá se quebre em voo”.

O modelo de aeronave multimissão Esquilo é o mais utilizado pelas forças policiais de todo o mundo. Segundo Mauro Henrique Ayres, gerente de vendas para o mercado parapúblico da Helibras, “atualmente, 330 helicópteros Esquilo, representando mais de 40% do mercado, são empregados pelas polícias de países como os EUA, França e Inglaterra, 160 dos quais nos EUA. A polícia de Los Angeles, na Califórnia, trocou recentemente seus helicópteros Jet Ranger por Esquilos produzidos pela Eurocopter, e a frota da corporação conta hoje com 15 dessas aeronaves”.

No Brasil, cerca de 90 aeronaves Esquilo são operadas por polícias militares e civis e corpos de bombeiros de vários estados, atuando em missões de patrulhamento, resgate de vítimas em acidentes, combate a incêndios, apoio às operações de busca e resgate, e prestando imprescindível apoio às unidades terrestres em ambientes hostis. As polícias militares do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foram pioneiras na utilização do helicóptero como fator inibidor do crime. Hoje, as polícias do Distrito Federal e dos Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina, além da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal operam com aeronaves Esquilo.
Fonte: Defesanet

Nenhum comentário: