quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Militares brasileiros atuam no socorro às vítimas de tremor no Haiti, diz ministério

Em nota, ministro da Defesa ‘expressou solidariedade’ ao povo haitiano. Governo brasileiro se comunica por linhas militares com área atingida.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota para expressar solidariedade ao povo do Haiti, atingido por um forte terremoto na noite desta terça-feira (12). Segundo o Ministério da Defesa, os soldados brasileiros que atuam naquele país estão empenhados em socorrer as vítimas do tremor.

O Brasil participa no momento com 1.266 militares na missão da ONU, dos quais 250 são da engenharia do Exército. "Os militares já tiveram participação relevante no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti", afirma o texto. O governo não confirma a existência de brasileiros em escombros.

O espírito de colaboração já faz parte do cotidiano das tropas brasileiras que participam da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país, mas ponderou que novas necessidades surgirão desta catástrofe"



Segundo o texto, Jobim “reconheceu que o espírito de colaboração já faz parte do cotidiano das tropas brasileiras que participam da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país, mas ponderou que novas necessidades surgirão desta catástrofe”.

Segundo o ministério, o contato do governo brasileiro com a área atingida pelo tremor é realizado a partir de instrumentos de comunicação militar. O Exército utiliza os canais para monitorar as atividades das tropas brasileiras.

Ainda de acordo com o ministério, informações sobre a dimensão dos estragos, possíveis vítimas e a situação dos brasileiros no país só serão divulgadas na manhã desta quarta-feira (13). "Somente nesta quarta-feira haverá condições de se fazer um balanço dos danos. À medida em que novas informações forem recebidas pelo Ministério da Defesa, elas serão tornadas públicas", diz o comunicado.

De acordo com a nota do ministério, o ministro da Defesa foi informado do terremoto pelo Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, "que reportou a ocorrência de danos materiais em algumas instalações usadas por brasileiros".

Lula

Tão logo foi informado da ocorrência do terremoto no Haiti nesta terça, o ministro das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim, entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informá-lo da situação dos brasileiros que vivem no país.



Segundo a assessoria do Itamaraty, Amorim relatou a dificuldade do governo em conseguir informações da área atingida pelo terremoto. Lula se mostrou preocupado com a condição dos brasileiros naquele país, mas não passou orientações a Amorim.

Tremor

Um forte tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Não houve relatos oficiais imediatos de feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. O correspondente da agência Reuters disse, entretanto, que vários prédios em Porto Príncipe desabaram e que há vítimas.

"Tudo começou a tremer e as pessoas começaram a gritar, casas e prédios caíram... está tudo um caos", disse Joseph Guyler Delva. "Vi pessoas soterradas e pessoas mortas", completou.

Segundo relatos de um correspondente da agência Associated Press, um hospital desabou em Petionville e as pessoas ficaram desesperadas nas ruas.

Um repórter de uma rede de TV local disse que vários prédios caíram por conta do tremor, incluindo alguns do governo. Por telefone, ele descreveu a situação como desesperadora. "Tudo está destruído", disse. Segundo a France Presse, um dos prédios destruídos é o palácio presidencial.

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que o tremor é uma "catástrofe de enormes proporções". Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.

No Brasil, os ministérios da Defesa e da Relações Exteriores informaram que até por volta das 21h (horário de Brasília) não haviam conseguido contato com os brasileiros no Haiti. O G1 está tentando contato por telefone com fontes no no Haiti. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, o terremoto danificou toda a rede de telefonia do Haiti.




Fonte: G1

Nenhum comentário: