sábado, 16 de janeiro de 2010

PEC prevê equiparação salarial entre militares das Forças Armadas e policiais do DF

A Câmara dos Deputados está analisando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 352/09) que, se aprovada, vai trazer vantagens aos integrantes das Forças Armadas.

Pelo texto, os militares das Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - devem receber remuneração igual ou superior aos ocupantes de cargos equivalentes nas forças de segurança auxiliares, integradas pelas polícias e bombeiros militares estaduais.

Essa equivalência não se aplica, no entanto, aos soldados e cabos. O autor da proposta, deputado Jair Bolsonaro do PP carioca, é integrante do Exército e acredita que a proposta valoriza a carreira militar nas Forças Armadas.

Ele lembra que a Polícia Militar do Distrito Federal, por exemplo, tem salários muito mais altos que os das Forças Armadas.
Fonte: Rádio Câmara

"Hoje a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal se miram na Polícia Civil, que tem isonomia com a Polícia Federal. E nós somos mais modestos um pouco, miramos na Polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar do DF. É inadmissível você ver que um terceiro-sargento da Polícia Militar de Brasília ganhar mais que um tenente aviador da Aeronáutica. Ou que um capitão do Corpo de Bombeiros de Brasília ganhe mais que um coronel do Exército. Ou que um coronel da PM de Brasília ganhe muito mais que um tenente-brigadeiro do ar da Aeronáutica que tem quase 50 anos de serviço."

A proposta, em análise na Comissão de Constituição e Justiça, recebeu um parecer favorável do relator.

Se a matéria for aprovada na CCJ, será criada uma Comissão Especial para analisar o tema.

Nenhum comentário: