segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Violência no trânsito custa R$ 28 bilhões por ano ao país

Segundo o Ministério da Saúde, trânsito matou 37,5 mil pessoas em 2008. Principal causa de acidentes é a ingestão de álcool pelos motoristas.

O número de mortes no trânsito no Brasil supera a marca de 30 mil, segundo estatísticas oficiais. As cinco principais causas da matança, apontadas por pesquisadores e órgãos públicos, são: álcool, cansaço, desrespeito à sinalização e imprudência, excesso de velocidade e impunidade e falta de fiscalização.

Início da Belém-Brasília, a BR-316, na última sexta-feira (8), final da tarde: este trecho de 20 quilômetros da região metropolitana de Belém é o que mais mata no país, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Nas quatro horas em que o trabalho dos policiais em Belém foi acompanhado, aconteceram dez acidentes. Um dos acidentes teve uma vítima fatal. Sob o lençol, Francisco da Silva, trabalhador a caminho de casa, depois do serviço.

No mínimo quatro pessoas por hora morrem nas estradas, ruas, avenidas do Brasil. São cem por dia. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estima que foram 32.465 mortos em 2008. Já o Ministério da Saúde tem outro número: 37.585.

Mas a conta pode ser bem maior. O especialista fez o cálculo a partir dos casos de mortes em que foi pedido o DPVAT, o seguro obrigatório pago a vítimas de trânsito: “É o que eu chamo de genocídio sobre rodas. São 62 mil mortos, na nossa avaliação, por ano, em acidentes de trânsito no Brasil”, diz Sílvio Médici.
Para ler a matéria completa, clique Aqui.
Fonte: G1

Nenhum comentário: